Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Apostila Inventor 2008, Notas de estudo de Engenharia Mecânica

Apostila básica da autodesck inventor 2008, em portugues

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 11/05/2009

marcos-franca-9
marcos-franca-9 🇧🇷

4

(1)

2 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Apostila Inventor 2008 e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Mecânica, somente na Docsity! Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Autodesk Inventor 1 - O QUE É O Autodesk Inventor O Autodesk Inventor é um software para projetos mecânicos em 3D paramétrico. Com o Autodesk Inventor é possível utilizar todos os dados 2D que a empresa possui, facilitando dessa forma a transição entre o ambiente 2D para o 3D. O Autodesk Inventor é uma ferramenta de projeto de fácil aprendizado, sendo possível conseguir tirar proveito da ferramenta logo no primeiro dia de sua utilização. Com a melhor compatibilidade com o formato DWG do mercado, a tecnologia adaptativa, o desempenho excepcional no nível de grandes conjuntos e o fluxo de trabalho intuitivo, o Autodesk Inventor é a mais promissora tecnologia de projeto para a indústria mecânica desde 1985, sendo criado pela mesma empresa que inventou o projeto em computadores pessoais (AutoCAD). 2 - INTERFACE — AMBIENTE DE TRABALHO O Autodesk Inventor possui uma Interface de trabalho muito simples e lógica, disponibilizando somente as ferramentas necessárias conforme a necessidade e o trabalho que o usuário está desenvolvendo. Quando se cria um modelo, montagem, apresentação ou desenhos somente as ferramentas específicas do ambiente são disponibilizadas. O Panel Bar altera seu contexto conforme a fase do projeto que se está trabalhando. Menu Bar [fit x vw est Hunt lodo Crime repre vncoe vob me E] Eli É Eis JRa ra Standard Bar Bye Goncore E cet. M «— Área Gráfica Por [= E ms Menu Bar Nesta barra encontram-se os menus verticais, onde se encontram alguns comandos comuns para aplicativos Windows (file, Save, Save Copy As, Open, Print, etc). Belo Edit Mew Insert Format Tools Convert applications Mindow Web Help e =[8/ x] Standard Bar Nesta barra encontram-se os comandos mais utilizados durante os projetos e também todos os comandos para visualização. Inventor Standard D-8 EIS 9 |yseket [+ tone = [Zisteteh = (Alipio | www,mapdata.com,br 1 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Panel Bar Nesta barra encontram-se as ferramentas de trabalho. Conforme o ambiente em que se trabalhando, aqui são disponibilizadas somente as ferramentas específicas do ambiente. Ex: Quando se inicia um novo modelo (Part), o Panel Bar contém uma série de comandos de esboço (Sketch). Quando se encerra o esboço (Finish Sketch), o Panel Bar altera automaticamente para as ferramentas de modelamento (features). Deste modo, são apresentadas poucas ícones simultaneamente, conforme as necessidades do usuário, tornando assim a interface do programa de fácil compreensão e acesso. O Pane/ Bar possui dois modos de apresentação: Expert e Aprendizado. O modo de aprendizagem mostra as ferramentas com sua respectiva descrição, enquanto que o modo Expert mostra somente os ícones das ferramentas. Por default (padrão) o Panel Bar é apresentado no modo aprendizagem. Para alternar entre os modos, clique com o mouse na barra azul (Panel Bar) e ligue ou desligue o modo Expert. Caso o Pane/ Bar seja fechado, para abri-lo novamente vá ao Menu Bar VIEW > TOOLBAR e selecione PANEL BAR. EEE 4 REM É! Extrude (E) > ERevove IR] fefhoe 1H ste fp Rb Biot catishita Gp sheep ciishítes Eca Browser Bar Quando um sólido é modelado, nesta barra é mostrada as características adicionadas ao modelo. A estrutura da peça é apresentada graficamente como uma “árvore de modelo”. Ao trabalhar no ambiente de montagem, o Browser exibe a estrutura das peças e sub-montagens contidas na montagem principal. Quando um arquivo é iniciado, o Browser encontra-se praticamente vazio. Caso o Browser Bar seja fechado, para abri-lo novamente vá ao Menu Bar VIEW > TOOLBAR e selecione BROWSER BAR. E Shaver Completeiam [EElFepresentaions Eloran (EB Houtine ComplteLeftsa EB House Complete BijNoR-a-00E:1 Ee EnoR-a- 3081 Enorpart Bssuichal Context Menus Complementando as Barras de Ferramentas, clicando com o botão direito do mouse, são mostrados menus com diferentes ferramentas, conforme o comando em execução. Repeat 20 Sketch [E] Nem sketch elo Nem 3D Sketch Inferimates Dimension Display » Measure + ME Previous View F5 Isometrie View FE Help Topics. www,mapdata.com,br 2 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Procedimento para redimensionar uma Spline. Para redimensionar a Sp/ine o usuário deve selecionar a mesma e em seguida clicar com o botão esquerdo do mouse sobre um ponto mantendo ao mesmo tempo a tecla A4/t pressionada. Mova até a localidade desejada e então finalize a operação. Como Sketch ativa, pode-se ajustar a Sp/ine utilizando algumas ferramentas complementares. 4.2.1 - BOWTIE Deve-se clicar com o botão direito sobre a Sp/ine e em seguida selecionar uma ou mais opções do subgrupo Bowtie para ajustar a geometria selecionada. As opções dentro do subgrupo são: Handle, Curvaturee Flat Handle — Selecionando a opção Handle automaticamente será criada uma linha tangente ao ponto selecionado na Spline. Então será possível ao usuário controlar as curvas da Spline através dos pontos gerados ao longo da linha tangente a Sp/ine que fora criada. Curvature — O usuário deve selecionar a opção Cirvature dentro do subgrupo Bowtie e então será criada uma linha tangente ao ponto, e uma outra linha acompanhando a curva. A partir destas duas linhas o usuário pode controlar tanto o raio como o comprimento do arco da Sp/ine. Para que seja feito este ajuste o usuário pode movimentar manualmente os pontos ou então cotar a distâncias entre eles. Flat — Cria uma linha de ajuste sobre o ponto da Sp/ine. Está linha é criada com curvatura zero (raio infinito da curvatura) www,mapdata.com,br 5 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 4.2.2 - FIT METHOD Deve-se clicar com o botão direito sobre a Sp/ine e em seguida selecionar uma ou mais opções do subgrupo Fit Method para ajustar a geometria selecionada. Opções de Fit Method são: AutoCad, Smooth, e Sweet. AutoCad - Cria uma Spline usando alguns métodos de AutoCad. Smooth — Cria uma Spline continua e mais suave também usando métodos de AutoCad. Swwet- Cria uma Sp/ine com melhor distribuição da curvatura. 4,3 - Circle (O) Cria círculos a partir de um centro e de um raio ou então tangente a três linhas. O comando pode ser usado nos ambientes de 2D Sketch, Montagem (Assembly) e Desenho ( Drawing). (O center Point Circle - Cria um círculo definido a partir de um ponto central e em seguida por um ponto que definirá a distância do raio. O primeiro clique do mouse define o centro do círculo, o segundo clique define a distância do raio do círculo. Será apresentada uma restrição de tangência quando o segundo clique for sobre uma linha, um outro círculo, um arco ou sobre uma elipse. O Tangent Circle — Cria um círculo tangenciando três linhas. O primeiro clique determina o ponto de tangência entre o círculo e a primeira linha. O segundo clique determina a tangência entre o círculo e a segunda linha. O terceiro clique determina a tangência entre o círculo e a terceira linha. O terceiro clique determina também o diâmetro do círculo. 4.4 - Ellipse (E) Cria uma elipse a partir de um centro, um axis maior e um axis menor. O primeiro clique determina o centro do círculo, o segundo clique determina a direção e o comprimento do eixo axis. O terceiro ponto determina o fim da elipse. 4.5-Arc() Use a ferramenta Arc para criar arcos de três maneiras diferentes: três pontos, um centro e dois pontos e tangente a um ponto final. É Three Point Arc - Cria um arco definido por dois pontos e um terceiro ponto no arco. O primeiro clique determina o início do arco, o segundo clique determina o ponto final do arco (comprimento da distância entre os dois pontos) e o terceiro ponto determina a posição do arco e seu raio. 1& Center Point Arc — Cria um arco definido por um ponto central e dois pontos finais. O primeiro clique determina o ponto central do arco, o segundo clique determina o raio e o ponto inicial do arco, o terceiro clique determina a conclusão do arco. www,mapdata.com,br 6 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos “= Tangent Arc - Cria um arco a partir de um ponto final do uma curva existente. O primeiro clique (clique no ponto final da curva existente) determina o ponto final da tangência. O segundo ponto determina o fim do arco tangente. 4.6 - Rectangle (:) Cria retângulos definidos pela distância diagonal das extremidades do retângulo ou por três pontos. 15 Two Point Rectangle - Cria um retângulo a partir de dois pontos, esses dois pontos controlam a distância diagonal das extremidades do retângulo. O posicionamento do retângulo é dado a partir da posição do eixo de coordenadas. Ponto 2 Distância diagonal entre as + extremidades. ” Ponto 1 “2 Three Point Rectangle — Cria um retângulo definindo o comprimento e a altura a parir de três pontos. O primeiro e o segunda clique determinam o comprimento e o posicionamento do retângulo. O terceiro clique determina a altura do retângulo. O posicionamento do retângulo não depende da posição do eixo de coordenadas. Ponto? Ponto 1 Ponto 3 4,7- Fillet (1) Este comando executa o arredondamento de vértices, inserindo um arco com raio especificado durante a execução do comando. O arco é inserido na intersecção de duas linhas. O arco do Filet é tangente as duas linhas selecionadas. Selecionando o botão Egua/ o usuário determina que o raio seja igual para todos os arredondamentos de vértices a serem criados. EI As Z.000mm r a 4.8 - Chamfer (”) Este comando executa a criação de chanfros na intersecção de duas linhas ou entre duas linhas não paralelas. O chanfro pode ser especificado como distâncias iguais, duas distâncias desiguais, ou uma distância e um ângulo. Múltiplos chanfros podem ser criados em um único comando. O tipo e o dimensionamento dos chanfros podem ser especificados individualmente. www,mapdata.com,br 7 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Lo Geometria e Linha de Espelhamento Geometria, Linha de Espelhamento e Objeto Espelhado Para criação do espelhamento, o usuário deve primeiro selecionar a geometria a ser espelhada e em seguida a linha que controlará a distância e posicionamento do objeto criado. RR MH bz | mirror line Select — Selecione a geometria a ser espelhada. Mirror Line — Selecione a linha que controlará a distância e o posicionamento do objeto criado. 4,12 - Rectangular Pattern (é5) Este comando cria cópias de objetos, de forma linear, ou seja, as cópias são criadas em relação a uma linha que determina o posicionamento das cópias. O PODOO Abaixo segue a descrição da caixa de diálogo do comando: aba Direction 1 Direction JE of Dom d dc A Geometry — Selecione a geometria a ser copiada. Direction 1 Composto de ferramentas que determinam a direção, o número de cópias e a distância entre as cópias. »] Direcition — Selecione a geometria que define a primeira direção para as cópias. E Hip Direction — Determina para qual lado as cópias serão feitas. * Count — Determina o número de cópias a serem feitas incluindo a geometria selecionada. 2 Spacing - Determina a distância entre os objetos copiados. Esta distância pode ser dada por uma equação paramétrica. www,mapdata.com,br 10 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Direction 2 Composto de ferramentas que determinam a direção, o número de cópias e a distância entre as cópias. »] Direcition — Selecione a geometria que define a segunda direção para as cópias. Lai Hip Direction — Determina para qual lado as cópias serão feitas. “”. Count — Determina o número de cópias a serem feitas incluindo a geometria selecionada. 2 Spacing - Determina a distância entre os objetos copiados. Esta distância pode ser dada por uma equação paramétrica. À; | suppress IF associativa O Fitted Supress — Suprime cópias em casos que a supressão não será linear. As cópias suprimidas apresentam o tipo de linha como Dashed (tracejado). Associative — Desabilite esta opção para quebrar a associação da geometria original com as cópias. Fazendo assim, quando a geometria base for alterada as derivadas não sejam alteradas automaticamente. Fitted — Habilitando esta opção o usuário faz com que os objetos a serem copiados e a geometria a ser copiada sejam divididos dentro da distância determinada no campo Spacing. 4,13 - Circular Pattern (**) Este comando cria cópias de objetos em relação a um eixo Axis, fazendo assim com que as cópias apresentam posicionamento circular. O Abaixo segue a descrição da caixa de diálogo do comando: EEN el [E cenas [2] sf He=a Be] 2 Geometry — Selecione a geometria a ser copiada. Axis — Selecione o eixo Axis no qual as cópias serão criadas. =? Count - Determine o número de cópias a serem executadas. “> Spacing - Determine em que ângulo as cópias serão criadas. À | suppress 7 Associative Jo Fitted Supress — Suprime cópias em casos que a supressão não será linear. As cópias suprimidas apresentam o tipo de linha como Zashed (tracejado). Associative — Desabilite esta opção para quebrar a associação da geometria original com as cópias. Fazendo assim, quando a geometria base for alterada as derivadas não sejam alteradas automaticamente. Fitted — Habilitando esta opção o usuário faz com que os objetos a serem copiados e a geometria a ser copiada sejam divididos dentro da distância determinada no campo Spacing. www,mapdata.com,br 11 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 4,14 - Offset (E) Este comando cria uma cópia de um objeto com uma distância em relação a ele. Clicando com o botão direito do mouse com o comando Offset ativo. O usuário tem as seguintes opções: Loop Selecte Constrain Offset. Loop Select - Como padrão a opção vem habilitada fazendo com automaticamente seja selecionada toda a geometria. Caso o usuário queira selecionar objetos individuais, ele deve desabilitar está opção e em seguida selecionar os objetos individualmente. Constrain Offset - Quando o usuário desabilita a opção Constrain Offset ao gerar o Offet o mesmo é gerado sem restrições. 4,15 - Place Feature (É) Abre a janela para inserir componentes de Biblioteca. 4,16 - General Dimension (11) O comando General Dimension adiciona dimensões a Sketch. Essas dimensões controlam o tamanho da peça. As dimensões podem ser expressas como constantes numéricas, como variáveis em uma equação ou como parâmetros. Para acessar alguns dos tipos de dimensão clique com o botão direito do mouse durante a criação da mesma. Utilizando o comando General Dimension, o usuário pode colocar os seguintes tipos de dimensões: Dimensão linear a partir de um elemento. ea qu Dimensão linear entre dois elementos. aqu Dimensão alinhada entre dois elementos. 1.75 www,mapdata.com,br 12 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 4.21 — Smooth (G2) (t) Utilize este comando para aplicar uma condição contínua de curvatura (G2). Geralmente a restrição é aplicada de uma linha ou um Arco a uma Spline. x 4.22 - Coincident (*-) Utilize este comando para aplicar a restrição de coincidente entre dois pontos ou entre um ponto e uma curva. Se a restrição for aplicada entre os centros dos círculos, arcos ou elipses, o resultado é igual a quando aplicamos a restrição Concentric. 4.23 - Concentric (O) Este comando faz com que dois arcos, círculos ou elipses tenham o mesmo ponto central. O resultado é semelhante a restrição Coincident quando aplicada a dois centros de círculos. 4.24 - Colinear (%) Este comando é utilizado para alinhar duas linhas. do www,mapdata.com,br 15 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 4.27 - Equal (=) Este comando é utilizado para redimensionar arcos e círculos com um mesmo raio ou linhas com o mesmo comprimento. k 4.25 - Horizontal (=) Este comando é utilizado para alinhar linhas ou pares de pontos deixando-os paralelos ao eixo X do sistema de coordenadas do Sketch. 4.26 - Vertical (11) Este comando é utilizado para alinhar linhas ou pares de pontos deixando-os paralelos ao eixo Y do sistema de coordenadas do Sketch. 4,28 - Fix (2) Este comando é utilizado para fixar pontos e curves em uma posição determinada no sistema de coordenadas do Sketch. Se o usuário movimentar ou rotacionar o eixo de coordenadas do Sketch, os pontos ou curvas fixos serão movimentados também. E o www,mapdata.com,br 16 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 4.29 - Symmetric (1H) Este comando faz com que arcos e linhas se tornem alinhados simetricamente em relação a uma linha selecionada. Restrições de simetria são adicionadas a geometria selecionada. É 4.30 - Show Constraints (Ei Utilize este comando para que visualizar as restrições aplicadas a linhas e arcos selecionados. Utilizando o comando também se pode remover alguma restrição desnecessária clicando com o botão direito do mouse sobre a restrição apresentada e em seguida clicando na opção Delete. 4.31 - Extend () Utilize o comando £xtend para estende curvas quando for necessário fechar uma geometria aberta ou para utilizar a extensão da linha como referência. Li 4.32- Trim (*) Utilize este comando para apagar linhas desnecessárias e também para limpar sobras de linhas que podem ter sido geradas durante a criação da geometria. www,mapdata.com,br 17 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Select — Selecione as geometrias que serão rotacionadas. Por Default esta opção está selecionada. Center Point — Selecione um ponto na geometria, este ponto será o ponto de referencia para do objeto. Angle — Digite um valor para rotação da geometria. Copy - Habilite esta opção para que seja feita uma cópia da geometria e em seguida a rotação desta cópia. Precise Imput - Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Copy. 4.38 — Stretch (Li) Utilize este comando para prolongar geometrias selecionadas no 2D Sketch. EE [E o Select be | ms Base Point E] [ Precise Input ED Select — Selecione as geometrias que serão prolongadas. Por Default esta opção está selecionada. Base Point - Selecione um ponto na geometria, este será o ponto de referencia para a operação. Precise Imput - Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Stretch. 4.39 - Project Geometry (5) Utilize este comando para criar uma geometria de referência projetando a geometria do modelo (arestas e vértices), estes são projetados no Sketch ativo. A geometria de referência pode ser usada para restringir outra geometria do Sketch ou usadas diretamente como um perfil ou caminho. 4.40 - Project Cut Edges (=) Utilize este comando para criar uma geometria de referência projetando a geometria (Adaptada à forma do Modelo), utilize como ferramenta um work plane. A geometria de referência pode ser usada para restringir outra geometria do Sketch ou usadas diretamente como um perfil ou caminho. Pe de fo www,mapdata.com,br 20 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 4.41 - Parameters (4) Quando o usuário adiciona uma dimensão ou uma medida ao modelo, o valor dessas operações é estabelecido como parâmetros para o modelo. O usuário pode usar os parâmetros em equações para gerar novos parâmetros ou definir nomes para estes parâmetros e utilizá-los pelo nome. MODEL PARAMETERS Mostra os nomes e valores dos parâmetros automaticamente criados durante o processo de modelamento. Quando é inserida uma dimensão ou uma feature ao modelo, os parâmetros são nomeados. Parameter Name - É o campo que mostra o nome do parâmetro. Para alterar o nome padrão de um parâmetro para um nome descritivo do mesmo, clique sobre este e digite o novo nome. Quando o usuário atualiza o modelo, todos os parâmetros dependentes são atualizados em relação ao novo nome. Units — É o campo que mostra a unidade de medida que foi utilizada para criação do parâmetro. Equation - É o campo que mostra a equação que gera o valor do parâmetro. Se o parâmetro é um valor normal, o valor é mostrado, arredondado para a precisão definida nas opções do modelo. Para alterar a equação, clique sobre a equação existente e entre com a nova equação. Nominal Value - É o campo que mostra o valor real da equação. Tolerance - É o campo que controla a tolerância aplicada ao parâmetro. Selecione Upper, Nominale Lower. Model Value — É o campo que mostra o tamanho atual calculado do parâmetro. Export Parameters Check Box — Adiciona os parâmetros nas propriedades customizadas do modelo. As propriedades customizadas podem ser adicionadas às Parts Lists e nas relações de materiais. Habilite a opção para adicionar o parâmetro. Comment - É o campo onde pode ser inserido um comentário sobre o parâmetro. Para adicionar um comentário clique no campo e em seguida digite o comentário. USER PARAMETERS É o campo aonde são criados os parametros pelo usuário. Para adicionar um parametro o usuário deve clicar no botão Add e adicionar a nova linha, e então preencher os valores para o novo parâmetro. Parameter Name - É o campo onde é mostrado o nome do parâmetro. Clique no campo e digite o nome. Units — É o campo onde é mostrada a medida utilizada para o parâmetro. Para determinar a unidade, clique sobre o campo e selecione o tipo de unidade. Equation - É o campo onde é gerado o valor do parâmetro. Clique no campo e entre com o valor da equação para o parâmetro. Value — É o campo onde é mostrado o valor real da equação. Export Parameters Check Box — Adiciona o parâmetro nas propriedades customizadas para o modelo. As propriedades customizadas podem ser adicionadas nas Parts List e nas relações de materiais. Habilite a opção para adicionar o parâmetro para as propriedades customizadas. Comment — E o campo onde pode ser inserido um comentário sobre o parâmetro. Para adicionar um comentário, clique sobre o campo e entre com o comentário. www,mapdata.com,br 21 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos DISPLAY ONLY PARAMETERS USED IN EQUATIONS Quando a opção é habilitada faz com que sejam mostrados apenas parâmetros definidos por equações ou usados em equações definidas. ADD Adiciona uma nova linha no campo do User Parameters onde o usuário cria um novo parâmetro. LINK O usuário consegue criar um /ink entre uma planilha e a definição de parâmetros. Quando o usuário faz o link de uma planilha, uma tabela mostra os parâmetros. O usuário não consegue alterar esta tabela através do comando Parameters, o usuário só consegue alterar a planilha utilizando o software Microsoft Excel. RESET TOLERANCE Quando essa opção é utilizada o usuário faz com que sejam padronizadas as tolerâncias para todos os parâmetros. O usuário deve selecionar uma das opções entre: Nominal, Uppere Lower. 4.42 - AutoCAD Insert File (3!) Utilize este comando para inserir desenhos(.dwg) na área de criação da Sketch, podendo em seguida dimensionar e alterar o mesmo. Procedimento para inserção de .DWG Clique sobre o comando Insert AutoCAD File, em seguida será aberta a tela do Open. Selecione um .dwg e então clique no botão abrir. Na tela que será aberta determine os objetos a serem inseridos ou então mantenha a opção 4// habilitada. Com a opção A// habilitada automaticamente o software carregará todo o .dwg. O usuário define também quais Layers deseja inserir no Sketch. O usuário pode determinar também o tipo de unidade que o desenho (.dwg) será inserido Ao término destas definições o usuário deve clicar em Concluir. Com opção E E E smtp EP Gta sr gate coro E] Cord == www,mapdata.com,br 22 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos = Font Size - Define a altura do texto em unidades da folha (polegadas ou milímetros). Entre com altura ou clique na seta e selecione uma altura da lista. = Style - Define o estilo. Clique nos botões que definem os tipos negrito, Itálico, ou sublinhado para aplicar o estilo ao texto. = Symbol - Insere um símbolo no texto no ponto de inserção indicado. Clique na seta e selecione o símbolo desejado na paleta. Em desenhos, os símbolos disponíveis são determinados pelo Drafting Standard ativo. = Zoom - Zoom in ou out nos textos e símbolos no Edit Box. Clique na seta que aponta para cima para Zoomin e na seta que aponta para baixo para Zoom Out Aja] Alinhamento da caixa de texto: Alinhe caixas de texto em um Drawing Sheet ou em um Drawing Sketch. Você pode alinhar a caixa de texto verticalmente ou horizontalmente. Como acessar - Selecione as caixas de texto que deseja alinhar, clique com o botão direito do mouse sobre uma das caixas de texto, e então selecione Align no menu. EE = = aligment—————— Vertical, [24/23] | Offset as Horizontal HE 3 pr Alignment - Especifica o tipo de alinhamento. = Vertical - Ninha as extremidades das caixas de texto selecionadas verticalmente. Clique nos ícones para selecionar alinhamento com a extremidade esquerda ou direita. A extremidade da primeira caixa de texto selecionada determina a posição de alinhamento do grupo. Horizontal - Alinha as extremidades das caixas de texto selecionadas horizontalmente. Clique nos ícones para selecionar alinhamento com a extremidade do topo ou fundo. A extremidade da primeira caixa de texto selecionada determina a posição de alinhamento do grupo. = Offset - Especifica a distância entre caixas de texto alinhadas. Entre com a distância desejada. 4.44 - Insert Image (E) Esta ferramenta é utilizada para adicionar imagens no Sketch. Em seguida utilize as ferramentas de Feature, Decale Emboss para terminar a utilização da imagem inserida. 7 www,mapdata.com,br 25 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 4,45 - Edit Coordinate System (*) Utilize o comando Edit Coordinate System no Sketch para alinhar o eixo de coordenadas do Sketch. O alinhamento é feito por arestas ou vértices de um sólido. As setas indicam a direção dos eixos Xe Y. O Sketch pode ter um eixo de coordenadas diferente do eixo de coordenadas padrão (que é indicado por um símbolo localizado no canto esquerdo inferior da tela de modelamento). L. Eixo de coordenadas padrão. Eixo de coordenadas alterado. 4.46 - Import Points (*) Utilize o comando Jmport Points para inserir pontos de uma planilha do Microsoft Excel, em uma sketch 2D, sketch 3D ou Drawing Sketch. É necessário colocar restrições e (ou) dimensões para travar os pontos utilizados. Nota: O Software não atualiza valores alterados na planilha do Microsoft Excel. A ] B ] x 90 2300625 43,77002144 100 265625 45 B9978449 102921075 47 46665432 12031875 490882235 130,3453125 50 57646516 140, 371075 5194069434 150 3084375) 5320017219 160425 54, 36460038 170 4515625) 65 42442969 180, 476125. 56 39910668 190 FOMGB75 | 57 27526643 20053125 58,07462209 210 6578125 5879517298 220 504375) 59 43910922 [eles[=foJonfe[eo]o = E==BEs a 5 - FEATURES 5.1 — Extrude (O!) Cria uma Feature de extrusão adicionando altura a um perfil 2D (Sketch). Em montagens, extrusões são utilizadas para criar cortes através dos componentes. A forma geométrica é controlada pela forma da Sketch, altura e ângulo de extrusão. Shao Je | BJ] Profile. [5 fe] Output é) 19mm o! lo SINE Bl o Canal E itchishape www,mapdata.com,br 26 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Selecione uma região RM a ser extrudado. Se existirem múltiplos perfis e nenhum estiver selecionado, k clique no botão Profile * | e selecione o perfil ou região a ser extrudada. Perfil simples ou Região Seleciona automaticamente um perfil ou uma região. Selecione a aresta e arraste para definir a distância e direção de extrusão a partir do Sketch Plane. Múltiplos perfis ou Regiões Selecione e destaque regiões a serem extrudadas. Utilize a opção Select Other para especificar perfis próximos. Para remover regiões da seleção, pressione a tecla CTRL ou SHIFT simultaneamente com o clique SEE Perfis com contornos exteriores e interiores Selecione múltiplos perfis definindo contornos internos e extemos. & sé Perfis abertos Selecione um perfil aberto e estenda até a próxima face. Opção não disponível em montagens. Output Determina se a entidade a ser criada será um modelo sólido ou uma superfície. Dlsota - Cria uma feature de sólido a partir de um perfil aberto ou fechado. Perfis aberto não são permitidos para seleção em feature base. Bloco — Cria uma superfície a partir de um perfil aberto ou fechado. Superfícies podem ser usadas como superfícies de construção, podendo ser utilizadas como limites de formas sólidas ou como ferramenta de corte em modelos sólidos. Opção não disponível em conjuntos. www,mapdata.com,br 27 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 5.2 - Revolve (3) Esta ferramenta é utilizada para criar um sólido de revolucão a partir de um perfil ao redor de um eixo. O eixo e o perfil devem estar no mesmo plano. u 157 =. « a em « Bis ma a es a Dag Para utilizar esta ferramenta, desenhe um perfil ou uma região fechada no formato desejado. Clique na ferramenta Revolve fi. Se houver só um perfil na sketch, esse será selecionado automaticamente. Se houver mais de um perfil, clique em BJ Prefie | e então selecione o perfil ou região que será usado para fazer a revolução. Use somente os perfis que ainda não foram usados e que estejam fechados. . a = . . : ms = Clique em »] “S e então selecione um eixo, será ao redor deste que o perfil ou região fará a revolução. Infer iMates - A opção deve ser selecionada para se colocar automaticamente um iMate em uma borda circular. Output Determina se a entidade a ser criada será um modelo sólido ou uma superfície. Blsotid- Cria uma feature de sólido a partir de um perfil aberto ou fechado. Perfis aberto não são permitidos para seleção em feature base. Blsunace- Cria uma superfície a partir de um perfilo aberto ou fechado. Superfícies podem ser usadas como superfícies de construção, podendo ser utilizadas como limites de formas sólidas ou como ferramenta de corte em modelos sólidos. Opção não disponível em conjuntos. Operation As opções Join, Cut, Intersect indicam como será feita a revolução, em modo de junção, extração ou intersecção com outra feature. Na Feature base apenas o comando Join estará disponível. Bloin - adiciona volume ao sólido. Bley- remove volume de um sólido. Blintersect - Cria um sólido com o volume em comum entre o modelo existente e a extrusão do perfil criado. O volume não incluso na intersecção será eliminado. Não disponível em montagens. Extents Angle - permite definir um ângulo para a revolução. Ps Ep Bj To & E www,mapdata.com,br 30 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos To Next — permite realizar a operação até o próximo sólido. Elizaherapo "e ra To — permite realizar a operação até um sólido, superfície ou Work Plane desejado, em função de um eixo e geometria escolhidos. a mr a 2 RE E irrunsouton ER o ra x Conce Fron — To permite realizar a operação apartir de incio e fim definidos pelo usuário, sendo que o início não necessariamente precisa ser onde inicia-se a geometria. al ab E RI Bm ro ox | come Full - indica que a revolução será completa 360º. io — E tape Entente Elnesherape [21 Re rm Match Shape Selecione o tipo de propagação de forma: Match Contour ou Match Shape. Esta opção está disponível somente no ambiente Part quando um perfil aberto for selecionado. Match Shape ou Match Countour - Quando a opção Match Shape estiver habilitada, uma Feature de revolução tipo “preenchimento” será criada. O final do perfil aberto será estendido até o eixo de revolução (se possível). www,mapdata.com,br 31 Autodesk Inventor Descrição de Comandos BA (ED NM )) =. , so AS AA Vista lateral Vista Isométrica Comando aplicado Match Shape ou Match Countour - Quando a opção Match Shape estiver desabilitada, o perfit aberto será fechado estendendo até o encontro na primeira face. Ns Vista lateral Vista Isométrica Comando aplicado 5.3 - Hole (E) Esta ferramenta é utilizada para criar uma Feature de furo podendo ser simples, com rebaixo, escareado, roscado ou cônico. Par fifmmsen 6) eye [mm] cmol ck ck al From Sketch - Requer um centro que geralmente é representado pelo + Point, Hole Center , centro de circulos ou ponto final de uma geometria já existente, quando se utiliza a opção from Sketch nesse caso utilizamos o botão Centers RJ] a para selecionar o centro desejado. Linear — Quando esta opção é selecionada o usuário deve selecionar primeiramente a face onde a furação será criada. Em seguida o usuário deve selecionar duas arestas, ao selecionar a primeira aresta com a opção Reference 1, automaticamente é aberta a caixa de diálogo do comando Genera/ Dimension e então o usuário deve determinar a distância do centro do furo até a aresta selecionada e após a seleção da segunda aresta utilizando a opção Reference 2, o processo de dimensionamento é o mesmo. www,mapdata.com,br 32 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Drill Point . ms E) > Determina se o final do furo será em ângulo ou plano. mm E | é mm Em [Eemods em DI émm fem Hole Types un Simple Hole — Quando for necessário um furo simples o usuário deve habilitar esta opção. Opção Simple Hole Ligada E Tapped Hole - Para fazer furos roscados deve-se habilitar a opção Tapped Hole para acessar o quadro de classificação da rosca. E r E De | cms | cm | E oe: O o E 2 di pro = Pouco & le E E] Opções para definição da rosca www,mapdata.com,br 35 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Thread Type Permite definir a norma da rosca Thread Type ANS Unified Screw Threads - Size Define o diâmetro nominal da rosca Sizs 0.125 (45) r Class Define a classe da rosca class ze , Designation Define o passo da rosca Designation 55-40 NC z Diameter Define em que diâmetro será feito a rosca Diameter inor FA Minor: diâmetro menor. Pitch: define um diâmetro imaginário que passa através do ponto médio do filete da rosca. Major. diâmetro maior. Direction Define a direção da rosca. Direction 4º Right Hand O Left Hand Right Hand direita. Left Hand esquerda. Full Depth Determina se a rosca será em toda a profundidade do furo. [Full Depth Full Depth Desligado Full Depth Ligado | W Clearence Hole — Com esta opção habilitada o usuário cria furos e alojamentos para parafusos segundo normas. www,mapdata.com,br 36 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos a Tr Planet (75 rom tech Ee mm De festes c7 VIP : WI] | pm r cy Pe pm r vrtone terpatem cu el) fu » | fome Tm] of cu cã or Ee BI ok Cancol Fere Tester arte ri UnFed cem Tired E Promise E] Fostener Tipo. Flat read Ma ie Sure (62) E fFithoadmadirascenso) DJ sue E = ses E = mr Pei | Opção Clearence Ligada Opções para definição do alojamento Standard Permite definir a norma do alojamento. Standard Ansi Metric M Profile E Fastener Type Permite definir o tipo de parafuso para criação do alojamento. Fastener Type Flat Head Machine Serem E Size Permite definir a medida da rosca, para que o alojamento seja criado em relação a esta medida. Size mz r Fit Permite a seleção do alojamento para que este tenha a tolerância mínima (Close), tolerância normal (Normal) ou tolerância máxima (Loose). Fit Normal N E Tapped Thread Hole — Com esta opção habilitada o usuário cria uma rosca cônica segundo normas. www,mapdata.com,br 37 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Allow approximation: quando não existe uma solução precisa, aplica-se um desvio ao valor de espessura especificado ao se processar a feature “Shell”. Uma solução precisa cria uma feature “Shell” onde cada ponto na superfície original possui um ponto correspondente na nova superfície (Shell). - Mean: o valor do desvio é aplicado meio a meio no valor da espessura. - Never too thin: preserva a espessura mínima. O valor do desvio fica cima do valor da espessura. - Never too thick: preserva a espessura máxima. O valor do desvio fica abaixo do valor da espessura. Optimized: calcula o valor de tolerância a ser usado, optimizando o tempo de processamento. Specify tolerance: utiliza um valor de tolerância especificado. Um tempo considerado de processamento pode ser necessário. Habilite a opção e especifique um valor para a tolerância. 5.5 - Rib (&) Esta feature cria nervuras, tanto de perfis abertos como de perfis fechados. o a [Shape Thickness. | Extents: [sete | DI [Rb Deforn || RE [ options [Taper FP Extend Profile 0 » Dl (DA Ferramenta de seleção do perfil a ser utilizado. Thickness Neste campo deve-se entrar com um valor numérico que defina a espessura da nervura. Thickness PI Direction Controla a direção da nervura. Pare o cursor em cima do perfil e determine se a nervura se estende paralelo ou perpendicular à geometria da Sketch. te prectom www,mapdata.com,br 40 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Flip Permite definir para que lado será aplicada a espessura da nervura ou divide a espessura igualmente para ambos os lados. ejepa Extend Profile Define se o perfil se limita a Sketch ou se estende até a próxima face da peça. [7 Extend Profile Extend desligado Extend ligado Extents Por default, o perfil se estende até a intersecção de uma face. Desmarque esta opção para evitar essa situação. BI [5 To Next - define que a nervura se estenderá até a próxima face. BA |B] Finite - determina a distância que a nervura vai se estender. Nesta situação deve-se definir a altura e a espessura do reforço. Taper Neste campo defini-se o valor de um ângulo para a nervura. Esse ângulo deve ser normal ao plano de “Sketch”, om ——— o b www,mapdata.com,br 41 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 5.6 - Loft (51) A ferramenta Loft é utilizada para unir duas ou mais Sketches. Os perfis podem ser criados em Sketches 2D ou 3D. Para criar uma feature de Loft deve-se selecionar dois ou mais perfis de Sketches diferentes, as Sketches devem ser feitas em planos diferentes. O formato da feature pode ser controlado por rails, que são nada mais que Sketches criadas para definir o caminho de ligação entre um perfil e outro (as linhas criadas devem estar ligadas às outras Sketches), e por point mapping, pontos que controlam a forma e evitam deformações. a Caves | condtions | Transtion| T sections ] Tras l Cleto add « by Cleto add Pg Reg [Output — [Operation TF closed Loop. [5 6] le 8) 8) 1 meçetergetras Curves Sections São selecionadas as Sketches para a utilização do comando. Para o comando, podem ser selecionados apenas 2D e/ou 3D sketches fechados e contornos de uma face de algum modelo também fechado. E Rails - São curvas que vão de um perfil fechado a outro, são usadas para controlar a forma da Feature. Estas curvas podem ser abertas ou fechadas em Sketches 2D ou 3D, e também arestas contínuas de um sólido. Todas as curvas devem ser contínuas e concordantes, sem mudanças bruscas de direção. Sections Rails NS Pegl Centerline: é um tipo de “Rail” (caminho) onde as secções de “Loft” são normalmente amarradas, apresentando um comportamento similar a de um caminho de “Sweep”. Essa opção mantém uma maior consistência na transição entre as secções transversais e as secções de “Loft”. Se diferencia da “Rail” por não ser necessário sua intersecção entre as secções e por somente uma poder ser selecionada. Ps Área Graph: Esta opção permite a criação de diferentes seções em função de uma linha central e pontos especificados ao longo dela, de acordo com a necessidade da operação. As dimensões da seção são expostas para redefinições. Center line | - Linha central necessária. [eos - Setagem de pontos opcionais. www,mapdata.com,br 42 Autodesk Inventor Descrição de Comandos Weight = Médio Weight = Alto Transition ala oncltare. Trarati | [cm se: ] [Itiap Point | Postar ] E 7 stat asacoo cihtoada | Shah aescoo certo amem [7 Automebe Mapoing Os mapping points, rails e os vários vértices das Sketches definem como os segmentos de uma Sketch se ligam aos da Sketch seguinte. Quando a opção está inativa, é listado um conjunto de pontos. E possível adicionar ou remover grupos de pontos com a finalidade de melhorar a ligação entre as diferentes Sketches. &4 S Automatic Mapping ligado Automatic Mapping desligado 5.7 - Sweep (2) Permite a extrusão de um perfil através de um caminho. O sólido é gerado pelo movimento de um determinado perfil ao longo de um caminho. bro —— al bee [>> fr | | oimir € ty, oh EE tn ma RP Giz fer Sale Seactem, Dl [7 w | ce Clique no botão PofelR. e selecione um ou mais perfis. Podem ser perfis interiores, que não se cruzem. Exceto para criação de formas em modo de superfície, os perfis devem ser fechados. Clique no botão Path R e selecione o caminho. O perfil permanece normal ao caminho em todos os pontos. www,mapdata.com,br 45 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Output Determina se a entidade a ser criada será um modelo sólido ou uma superfície. Elsotia- Cria uma feature de sólido a partir de um perfil fechado. Elsurice - Cria uma superfície a partir de um perfil aberto ou fechado. Superfícies podem ser usadas como superfícies de construção, podendo ser utilizadas como limites de formas sólidas ou como ferramenta de corte em modelos sólidos. Operation Determina se a extrusão será de junção (Join), subtração (Cut) ou intersecção (Intersect) com outra Feature. Na Feature base está disponível somente a opção Join (Junção). Éb| pin - Adiciona volume ao sólido. Cut - Remove volume do sólido. Bilintersect- Cria um sólido com o volume em comum entre a feature a ser criada e o modelo existente. O volume não incluído na intersecção será eliminado. FP Ontimizo for Single Selection depois da seleção do perfil, habilita cursor automaticamente para o próximo passo. (selecionar o caminho “Path”. Type Orientation e by pah € Ny Paralal Taper pd Path H Path — mantém o perfil do “Sweep” constante em todo caminho (Path). My Parallel - mantém o perfil do “Sweep” paralelo ao perfil original. Taper Indique o valor de um ângulo para a Feature. Este valor pode ser positivo, negativo ou neutro (zero). Teper rd Path & Guide Rail www,mapdata.com,br 46 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Cria um “Sweep”. “Guide Rail” controla a escala e a deformação do perfil. Ph cuido pai Guide Rail - selecione a linha de referência à ser usada no controle da escala da deformação do perfil do “Sweep”. Profile Scaling — especifica como a escala da secção de “Sweep” se encontra com a “Guide Rail”. Elis X &Y —aplica uma escala ao perfil do “Sweep” nas direções X e Y. 55 * x aplica uma escala ao perfil do “Sweep” na direção X. E. None yone - mantém constante a forma e o tamanho do perfil em todo “Sweep”. Com essa opção a “Rail” (caminho) controla apenas a deformação do perfil. A, o Path & Guide Surface Cria um “Sweep” usando um caminnho (Guide Rail) e uma superfície (Guide Surface) como referência. EE Guide Surface - selecione uma superfície como referência para o controle da deformação do perfil sobre o caminho. Opção Guide Surface desligada Opção Guide Surface ligada 5.8-Coil(E) Este comando permite criar uma feature hélice (molas e perfis de roscas). el Coishape | coiso | Goi Ends | Shape [k prio E ao fis] a E Bl www,mapdata.com,br 47 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos a] Select Direction - esta opção permite que você escolha a direção em que a rosca seguirá. Esta opção só será disponibilizada quando a opção full Length estiver inativa. offset nm Offset - indica a distância da face de referência do início da rosca. Esta opção só será disponibilizada quando a opção ful/ Length estiver inativa. Length dr | Length - indica o comprimento da rosca a partir de uma face referência. Esta opção só será disponibilizada quando a opção ful/ Length estiver inativa. Specification Permite determinar a norma, tamanho, classe, passo e sentido da rosca. a Location Specification | Thread Type Jonsimemicmerte DJ Ses Designetion class E Righthand E | (7 Lefthand B| «x Cancel Apoly ThreadType ENS tri Preto EI Tpread Type - Permite selecionar o tipo de rosca a ser aplicada. são E E Size - Indica o Diâmetro Nominal da rosca. (M6, MB, etc.) Designation sx [E] Designation - Indica o Passo da rosca. chss E =] class - Indica a Classe da rosca. SE Riohe hand £ tefthend | - Indica o sentido da rosca, direita ou esquerda. www,mapdata.com,br 50 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 5.10 - Fillet (É) Permite definir raios de concordância em uma ou mais arestas. Possibilita a criação de raios constantes, raios variáveis, raios de canto e múltiplos raios numa simples operação. e al [3 68 conter | 69 rate | É sedads| z [Ee Tese E rerea pum 3 CL ad Daio curdo Constant dges Fillets Clique no botão BR e selecione as arestas que serão arredondadas. Para adicionar um grupo de arestas, com valor de raio diferente, clique em Click to add. Para tirar a seleção de uma aresta já selecionada, clique sobre a mesma mantendo o botão Ctrl pressionado. Clicando duas vezes sobre o valor do campo Radius, o mesmo pode ser alterado para o valor desejado. Select Mode As formas de seleção definidas em Se/ect mode permitem aperfeiçoar o processo de seleção. fé Edas Foge - Seleciona ou remove arestas simples. fE Loop Loop - Seleciona ou remove arestas de um contorno de uma determinada face. fé Feature feature - Seleciona ou remove todas as arestas de uma feature selecionada. AD AD Select Edge Select Loop Select Feature Selection Type Fe alFilets 47 filets - Seleciona ou remove da seleção todas as arestas côncavas do modelo (adicionando material). fe aliRounds 4y Rounds - Seleciona ou remove da seleção todas as arestas convexas do modelo (removendo material). Variable Define parâmetros para a execução de raios variáveis. www,mapdata.com,br 51 Autodesk Inventor let e [5 ÉP Constant | É variable | É setbacks | a 5, Descrição de Comandos Select mode € Edge À iseected 2mm Clickto add Loop € Feature TO aliets TT AlRounds Defina o grupo de arestas onde serão aplicados os arredondamentos. Clique no botão We selecione as arestas que serão arredondadas. Para selecionar uma aresta sem selecionar as arestas adjacentes, clique em e habilite a opção Automatic Edge Chain. Para remover a seleção de arestas já selecionadas, clique sobre as mesmas mantendo a tecla Ctr/ pressionado. Point Permite selecionar os pontos de início e de fim ou os pontos intermediários da(s) aresta(s) para definição dos raios intermediários. Radius Atribui um raio ao ponto selecionado. Para alterar o valor do raio, clique no ponto selecionado. Position Especifica a posição do ponto selecionado. Para alterar a posição do ponto, selecione-o na lista e digite um valor entre O e 1, como porcentagem do comprimento total da aresta. Smooth Radius Transition Define o modo de transição utilizado em raios variáveis. Habilite a opção para gerar um raio com uma transição suave; desabilite a opção para criar um raio com uma transição linear. A AL Do Ds a - Do a Dos. Smooth Radius Transition ligado Smooth Radius Transition desligado Setbacks E a [O const [69 varie | 69 sendo ey 9) Pisa em O cClickto ade TO alfilets TT AlRounds www,mapdata.com,br 52 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Side Face Set 1/Side Facce Set 2 - indica as faces entre as quais o “Fillet” sera executado. Center Face Set — indica a face de transição do “Filet”, essa face será “substituida” por um raio. Include Tangent Face - permite que o “Filet” seja executado também nas faces tangentes às selecionadas. Optimize for Single Selection - habilita cursor automaticamente para o próximo passo 5.11 Chamfer (2) Este comando adiciona uma feature de chanfro em uma ou mais arestas selecionadas. EIS a dd Ds. 4 >. 4 E Distance: N de Edges fem E EM Distance - define um chanfro com a mesma distância em ambas as faces. Selecione uma ou mais arestas ou um conjunto de arestas. F Distance and Angle - define um chanfro por uma distância e um ângulo. A distância é medida a partir da aresta, sobre a face selecionada. O ângulo é medido em relação a face selecionada. FF Two Distances - define um chanfro em uma aresta, por indicação de duas distâncias sobre as duas faces adjacentes. www,mapdata.com,br 55 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos [h css Edges - clique em Edges para selecionar as arestas. ho ÉS pace - utilizado para chanfros definidos por distância e ângulo, clique em face para selecionar a face que será afetada. 2 Flip - inverte a direção do chanfro. Setback Se as arestas se intersectam num ponto, a aparência da zona de intersecção pode ser controlada. ISetback - Os chanfros intersectam-se numa face plana. No Setback - Os chanfros formam um ponto na intersecção como se as arestas fossem fresadas. Edge Chain Controla a propagação do chanfro às arestas adjacentes. E chain J Dly tangentially connected edges - propaga o chanfro às arestas adjacentes. Ding Edge - não propaga o chanfro às arestas adjacentes. Modelo sem chanfro Al tangentially connected edges Single Edge www,mapdata.com,br 56 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 5.12 — Move Face (3) CRE a [E racs Direction &: Distance e | 8] precson Distance e] ok Cancel apply k Faces - seleciona as faces as serem movidas. Direction and distance Especifica como as faces selecionadas serão movidas. Direction & Distance Direction & Distance DEI Direction B] Plane Distance En | be | Points Direction and distance Planar move SP Direction and distance - move a as faces na distância e direção selecionadas. Direction — define a aresta ou “Work Axis” que será usado como referência. Distance — define a distância de deslocamento. Eaznar move —move as faces entre os pontos selecionados em relação a um plano. Pane -define o plano de deslocamento das faces. Point — define os pontos, inicial e final para especificar o deslocamento das faces. 5.12 - Face Draft (É) Cria um ângulo de inclinação à faces de um modelo, permitindo a criação de ângulos de saída ou simplesmente a inclinação de uma face. O ângulo de inclinação é feito a partir de uma aresta fixa ou aresta tangente. Quando a ferramenta é utilizada, a relação entre a face de referência e aresta fixa determina o resultado da operação. Face Draft [d db | pulpiecton preiiánoE, Zsdg pain RB OK Cancel www,mapdata.com,br 57 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 5.14 — Bend Part (?) Este comando permite fazer Bend (curvatura) em sólidos, atravês de parâmetros definidos pelo usuário, raio, ângulo e comprimento de arco, em função de uma linha de referência criada em um 2D Sketch. EE sr s E ta) ses sa fsmm e] Radus 48] precten [soda 75] ênde Bl FP Bend Minimum cancl Bend; Line - Linha de referência (Apartir de um 2D Sketch) necessária para operação. Radius + Angle — Permite a criação de um Bend Partatravés de valores para raio e ângulo. Radius + Arc Length - Permite a criação de um Bend Part através de valores para raio e comprimento de arco. Arc Length + Angle — Permite a criação de um Bend Part através de valores para o comprimento de arco e ângulo. Clique em 13] ou em E! para definir o lado da operação, e em EBÍS para que o Bend Part seje dividido igualmente para dois lados em função da linha de referência. E dhecton . alterna a direção do Bend' Part para cima ou para baixo. E Habilite esta opção para tentar fazer um Bend Part possível, mediante não realização da operação com os parâmetros definidos. 5.18 — Thicken/ Offset (3) Esta Feature permite adicionar ou remover material de faces selecionadas de sólidos. Também possibilita criar Surfaces com Ofíseta partir de faces de sólidos e até mesmo de outras Surfaces. = Tiienfcóiet [more | [Emo fora E qui Disiance Thicken/Offset [ao ct colect- Clique para selecionar a(s) face(s) que serão editadas. www,mapdata.com,br 60 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Face - Se utilizar a opção face com um sólido ou uma Surface, selecionará as faces individualmente. Quilt - A opção Quiltsó pode ser utilizada com Surfaces. Seleciona todas as faces da Surface, gerando uma Surface ou um sólido com Offset. Diante 2 2) Distance - define o valor do Ofiset 5 8] Output - define se será criado uma Surface ou um sólido. EEE ala [Thicken/Offset aid Thickenfoffset More | Thictenfoffset More | FP Automatic Face Chain TE | putometi face Chai E Create Vertical Surjaces F7 Create Vertical Surfaces FP alo Aipproximetion TP Alo Approximation sam x Mean. z fé Optimize fé Optimized € Specify Tokerance ( Speciy Tolerance 100% 10,0% B| ok Cancel BI ok Cancel Pr Automatic Face Chain Automatic Face Chain - utilizado para selecionar múltiplas faces contínuas tangentes. Automatic Face Chain desabilitado Automatic Face Chain habilitado 1º Create vertical sufaces Croafe Vertical Surfaces - esta opção só pode ser utilizada para Ofiget de Surfaces. Cria faces verticais ou "laterais" que conectam as faces da Surface gerada com as faces da Surface original. Só são criadas Surfaces verticais a extremidades de superfície internas, não a extremidades de limite de superfícies. Surfaces verticais não podem unir um Ofet de uma Surface à um sólido. Create Vertical Surfaces desabilitado Create Vertical Surfaces habilitado www,mapdata.com,br 61 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Allow approximation — quando não existe uma solução precisa, aplica-se um desvio ao valor da distância especificada ao se processar a feature. Uma solução precisa cria uma feature, onde cada ponto da superfície original possui um ponto correspondente na nova superfície. - Mean -valor do desvio é aplicado meio a meio no valor da distância. - Never too thin - preserva a distancia mínima. O valor do desvio fica cima do valor especificado. - Never too Thick - preserva a distância máxima. O valor do desvio fica abaixo do valor especificado. Optimized — usa um valor de tolerância médio de maneira à optimizar o tempo de processamento. Specihy tolerance - usa um valor de tolerância especificado. Nesse caso um tempo considerável para processamento é requerido. 5.17 - Replace Face (13) Este comando permite substituir uma ou mais faces por outra. A peça tem que estar interseccionando por completo a nova face. E [k Exstnoraces & dy |tiem Faces P TT automatic Face Chain a] Dk Cancel Existing Faces — Seleciona uma face simples, um conjunto de faces adjacentes ou até mesmo um conjunto de faces não-adjacentes a serem substituídas. New Faces - Seleciona uma Surface ou Quilt para substituir as faces existentes. Automatic Face Chain — Automaticamente seleciona todas as faces que possuem continuidade por tangência com a face selecionada. Para selecionar faces individuais, deixe esta opção desmarcada. Too EN +] po no dm Modelo antes do Replace Face Modelo após o Replace Face 5.36 — Sculp (8!) Cria um sólido ou retira material de um já existente, usando superfícies que definem uma nova região a partir de suas intersecções. x E) [E cores | Bl DK, Cancel >> www,mapdata.com,br 62 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Superfície Aberta Boundary Patch criado a partir de arestas 5.37 — Trim Surface (É) Corta superficies removendo a área selecionada. (semelhante ao comando “Split” Ela | Cutting Tool | Ok Cancel EE] Cutting Tool - seleciona a geometria a ser usada como ferramenta de corte. E Remove - define as áreas a serem removidas. E Es Invert selection — inverte a área que será removida. 5.38 — Extend Surface (E) aqui Estende superfícies em uma ou mias direções, com um valor determinado ou até um plano indicado. Er Exterts—— by | Edoes loistace Tr] [o Edge Chain 10mm + B| ok Cones | >>] Edges - define as arestas da superfície a ser estendida. Edges Chain — inclui automaticamente as faces tangentes as arestas selecionadas. Extents — define o método para estender a superfície. Distance — estende a superfície até o valor definido. To — estetende a superfície até a face de referência. (a face de um sólido ou um work plane) www,mapdata.com,br 65 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos «< More Edge Extension — define o método a ser usado na extensão das arestas adjacentes. Edge Extension É Extend Stretch Extend -— faz a estensão da supefície seguindo linhas tangentes à superfície selecionada como orientação. Stretch — faz a estensão da superfície “traçando” para “orientação” uma linha perpendicular à superfície. Extend aplicado Stretch aplicado 5.16 — Stitch Surface ([E)) Este comando permite costurar (unir) superfícies paramétricas, transformando-as em uma única ( Qui/). [Stitch fz] [E sucos E] co Stitch no ambiente Part Neste ambiente, superfícies paramétricas podem ser costuradas transformando-as em uma única superficie (Quill). Será criada uma Feature no Browser que poderá ser editada quando necessário. T | ria ED Paiospt ED cartoiet org origin m Doria de E rusionstr É Estrusionsrti Dcnsionsrte É Estrusinsrtz E Erwonkelmer El virkPlaner Sm Estr EB Delete Facol É) Delete Faces sore Bseitz E Delete Facez É) pelete Facez isois EBsons E stichsutaer O Endct part Denio prt Browser antes do Stitch Superfície costurada Browser após o Stitch Stitch no ambiente Construction Neste ambiente, superfícies importadas de outros softwares podem ser costuradas, transformando-as em uma única superfície ( Qui/), pode-se também fazer uma análise para verificar o fechamento das superfícies. www,mapdata.com,br 66 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos O resultado do Stitch é uma superfície não paramétrica. Quando superfícies individuais são modificadas, elas podem ser analisadas antes de serem juntadas, formando uma Quit. Após a utilização do comando Stitch (costuradas), as Quilts (superfícies) podem ser analisadas para identificação das arestas que não foram costuradas. Após utilizar o comando Stitch e analisar as superfícies, superfícies podem ser promovidas (comando Promote) para o ambiente Part. Para um melhor resultado no modelamento, superfícies importadas devem ser analisadas e costuradas antes de serem promovidas ao ambiente Part. ais = tt Aahe | RES [uz mm [o] JF stomdos condtems tisederte Es Fipe Remeinine re ges FF show nes cenpent EE nar Tanger: EE ES [Ei Stitch [ro Select Surfaces — Permite selecionar superfícies individualmente ou todas as superfícies. Maximum Tolerance — determina um valor máximo de tolerância entre as arestas livres. Maximum Tolerance 0,254mm Find Remaning Free Edges — mostra os pares de arestas livres remanescentes do “Stitch” e a abertura máxima entre elas. Fird Remaring Fres Edges tdge 1 2 Analyze Permite analisar a continuidade e as folgas entre as superfícies. Arestas Pretas - poderão ser costuras unindo as superfícies adjacentes. Arestas Vermelhas - não podem ser costuradas (existe uma folga entre as arestas das superfícies). Arestas Magenta - indica que existe alguma descontinuidade entre as superfícies adjacentes. Estas arestas podem causar falhas em features subsequentes, por exemplo, no comando Shell. Uma mensagem na barra de status indica o progresso da análise. Processo para transformar superfícies importadas em um modelo sólido Inventor: Arquivo Iges gerado no Rhinoceros e aberto no Inventor como superfície. Note que o Inventor possui um grupo de superfícies em um ambiente denominado Construction (ver figura abaixo). Para utilizar este recurso, clique com o botão direito e copie a supercície importada, execute Copy to Construction. www,mapdata.com,br 67 Autodesk Inventor Descrição de Comandos Elkngrave from face - Cria uma área projetada pelo perfil em baixo-relevo. des Zo O 2 < nm Eslemoss/ngrave from plane - Cria uma forma mista entre alto e baixo-relevo a partir do plano em que se encontra a Sketch, adicionando e removendo material a partir do modelo em ambas as direções . Clique em da] ou a para inverter o sentido da projeção. “See Top Face Color - Permite especificar a cor da face do topo do relevo, não das faces laterais do relevo. Depth - Define a altura do relevo Wap to face - Em modo de alto ou baixo-relevo, especifica se o perfil será projetado na face ou se envolverá essa mesma face. Com esta opção ligada, o perfil envolverá a face selecionada. Taper - Em modo de alto ou baixo-relevo, a partir de um plano, permite especificar o ângulo de inclinação. Quando o ângulo for positivo para a face do modelo, cria-se a saída do molde. 5.20 — Decal (1!) Utilizado para inserção de imagens em uma face da Part para representar exigências industriais como rótulos, arte de marca, logotipos e selos de garantia e segurança. El Pê mas IPivirantoraco É É | rece Fê Chain Faces * e] ox Cancel www,mapdata.com,br 70 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos E limage — Permite selecionar a imagem no formato bmp e arquivos Microsoft Word (doc) ou Excel (xls). Utilize dimensões e restrições de geometria para posicionar a imagem junto à face a ser inserida. k Face - Seleciona a face onde o comando será aplicado. Habilitando a opção Wap to Face a imagem acompanha a deformação ou curvas da Part. Caso não seja habilitada, a imagem não acompanha as deformações ou curvas da Part. » Imagem inserida Wrap to Face ligado Wap to Face desligado Aopção Chain Faces quando habilitada faz com que a imagem acompanhe as faces adjacentes a face selecionada. Imagem inserida Chain Face ligada Chain Face desligado 5.21 - Rectangular Pattern (é) Esta feature permite copiar uma ou mais features, com disposição retangular, com um determinado número de linhas e de colunas ou copiando ao longo de um caminho. coreto du êpm 0 épm d E lp» 4 Ao aplicar o Rectangular Pattem, será gerada uma feature com todos os elementos, porém esses elementos são listados individualmente dentro da feature no Browser, o que permite suprimi-los individualmente. Para isso, basta selecionar a “Ocurrence” desejada, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Suppress”. Para desfazer, siga o mesmo procedimento e escolha a opção “ Uhnsupress”. www,mapdata.com,br 71 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Plazem Individual Features — O usuário deve selecionar esta opção quando for necessária a criação de cópias de Features independentes. Plazem the entire solid — O usuário deve selecionar esta opção quando for necessária a criação de cópias de todo o sólido. E] include Wrorkjsurface Features. gi = oi ni El E - O usuário tem a opção de incluir Work Features e Surface Features em uma única operação. [2 | Pê cares Features - Permite selecionar as Features que serão utilizadas para a aplicação do Rectangular Pattem. Direction Os quadros “Direction 1" e “ Direction 2" permitem determinar as direções das cópias na horizontal e vertical. Direction 1 Bja) nã oe0 E MH Blum P] BI Escolhe a direção do Rectangular Pattem, a direção pode ser definida por uma aresta, um caminho ou uma Work Axis. O caminho pode ser uma 2D ou 3D sketch, podendo ser linhas, arcos, splines, arcos de elipse e arestas, podendo ser o caminho aberto ou fechado. e] Flip - Inverte a direção da duplicação das Features. á Midplane — cria o “Pattern” distribuindo as cópias para ambos os lados, apartir da feature selecionada. “S Midplane ativado Midplane desativado H Count - Determina a quantidade de cópias numa determinada direção, a quantidade deve ser superior a zero. www,mapdata.com,br 72 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Define o número de ocorrências (cópias), o espaçamento angular entre as ocorrências e a direção da repetição. á Midplane — cria o “Pattern” distribuindo as cópias para ambos os lados, apartir da feature selecionada. o - o e o o ” o o Midplane ativado Midplane desativado se fui | Ocorrence count - Define a quantidade de objetos a serem criados. <o[modeo D] Ocorrence angle - Define o espaço angular entre os objetos gerados. >] More Options - Disponibiliza mais opções. Determina o método de criação e pocionamento das Features criadas. Creation Method É optimized (E Identical £ adjust to Model Creation Method - permite determinar a terminação das cópias. Identical - todos os elementos criados possuem a mesma forma. Adjust to Model - os elementos criados se adaptam a outras formas, cada elemento se adapta individualmente em relação a outras formas. Optimized — cria uma cópia e reproduz faces ao invés de features. Este método de calculo é muito mais rápido que os outros dois, mas apresenta algumas limitações. BR 2“ Identical Adjust to Model Positianing Method € Incemental fed Positioning Method Incremental - indica que o ângulo especificado será o mesmo ângulo entre os elementos. Fitted - indica que o ângulo especificado é o ângulo total de preenchimento. www,mapdata.com,br 75 Autodesk Inventor Descrição de Comandos Incremental 5.23 - Mirror Feature (!! Com este comando é possível criar uma cópia espelhada de uma ou mais features. Podem ser utilizados como plano de espelhamento qualquer face plana do modelo ou um Work Plane. GE E a 8] E pare 18] e [imita rsrs el De [tros Pane e [tor Plane T Remove Original Bl] ok Goncel | >>] BI] Dk Gene | >>] Plazem Individual Features — O usuário deve selecionar esta opção quando for necessária a criação do espelhamento de features independentes. Platem the entire solid — O usuário deve selecionar esta opção quando for necessária a criação do espelhamento de todo o sólido. BI eres postures - Permite selecionar as features a serem espelhadas. [sa toners pude work/Surface Feature — seleciona toda a peça para ser espelhada. Mirror Pl E] VE Mirror Alane — Permite selecionar uma face plana do modelo ou um Work Plane que determine o plano de espelhamento. Fi Remove Original pomove Original -com a opção habilitada a peça origianal é deletada. 2] More Options - Disponibiliza mais opções. Creation Method É optimized fé Identical E” Aadjust to Model Creation Method - Determina o método de criação e pocionamento das features criadas. Identical - todos os elementos criados possuem a mesma forma. www,mapdata.com,br 76 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Adjust to Model - os elementos criados se adaptam a outras formas, cada elemento se adapta individualmente em relação a outras formas. Optimized — cria uma cópia e reproduz faces ao invés de features. Este método de calculo é muito mais rápido que os outros dois, mas apresenta algumas limitações. 4.15 - Place Feature (&) Abre a janela para inserir componentes de Biblioteca. 5.24 - Work Plane (1!) Utilize a ferramenta Work Pane para criar um plano de trabalho utilizando vértices, extremidades, faces, ou outras Features de trabalho. Em uma montagem, a ferramenta Work Plane permite criar planos de trabalhos no mesmo ambiente, e estes planos não serão criados nas peças que fazem parte deste conjunto. Midpoints não são selecionáveis em uma montagem. Métodos de criação de Work Plane Work Plane angular Selecione o comando Work Plane, selecione uma face e depois selecione um eixo, aresta, Work Axis ou Work Point, e no quadro Angle digite o valor do ângulo desejado. Work Plane passando por um eixo e perpendicular a uma face Selecione o comando Work Plane, selecione um eixo, aresta ou Work Axis e depois indique uma face. Assegure que o valor de 90º está inserido na caixa de dialogo de ângulo. www,mapdata.com,br 77 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos 5.25 - Work Axis (Je) Work Axis são Features de trabalho abstratas e são geometrias utilizadas quando a geometria atual for insuficiente para criar ou posicionar features adicionais. Para fixar posição e forma, pode-se restringir Features em Work Features. Work Axis são utilizados para criar Features e montagens, para criar linhas de simetria, linhas de centro ou distâncias entre eixos de Features de revolução. Pode-se criar Work Axes através de qualquer Features circular como eixos ou furos. Quando posicionados componentes em uma montagem, restrições de montagens são colocadas ao longo de Work Axis. Métodos de criação de Work Axis Através de uma Feature de revolução cilíndrica ou cônica. O Work Axis é definido pelo eixo de uma superfície cônica ou cilíndrica. Através de dois pontos. O Work Axis é definido por dois pontos, podendo ser qualquer vértice do modelo, pontos médio ou Hole Centers. Na intersecção de dois planos ou faces O Work Axis é definido pela intersecção de duas faces planas ou dois Work Planes não paralelos. [os Ss, Passando por um ponto e normal a um plano O Work Axis é definido por um ponto e normal (perpendicular) a uma face plana ou Work Plane. Point, Hole Center www,mapdata.com,br so Autodesk Inventor MAPData 5.26 - Work Point (?) Descrição de Comandos Um Work Point é um ponto de construção paramétrico que pode ser criado em qualquer lugar na geometria de uma Part, geometria de construção ou no espaço 3D. Work Point na intersecção de três planos [=] <> E Work Point na intersecção de duas linhas Selecione três Work Planes ou faces planas. Selecione qualquer combinação de duas linhas incluindo arestas lineares, Sketch Lines 2D ou 3D e Work Axes. Work Point em um vértice Selecione qualquer ponto final de uma aresta ou linha Work Point no ponto médio de uma aresta Selecione qualquer Midpoint de uma aresta Work Point em um Sketch Point 2D ou 3D Selecione um Sketch Pointem uma Sketch 2D ou 3D a Work Point na intersecção de um plano, Work Axis ou linha Selecione uma face plana ou um Work Plane e um Work Axis ou linha www,mapdata.com,br 81 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Work Point na intersecção de uma superfície e uma linha Selecione uma superfície e uma Sketch Line, aresta linear ou um Work Axis Work Point na intersecção de um plano e uma curva Selecione uma face plana ou Work Plane e uma Sketch curva (arc, circle, elipse ou spline) Work Point em um Grounded Work Point Selecione um Grounded Work Point 5.27 - Grounded Work Point (É) Um Grounded Work Pointé um ponto de construção paramétrico que pode ser criado em qualquer lugar na geometria de uma /3rt, geometria de construção ou no espaço 3D, são utilizados para criar caminhos 3D e traçar perfis que necessitam de pontos precisos. 3D Move / Rotate De forma interativa é possível criar Grounded Work Points arrastando o Triad (indicador X, Y e Z) em um movimento plano, axial ou de giro. Pode-se também entrar com valores ao longo dos eixos X, Y e Z. O movimento é controlado pela área selecionada do Trad. elx RA Redefine alignment or position ms] Er Triad Move/Rotate Unrestricted move Os valores correspondem a área selecionada da 7riade são relativo ao Grounded Work Point. Pode-se inserir valores numéricos, parâmetros ou expressões. www,mapdata.com,br 82 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos e] Composite - Cria uma nova Feature Composta com todas as Surfaces disponíveis. $B| solid - Cria um novo corpo sólido, esta opção somente estará disponível se a geometria estiver fechada. Select Existing: »] Select Existing — Permite a seleção de um grupo ou feature existentes. Associative — Os grupos ou features criados serão associativos as geometrias selecionadas. Obs: Esse recurso estará disponível na edição de um componente de uma montagem, não sendo possível utiliza-lo na criação de sólidos. Delete Original - Deleta a geometria na localização original (Move a geometria selecionada para uma localização especificada.) Obs: Está opção não está disponível com utilização de Parts diferentes. Procedimento para copiar a geometria de uma peça para ser utilizada como terminação de uma extrusão em outro modelo (Part): Na figura abaixo são mostrados dois componentes de uma montagem, sendo a base já um modelo sólido e a chapa central ainda uma 2D Sketch. Neste estágio da montagem (figura abaixo), ela já é composta por quatro componentes, sendo a base (sólido), chapa dobrada direita (sólido), chapa dobrada esquerda (sólido) e a chapa central (composta ainda por somente uma 2) Sketch) Trabalhando agora na chapa central (a que possui somente a 20 Sketch), utiliza-se o comando Copy Object para copiar as geometrias das duas chapas dobradas laterais para a chapa central. Geometrias copiadas são associativas, e podem ser utilizadas como plano de terminação em uma operação (ex.: extrude). Cole ro www,mapdata.com,br 85 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Como comando Extrude e utilizando as geometrias promovidas como faces de terminação, definimos agora o formato que a chapa central terá. Fm EE Ea Sa E r Eme — 5.29 - Derived Component (15) DERIVED COMPONENT EM MODELOS SÓLIDOS (Part) Este comando permite derivar peças (arts) utilizando como base outra peça (Part). A peça derivada pode ser escalada (aumentando ou diminuindo) ou espelhada, utilizando qualquer um dos Ongin Work Planes da peça base. A localização e orientação da geometria derivada serão a mesma da peça base. Alobato Timer DBlpara alterar o status de uma geometria clique sobre o símbolo O Inclui a geometria selecionada na peça derivada. 9 Exclui a geometria selecionada na peça derivada. Geometrias marcadas com este símbolo são ignoradas quando a Derived Part for atualizada (Updated) em uma montagem (alterações nesta geometria não serão incorporadas na peça derivada). D Indica que o item selecionado contém elementos mistos (incluídos e excluídos). O =» O sold body O Body as Work surface [OS stetches IO 20 stetches EIS viork ceometry [OO surtaces Db Parameters O iniates Solid Body - Quando selecionado, a Derived Part aparece e se comporta como um sólido. www,mapdata.com,br 86 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Body as Work Surface - Quando selecionado, a Derived Part aparece e se comporta como uma superfície. Sketches - Quando selecionado, Sketches não utilizadas (consumidas) na Partoriginal são incluídas e podem ser utilizadas para criar novas geometrias. Work Geometry - Quando selecionado, qualquer Work Features da Part original serão incluídas e podem ser utilizadas para criar novas geometrias. Surfaces - Quando selecionado, inclui qualquer superfície existente na fartoriginal. Exported Parameters - Quando selecionado, qualquer parâmetro incluído da Part original pode ser utilizado no novo arquivo de Part IMates - Quando selecionado, qualquer iMate incluído na Part original pode ser utilizado no novo arquivo de Part. Scale Factor FF trtirror part 1.0000 +] |ryzPlane nN Scale factor- O valor default (padrão) para o fator de escala é 1.0 (um). O fator de escala pode ser expresso em qualquer número inteiro de porcentagem. Clique na seta para selecionar um valor utilizado recentemente. Mirror Part - Quando esta opção estiver ligada, o modelo será espelhado (Mirror). Especifique o Origin Work Plane (XY, XZ ou YZ) para determinar o plano de referência para o espelhamento. Clique na seta para selecionar o plano a partir de uma lista. e “ te Modelo Original Peça derivada com espelhamento DERIVED COMPONENT EM MONTAGENS (ASSEMBLY) Este comando permite derivar peças (arts) utilizando como 2art base uma montagem do Autodesk Inventor. Selecionando diferentes combinações de parts (peças) e montagens, múltiplas peças derivadas podem ser criadas a partir de uma simples montagem. www,mapdata.com,br 87 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Na figura abaixo temos uma /3rt nomeada caixa.ipt Criando um novo arquivo de montagem (iam), as peças caixa.ipt e macho.ipt são inseridas e montadas utilizando restrições de montagem. Cria-se agora um novo arquivo Part (ipt). Sempre que um arquivo Part é iniciado automaticamente uma Sketch já vem preparada para ser trabalhada. Para acessar o comando Derived Component é necessário encerrar a Sketch. E p GE E Te Este E Clorar É Tlcrign — Elst E: ht — Qdo rar: Demora Arquivo ipt coma Sketch aberta Arquivo ipt com a Sketch encerrada Utilizando o comando Derived Component, seleciona-se a montagem que deseja derivar para uma peça. Derived Assembly 2 Sodis |oter | Representa | sus olojooo) nv Cavty-Temp.iam Produto-Cavityst TT Keep seams between planar faces Scale factor 17 Mirror assembly 14 é] [erriane r BI San |, www,mapdata.com,br 90 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos No quadro Derived Assembly define-se o status desejado dos componentes, conforme descrito anteriormente (símbolos). Neste exemplo será utilizado a opção o (subtrai) para o componente denominado macho. a codes [other | Representa ses ololeoo jd BD cortam BO Produto-Corterit (D0 ER [7 Keep seas between planar “aces Scale factor 17 tiros acesmh [o Pizza =] Ja x Gres | O resultado final desta operação será a subtração da Part macho..ipt da Caixa.ipt. Esta opção é muito utilizada para criação de cavidades. ED Party Floro gl covty-temp.am O Blat O prosito-covipiçts Qrrdotrat Modelo subtraído na derivação 5.30 — Parameters (4) Este comando permite exibir a tabela de parâmetros do Autodesk Inventor. Nesta tabela constam os parâmetros criados automaticamente durante o processo de modelamento e também possibilita a criação de novos parâmetros. É permitido renomear, alterar valores ou acrescentar comentários aos parâmetros existentes. Parcmetor amo Equator Nominal SE mm im en. mm mm 000200. mm iz comnoo, EM .D0000 mm mm 00200 mm im 00200 de ros, n0o0ãO. mm mm <a) ooondo Aponta mm mm CODI0O. T” Dtplayorly paranetorc used equaions BI ad link pro || www,mapdata.com,br 91 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Quando se adiciona qualquer valor (dimensão) em uma Sketch ou Feature, o Autodesk Inventor automaticamente cria um parâmetro. Na figura abaixo é mostrado um exemplo do quadro de edição de uma dimensão, note que na parte superior do quadro é mostrado o parâmetro (dO). Edit Dimension : do E Na figura abaixo temos uma Sketch com duas dimensões, note que em uma das dimensões foi introduzida uma equação (di =d0/2ul), informando que a dimensão (d1) é igual a dimensão (dO) dividida por dois. Roso dido 2ul Para renomear o parâmetro, selecione o comando f3rameters, depois de um clique sobre o nome do parâmetro e digite o novo nome, observe que no parâmetro di a equação alterou-se automaticamente. Parameter Name Unit Equation Parameter Name Unit Equation do mm [42 mm Comp rm [42 mm dt jm [do / 2ul E jmm [Comp / 2ul Para modificar os valores dos parâmetros também se pode utilizar o comando Parameters, acione o comando Parameters, depois clique no valor do parâmetro no campo Equation e insira o novo valor ou uma equação. Como ai nar um parâmetro Selecione o comando Parameters, clique no botão tia | no campo Lser Parameters surgirá mais uma linha com alguns campos para serem preenchidos, é só inserir todos os dados necessários e está inserido o novo parâmetro. Como exemplo, no quadro abaixo é mostrado alguns parâmetros criados no campo User Parameters. E User Parameters Parameter Name Unit Equation Cl Tol. | Model value E Comment +-Comprimento mm [78 mm e,o00000 |) freoooooo | imDiametro mm. [22 mm ez o0o000 |) pz000000 |P +-Profundidade mm [33 mm 3000000 |) [3000000 |7 “Jalojamento Ima 10 mm o,o00000 |) frooo000 |r' Como utilizar um parâmetro adicionado manualmente em uma dimensão Quando for inserida ou editada uma dimensão, é possível selecionar um parâmetro que foi adicionado manualmente na tabela de Parameters no campo User Parameters. Para isso, no quadro Edit Dimension clique na seta e escolha a opção List Parameters. Neste exemplo editaremos a dimensão (dO) associando um parâmetro do usuário (User Parameters). www,mapdata.com,br 92 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Tipos de iMates Assembly «Plmate/Flush - essas Constraints determinam que a face selecionada será posicionada face a face ou adjacente a outra face de um componente em uma montagem. Offset - especifica a distância de iMate entre as peças. Solution: [=] Mate - A face selecionada ficará face a face com outro modelo quando inserida na montagem. Elangie- permite determinar o ângulo de inclinação da face selecionada em relação à face de outros modelos em uma montagem. Angle - especifica o ângulo de iMate entre as peças. la] Tangent - Cria uma Constrain de contato com um ponto de tangente entre os modelos em uma montagem. Geralmente é usado para cones, esferas, cilindros e outras faces arredondadas. Offset - especifica a distância de iMate entre as peças. Especifica como será o contato entre as faces selecionadas. A tangência poderá ser interna ta www,mapdata.com,br 95 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos Montagem com tangência extemna ta Montagem com tangência intema Blzrsert —cria uma restrição de inserção entre as peças. Essa restrição é em relação aos eixos das peças. Offset - especifica a distância de iMate entre as peças. Solution: Especifica como será o contato entre os eixos selecionados. Podem ficar opostos entre si ou alinhados ES. Opposed : oposto - Aligned : alinhado Elpotation - determina uma rotação entre os componentes. HElotstion/Transtation - Solution - define o sentido do movimento: Reverse ou forward Ratio — define um valor de rotação de um determinado componente em relação a outro. Distance - define o valor de deslocamento de um determinado componente em relação à rotação de um outro. >» More Name —atribui um nome à iMate. Match List - cria uma lista com os nomes atribuídos aos iMates. + . o o Ea) Add name to list — adiciona um nome a lista. x Delete selected name — remove o nome selecionado da lista. www,mapdata.com,br 96 Autodesk Inventor MAPData Descrição de Comandos E Move up in the list — modifica a ordem do nome selecionado. (a cima da lista) 16] Move down in the list - modifica a ordem do nome selecionado. (a baixo da lista) 5.32 Extract iFeature (ei) Este comando permite extrair (criar um arquivo externo) uma ou mais features ou Sketches para poderem ser utilizadas em outros projetos (modelos). As features e Sketches podem ser selecionadas na área gráfica ou no Browser. Se for selecionada uma Feature que geometricamente dependente de outra, todas as Features dependentes serão selecionadas automaticamente. EEE = poe [ E stanieairesure O see ea unchiretre ] EE Ee E ear Na [és Jum E E Cesto Baco do rm Noo Entord E terror ide Bl) am tee Ferdi gre lore: [hetchr De Sofre] [ss] e: di sur) * defórm] DDD ve dan deg] Nane Prompe E boo Profile Planet PizkProfie Plane cn ainãto | Mrufacario Dest soe Punch rei Dojo a smp Represereaton u EI BE] sete eo | cave cane | E RES) Selected Features Neste campo são listados as Features e Sketches selecionadas para serem uma Feature. Features geometricamente dependentes de outras serão listadas por default, porém podem ser removidas. A primeira Sketch Feature listada será a Feature base da feature. A Sketch na Feature base é utilizada para posicionar a iFeature quando é inserida. Clicando com o botão direito do mouse sobre a feature, no campo Selected Features, três opções estão disponíveis: a E Fsaturst Nano [vsss [int Jem da PS Ne Enter al a sum None tnterdi pri feel fai | a scenes xe dolZ] pemova Pesaro e dl x de [em —Pesdiga Goomotey Al Parameters — Adiciona todos os parâmetros da feature no campo Size Parameters. Remove all parameters - Remove todos os parâmetros da feature do campo Size Parameters. Remove Feature — Exclui a Feature selecionada do campo Selected Features. Para adicionar somente um parâmetro da Feature, dê um duplo clique sobre ele. www,mapdata.com,br 97
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved