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Dinâmicas de Grupo - Apostilas - História Parte1, Notas de estudo de História

Apostilas de História sobre o estudo das Dinâmicas de Grupo, Dinâmica do Desafio, Dinâmica "Tiro pela Culatra", Dinâmica do Sociograma, Dinâmica do Emboladão.

Tipologia: Notas de estudo

2013
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Compartilhado em 11/04/2013

PorDoSol
PorDoSol 🇧🇷

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Baixe Dinâmicas de Grupo - Apostilas - História Parte1 e outras Notas de estudo em PDF para História, somente na Docsity! 201 Dinâmicas de Grupo 1 201 Dinâmicas de Grupo 201 Dinâmicas de Grupo 2 101. CAIXA DE SEGREDOS 102. JOGO DAS VIRTUDES 103. NÓS HUMANOS 104. BASQUETINHO 105. AMIGOS DE JÓ 106. DOMINÓ TODOS NÓS 107. ESTAMOS TODOS NO MESMO SACO 108. NA PAREDE 109. TROCA DE PALAVRAS 110. KARA-PINTADA 111 – TRAVESSIA 112. TARTARUGA GIGANTE 113. CESTA DE FRUTAS 114. TIPOS HUMANOS 115. CARINHAS 116. CRACHÁS 117. SINAIS DE TRÂNSITO 118. QUESTIONÁRIO 119. CAIXA DE CORREIO 120. RÓTULOS 121. RESPOSTA SORTEADA 122. RELATÓRIO 123. LEILÃO 124. MOTIVAÇÃO 125. PAINEL GRUPAL 126. BARBANTE 127. VIAGEM 128.A TROCA DE UM SEGREDO 129. AFETO 130. VARINHAS QUE NÃO QUEBRAM 131. DINÂMICA DA BALA 132. SEMEANDO A AMIZADE 133. PRESENTE DE AMIGO 134. A MACA 135. JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO 136. JOGO COMUNITÁRIO 137. JOGOS DE BILHETES 138. EXERCÍCIO DA QUALIDADE 139. A TEMPESTADE MENTAL 140. TROCANDO CRACHÁS 141. RECORDAÇÕES DA INFÂNCIA 142. O ESPELHO 143. MARQUE UM ENCONTRO E CONVERSE 144. LEVAR AS CARGAS UNS DOS OUTROS 145. DE QUEM SERÁ O PRESENTE? 146. Círculo Fechado 147. AMAR AO PRÓXIMO 148. RODA VIVA 149. ENTREVISTA 150. JÚRI SIMULADO 151. QUEM SOU EU? 152. TEMPESTADE 153. GUIA DO CEGO 154. BONECO 201 Dinâmicas de Grupo 5 155. TERREMOTO 156. 30 SEGUNDOS 157. CONHECENDO MELHOR O GRUPO 158. PAINEL INTEGRADO 159. EU E MEU GRUPO 160. EXERCÍCIO DE CONSENSO 161. SITUAÇÃO NO ESPAÇO 162. TÉCNICA DE SAÍDA 163. DRAMATIZAÇÃO 164. PAINEL 165. GRUPO DE VERBALIZAÇÃO X GRUPO DE OBSERVAÇÃO (GV-GO) 166. JORNAL FALADO 167. SOCIODRAMA 168. CARTÃO MUSICAL. 169. EPITÁFIO 170. APRESENTAÇÃO ATRAVÉS DE DESENHOS 171. PRIMEIROS NOMES, PRIMEIRAS IMPRESSÕES 172. PERSONAGENS 173. CARTÕES POSTAIS 174. A FOTO PREFERIDA 175. A PALAVRA CHAVE 176. CONHECER PELAS FIGURAS 177. LABIRINTO 178. FAMÍLIAS DE PÁSSAROS 179. CONFUSÃO DE SAPATOS 180. FESTIVAL DE MÁSCARA 181. ADIVINHANDO OBJETOS. 182. VARRENDO BOLAS 183. MISTER BALÃO 184. CORRIDA COM BOLAS 185. MEU VIZINHO 186. A JAULA 187. INTEGRAÇÃO 188. BOAS NOTÍCIAS 189. A FAMÍLIA IDEAL 190. CONSTRUÇÃO DA CASA 191. Avaliação Batata Quente 192. Cruzado ou Aberto 193. Desembrulhe o Chocolate 194. Expressão da Amizade 196. Gato e Rato 197. Memorização. 198. Nó Humano 199. Concentração, descobrir a senha. 200. COCHICHO 201. COMUNICAÇÃO POR GESTOS 201 Dinâmicas de Grupo 6 201 DINÂMICA DE GRUPO 1. O Presente Esta dinâmica nos foi enviada e funciona muito bem no lugar de um amigo oculto em festas de fim de ano, para um grupo onde os membros já se conheçam bem. É um trabalho muito interessante para ressaltar as qualidades de cada um desse grupo, dando oportunidade de reconhecimento de certos sentimentos e causa um impacto muito interessante entre os par- ticipantes. Experimente ! Envie sua dinâmica e enriqueça nossa página ! Como desenvolver a dinâmica: Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. Poderão ser in- troduzidas algumas que achar relevante dentro da situação em que vive. A pretensão é que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante não ser escolhido. O Presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uni- formemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo. Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos. Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silência e lê o parágrafo 1: 1. PARABÉNS! *Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE. Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante: 2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua ale- gria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE. 3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para de- monstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus blo- queios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o pre- sente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ. 4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande rique- za. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você consi- dera AMIGO. 5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO. 201 Dinâmicas de Grupo 7 1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você levaria dentro desse grupo? 2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa desse grupo quem você escoheria? 3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3 pessoas dentro desse grupo, quem você levaria? 4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você elimi- naria deste grupo? Obs: As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as per- guntas não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas. De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas. Autor: Desconhecido 6. Dinâmica do Emboladão Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo. Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica. O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda. Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteri- ormente (sem sair do lugar). Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como re- gras: Pular, passar por baixo, girar e saltar. O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta. Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordena- dor parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente! Obs: Pode ser feito também na água. Autor: Desconhecido 7. Dinâmica do Sentar-se no Colo Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes: O coordenador propõe que o grupo fique de pé, de ombro-á-ombro, em círculo. Em seguida pede que todos façam 1/4 de giro para um determinado lado ficando em uma fila indiana (assim: xxxxxxxxxxxx), embora em círculo. Ao sinal o Coordenador pede que todos se as- sentem no colo um do outro e depois repitam para o outro lado. É bem divertido, causando muitos risos ! Autor: Desconhecido 8. Dinâmica do "João Bobo" 201 Dinâmicas de Grupo 10 Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser observa- do o nível de confiança que os os participantes têm um no outro: Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de om- bro-á-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fe- char os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente rígido, como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateral- mente, pés pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça. Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o "joão bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos devem participar ao centro. Obs: Pode ser feito também na água. Autor: Desconhecido 9. Dinâmica do Nome Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um. Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela. Variação: Essa dinãmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pesso, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas pode- rá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas. Autor: Desconhecido 10. Dinâmica do "Escravos de Jó" Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos parti- cipantes. Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido). Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser: Os escravos de jó jogavam cachangá; os escravos de jó jogavam cachangá; Tira, põe, deixa o zé pereira ficar; Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes) 1º MODO NORMAL: Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DI- REITA); os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DI- REITA); Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO); Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DI- 201 Dinâmicas de Grupo 11 REITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes). 2º MODO: Faz a mesma sequência acima só para a esquerda 3º MODO: Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória. 4º MODO: Faz a mesma sequência acima em pé executando com um pé. 5º MODO: Faz a mesma sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado. 11. Dinâmica da "Escultura" Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade. 2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa: Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O es- cultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar: -estátua mais engraçada -estátua mais criativa -estátua mais assustadora -estátua mais bonita, etc. Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas. Autor: Desconhecido 12. Dinâmica da "Sensibilidade" Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de den- tro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, proibido abrí-los, vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta ! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente. Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joe- lhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo. Autor: Desconhecido 13. Dinâmica do"Mestre" Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o advinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimen- tos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O advinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar. Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação. 14. Dinâmica do "Rolo de Barbante" 201 Dinâmicas de Grupo 12 chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coor- denador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente dificil ou vergonhosa). Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o ou- tro. Quando a múica for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa en- contra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém). Objetivos: O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desespe- rador, o final pode ser uma feliz notícia. 21. Dinâmica: Sorriso Milionário Material: bolinhas de papel amassado Procedimento: Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário. 22. Aprendizado Verificação se aprendeu o conteúdo explicado na sala de aula ou dentro de um módulo Material: Quadro Negro, Giz, Perguntas da matéria elaboradas pelo facilitador, uma fita cas- sete, uma bola ou um objeto. Procedimento: A técnica busca verificar se a turma aprendeu o conteúdo explicado na sala de aula ou dentro de um módulo. O facilitador começa fazendo um joguinho da velha, dois membros serão escolhidos com a música e passando a bola de mão em mão nos dois grupos. Cada grupo elegerá um nome dentro do tema. Ao terminar a música, os dois membros vão ao centro e tiram par ou ím- par, o vencedor escolhe X ou O (bolinha) e inicia a brincadeira. O facilitador passa a pergun- ta ao grupo que perdeu. O Grupo escolhe um dos membros para falar, esta escolha é por sorteio dentro do grupo. Cada membro do grupo vem para frente e vai responder a pergun- ta. Se um deles não souber responder, ele pode pedir ajuda a um dos membros do seu gru- po mas agora quem escolhe é o membro que vai dar a resposta é o membro opositor. Não tem sorteios. Se o grupo empatar, cada um pode arriscar pontos em um jogo da forca onde será dado uma única vez a dica da palavra. Cada um grupo pode escolher o membro e defi- nir os pontos que arrisca. Se acertar, é o campeão. Se errar, é um risco. É claro que o tema é definido anteriormente em sala de aula mas não é dito a razão de ser lido o tema. Se am- bos ainda empatarem, escolhem dois membros de cada grupo que vão fazer a dança das cadeiras somente ficará na cadeira aquele que responder a pergunta que agora será falso ou verdadeiro. Mesmo que sobre um, ele terá que arriscar pontos ou passar para outro 201 Dinâmicas de Grupo 15 membro então o outro grupo opositor vai escolher o membro que vai responder. Na verdade, esta dinâmica mostra que nada na vida é fácil e tudo decorre de decisões e riscos tanto dos líderes quanto da liderança e que toda decisão vai agir sobre toda a ação do grupo. É uma reflexão sobre o que fazemos individualmente mas que age sobre o grupo que vivemos e fazemos parte. A reunião de pessoas para um mesmo objetivo deve ser direcio- nada para uma vitória do todo. Então temos uma mensagem QUE SEJA UM! Assim é nossa missão na Terra a gente trabalha pela felicidade do Mundo porque somos parte desta huma- nidade. O facilitador começa a fazer perguntas para os grupos sobre os momentos em que as perguntas foram feitas e sobre as tomadas de decisão, depois coloca a mensagem que o Grupo deve trabalhar como um todo e que nesta dinâmica todos venceram porque aprende- ram sobre o valor da tomada de decisões e que puderam traçar metas para atingir um obje- tivo. Isto é que se deve fazer em sala de aula, todos em conjunto, uns ajudando aos outros. 23. Dinâmica: do 1, 2, 3 Objetivo: Quebra-gelo Procedimento: 1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil. 2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente. 3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar. 4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêm uma "reboladinha". A situação fica bem divertida. Grato. Ricardo José Rodrigues 24. Dinâmica: Dinâmica do Amor Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos. Procedimento: Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhu- ma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu cora- ção era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Fianlmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho." Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex do- brado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a cola- gem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruido que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu co- ração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra. Contribuição enviada pela usuária: Tereza Cristina da Silveira Carvalho - Professora- Goiâ- nia- GO 25. Dinâmica: “Convivendo com Máscaras” Objetivo: Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção. Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de 201 Dinâmicas de Grupo 16 churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque) Procedimento: 1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com os materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento atual. 2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um se apresente falando de si através da mascara. 3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar. 4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um mini teatro improvisado. 5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos integrantes do grupo para lhe dizer o que vê atraz de sua máscara... 6. Abrir para discussões no grupo. 7. Fechamento da vivência. Esta dinâmica foi baseada na teoria de Vygotsky, visando o processo criativo, através da representação, para a formação da subjetividade e intersubjetividade do indivíduo. Aplicada ao público a partir de 9 anos 26. Dinâmica: “dos problemas” Material: Bexiga, tira de papel Procedimento: Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel den- tro (que terá uma palavra para o final da dinâmica) O o facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfretamos no nosso dia-a-dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc. Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as di- versas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair. Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta: 1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarrega- do; 2) a quem saiu, o que ele sentiu. Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão dificil resolvermos problemas quando estamos juntos. Ele perdirá aos participantres que estorem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele. Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, coopera- ção, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquili- dade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc... (as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo. Eu tratabalhei esta dinâmica com dois grupos bem diferentes, um foi um grupo de funcio- nários de uma empresa de óculos de Franca, e a outro de professoras do ensino infantil pré- escolar. O resultado foi maravilhoso ! Espero que gostem. Abraços. 27. Dinâmica: "Cabra cega no curral" 201 Dinâmicas de Grupo 17 ver. O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um ..... (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o ob- jeto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repe- tindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido...), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda a escolha do grupo. Cria-se cada história engraçada... É bem divertido, aproveitem. 34. Dinâmica: " Recital das Almas Gêmeas" Objetivo: É uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontração e a apro- ximação entre os membros do grupo. Material: papel e caneta Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas mensagens que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada participante deverá pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de papeis e participantes, sem deixar que seus colegas vejam o que está escrito. A mensagem será ex: 1 - 'eu sou um jardim sem flor', 2- ' eu sou a flor do teu jardim'. A segunda parte complementa a primeira. É importan- te que as mensagem sejam criativas e engraçadas. É preciso demarcar quais são as primei- ras partes, para que sejam recitadas primeiramente, sendo completadas pela sua respectiva segunda parte. 35. Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu" Objetivo: Estimular a autoestima Materiais: um chapéu e um espelho O espelho deve estar colado no fundo do chapéu. Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar depois de dizer suas qualidades. Espero que gostem! 35. 1. Outra Versão: Dinâmica "Caixinha de Surpresas" Objetivo: Dinâmica do auto-conhecimento;Falar sobre si Materiais: caixinha com tampa, e Espelho Procedimento:Em uma caixinha com tampa deve ser fixado um espelho na tampa pelo lado de dentro. As pessoas do grupo devem se sentar em círculo. O animador deve explicar que dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito importante (enfatizar), depois deve passar para uma pessoa e pedir que fale sobre a pessoa da foto, e não devem deixar claro que a pessoa importante é ela própria. Ao final, o animador deve provocar para que as pessoas digam como se sentiram falando da pessoa importante que estava na foto. 36. Dinâmica: "Chupa ai" Objetivo: Estimular o Trabalho em Equipe. Materiais: Uma bandeja e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeja. Procedimento: forma-se um circulo, diga então aos participantes: 'vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca'. Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeja no chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca. 201 Dinâmicas de Grupo 20 Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro. Muito divertida esta dinâmica! 37. Dinâmica: " do papel" Objetivo: Descontração Materiais: pedaço de papel, caneta Procedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído um pedaço de papel para cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa irá escrever qualquer pergunta que ela quiser, ex: Porque hoje fez sol? entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo após o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar um para cada (só que você não poderá pegar o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do outro, você vai dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em seu papel, em seguida a pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor escolher), digamos que foi pela direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a sua resposta é muito legal e divertindo causando muitos risos!!!! 38. Dinâmica: "dança da cadeira cooperativa" Objetivo: essa dinâmica serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem sobre cooperação entre o grupo. Materiais: 1 cadeira Procedimento: consiste na brincadeira da dança da cadeira (mesmo procedimento), só que em ao invés dos que ficarem sem se sentar saírem, terão que se sentar no colo do amigo, de modo que ninguém fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira todo o grupo terá que se sentar um no colo do outro. 39. Dinâmica: " da rosa" (infantil) Objetivo: despertar a atitude em preservar o que temos. Materiais: uma flor (rosa) natural Procedimento: fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final so- brará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica pode ser trabalhada com os pequeninos, a fim de preservar os materiais dentro da sala de aula, ou preservar o próprio meio ambiente. 40. Dinâmica: " O feitiço virou contra o feiticeiro " Objetivo: Mostrar para a turma que antes de pedir para alguém fazer alguma coisa que se coloque no lugar do outro, pois provavelmente ele não faria o que escolheu para o outro grupo fazer. Materiais: - Procedimento: Divide-se a turma em dois grupos e pede-se para que cada grupo escolha dois micos para o outro grupo. Após a escolha do mico nomeia-se um líder de cada grupo que fala em voz alta para todos os micos escolhidos. Após a divulgação o professor diz que o nome da brincadeira é o feitiço virou contra o feiti- ceiro e que os grupos farão os micos escolhidos por eles mesmos. 41. Dinâmica: "do deficiente visual" 201 Dinâmicas de Grupo 21 Objetivo: Essa dinâmica tem como objetivo motivar a confiança em equipe. Materiais: espaço aberto Procedimento: Formam-se duplas e um fecha os olhos e se deixa ser guiado pelo o outro, que deve estar com os olhos abertos, depois o papel se inverte. Pode ser colocado uma mú- sica de fundo. 42. Dinâmica: "sonhos" Objetivo: Aprender a respeitar o sonhos dos outros Materiais: balões coloridos, caneta, papel sulfite e palitos de dente. Procedimento: O participante deverá escrever em um pedaço de papel seu sonho, dobrar e colocá-lo dentro do balão, que deve ser inflado. Cada um fica com um balão e um palito de dente na mão. O orientador dá a seguinte ordem: defendam seu sonho! Todos devem estar juntos em um lugar espaçoso. A tendência é todos estourarem os balões uns dos outros. Quando fizerem isto o orientador pergunta: _ Por que destruíram os sonhos dos outros? Deixe eles pensarem um pouco e responda para defender o seu sonho você não precisa destruir os sonhos dos outros, basta que cada um fique parado e nenhum sonho será des- truído! 43. Dinâmica: "Sombra" Objetivo: essa dinâmica está relacionada a percepção psicomotora e a interação interpes- soal e interdisciplinar. Procedimento: Essa dinâmica é muito descontraída, o grupo desenvolve uma sincronia, es- colhe um companheiro (centro)e começam a imitar todos os gestos que ele faça, o que ele fala, como se fossem o sombra dele, deixando um elemento do grupo ao centro. 44. Dinâmica: "Patinho Feio" Objetivo: Reflexão Materiais: Tiras de papel colante, caneta Procedimento: Colar tiras de papel colante ou escrever em fitas para serem colocadas na cabeça de modo que apareçam palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que a lerem. Exemplo: beije-me, aperte minha mão,abrace-me, deixe-me, pisque para mim, etc etc.....sendo que apenas um elemento, deverá ficar com a palavra 'deixe-me'. sendo que esse será o único que não será procurado, será o patinho feio (deixe-me). No final, essa pessoa deverá contar como se sentiu, sendo discriminado e deixada de lado. 45. Dinâmica: "Salada de Frutas" Objetivo: memória e concentração Procedimento: O grupo senta em círculo e o facilitador diz uma fruta qualquer e aponta para um dos participantes. O participante escolhido deverá dizer a fruta falada pelo facilitador e uma de sua escolha. Aí começa a brincadeira. A pessoa que estiver ao lado direito da esco- lhida pelo facilitador deverá dizer a fruta do facilitador, da pessoa e a sua. Exemplo: Facilitador - Maçã; Pessoa 1 - Maçã e Banana; Pessoa 2 - Maçã, Banana e Man- ga;Pessoa 3 - Maçã, Banana, Manga e Uva e assim sucessivamente até que alguém erre a seqüência. Para a pessoa que errar pode ser solicitado um 'castigo' ou um 'mico'. Obs: 1º Em vez de frutas a brincadeira pode ser feita com carros, países, estados, objetos (praia, casa, sala, etc.); 2º Eu faço essa brincadeira com as minhas turmas do grupo de Re- ciclagem da Língua Portuguesa (in company) e garante ótimos resultados. Como castigo à pessoa que erra, eu faço alguma pergunta sobre o conteúdo já estudado (como revisão), do conteúdo a ser estudado (como hipótese e suposição, para ver o conhecimento da pessoa sobre o assunto) e do conteúdo que está sendo estudado (como reforço). É uma brincadeira 201 Dinâmicas de Grupo 22 Procedimento: entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de den- tes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: _ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar. Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos ad- versários para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. De- pois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem os balões dos co- legas ? E fica com a caixa ou distribui. Obs: se gostarem divulguem! 55. Dinâmica: " da Pergunta Certa" Objetivo: Esta dinâmica irá despertar uma atenção maior a concentração e estratégia. Material: papel e fita crepe Procedimento: Esta dinâmica para funcionar independe da quantidade de pessoas partici- pantes. Um exemplo, em um grupo o coordenador deverá colar um nome de uma pessoa famosa nas costas dos participantes, sem que eles vejam o que esta escrito, então ganha a dinâmica quem descobrir primeiro o nome que está escrito em suas costas, para ajudá-los eles poderão fazer perguntas entre si como por exemplo 'a pessoa é loira?', mas as respos- tas só poderão ser sim ou não. 56. Dinâmica: " Carta a si próprio" Objetivo: Levantamento de expectativas individuais, compromissos consigo próprio, percep- ção de si, auto-conhecimento, sensibilização, reflexão, auto-motivação, absorção teórica. Material: Envelope, sulfite, caneta. Procedimento: 20' Individualmente, cada treinando escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escre- vendo a seu (sua) melhor amigo (a). Dentre os assuntos, abordar: como se sente no mo- mento, o que espera do evento (curso, seminário, etc.), como espera estar pessoal e profis- sionalmente daqui a 30 dias. Destinar o envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa). O Facilitador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo e, após 45 dias aproximadamente, remete ao treinando (via correio ou malote). 57. Dinâmica: " da Bexiga" Objetivo: Mostrar que nem sempre os caminhos mais fáceis são os melhores, aliás quase nunca. Se precisarem da ajuda de outro diga, que quando não conseguimos vencer algo so- zinhos (vícios, frustrações etc.) podemos pedir ajuda a outra pessoa, mais velhas (no caso de adolescentes). Material: bexigas coloridas; fitinha (fita de presente); mini balas; tirinhas de papel com pa- lavras boas e ruins do tipo sucesso, amor, paz, vida eterna, mentira, drogas. Chegue antes para preparar a sala. Coloque uma tirinha de papel com um dizer 'ruim' encha a bexiga e coloque uma fita longa, cole no teto essa bexiga, de forma que fique fácil de pegar, dessa forma vá dificultando as bexigas e 'melhorando' as palavras até a última bexiga, no nosso caso foi Vida Eterna, colo- que balas junto com a palavra chave, se ninguém alcançar diga que pode pedir ajuda um ao outro. Público: pode ser feito com pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos, mudando as palavras para cada faixa etária. Boa sorte! 58. Dinâmica: " Construindo uma fogueira" Objetivo: mostrar a importância do trabalho em equipe Material: palitos de sorvete ou de dente Procedimento: separar os participantes em grupos menores de pelo menos 5 componentes. 201 Dinâmicas de Grupo 25 Dar a cada grupo um punhado de palitos e pedir que façam uma fogueira. Cada equipe po- derá pegar palitos dos outros grupos, mas deverá proteger os seus. O líder da brincadeira deverá observar e depois ressaltar quem fez o quê em cada grupo e ressaltar os que tenta- ram fazer tudo sozinhos, os que ficaram só olhando, os que foram tentar pegar palitos dos outros grupos por iniciativa própria e os que souberam liderar e delegar tarefas igualmente. A mesagem é que todas estas atitudes fazem parte da rotina do trabalho em equipe (feliz ou infelizmente) e cada um deverá analisar-se e pensar no que pode estar melhorando. 59. Dinâmica: " Toca do coelho" Objetivo: quebrar o gelo fazendo com que o grupo participe da atividade e principalmente que haja integração entre o mesmo. Material: Procedimento: formar vários grupos de três pessoas, sendo que dois participantes vão dar as mãos simulando uma toca e o outro participante é o coelho que ficará dentro da toca, num determinado momento o professor ou instrutor da um sinal e todos os coelhos devem trocar de toca, e depois todas as tocas trocam de lugar. Após e num determinado momento o professor ou instrutor fala em voz alta ventania e todos se dispersam como se estivesse ventando. Após alguns segundos formam novamente grupos de três. OBS: pode ser aplicado com pequenos e grandes grupos, e o tempo é livre teminando quando todos trocarem de lugar várias vezes. 60. Dinâmica: "do abraço" Objetivo: sugiro uma dinâmica que criei, tendo em vista o estreitamento dos laços Material: cestinha, papel, caneta Procedimento: Escrever os nomes de todos os participantes que já se conheçam mas que ainda não possuem laços definidos, como grupo de jovens de evangelização, colocar todos os envelopes em uma cestinha e pedir que todos tirem um papel, quando todos tiverem ti- rado o papelzinho, solicitar que o primeiro que tirou leia o nome em voz alta da pessoa e uma característica do colega, este que foi chamado levanta-se e dá um abraço no colega, e lê o seu papel e assim por diante. 61. Dinâmica: " União de uma Equipe" Objetivo: Essa dinâmica trata de como a união em grupo é importante e como um grande contato físico entre os participantes faz com que haja um grande interação entre os mes- mos! Material: Local amplo Procedimento: O coordenador orienta a todos a se pegarem pelos braços bem apertados fazendo uma roda, ele sai da roda e tenta entrar, sendo impedido pela união dos braços, mostra que a união impede idéias contrárias. Em seguida pede que dois do grupo o se unam a ele aos braços, ele deixa cair-se pedindo que seus companheiros o segurem, mostrando como um amigo do grupo pode sustentar o outro impedindo que caia! 62. Dinâmica: " do objeto pessoal" Objetivo: Comprometimento Material: Objeto pessoal, Procedimento: Solicitar ao grupo que traga de sua residência qualquer objeto de muito ape- go(valor emocional). Fazer um sorteio(como se fosse amigo secreto) e trocar os objetos. O coordenador estabelecerá um período (1 semana) para que um guarde o objeto do outro 201 Dinâmicas de Grupo 26 com muito carinho e troque bilhetinhos a fim de descobrir segredos sobre o colega e o obje- to. Na data marcada, estes destrocarão seus pertences contando um pouco do que desco- briram do outro e do objeto deste, além do cuidado especial que tiveram com o objeto. Resultados: certa vez uma colaboradora trouxe um pacote de doce e entregou para a cole- ga, a outra comeu tudo e no dia não tinha nada para falar nem para devolver para a amiga. Sugestão: pode ser feito com plantas 63. Dinâmica: " da calha" Objetivo: Percepção + trabalho em equipe+disciplina Material: Cortar tiras de cartolina (larga+/- 15cm e 50cm de cumprimento), bolinha peque- na e balde Procedimento: Levar a bolinha até o balde numa tira de cartolina Dividir a equipe em dois grupos. Marcar um ponto de partida e o tempo (30 seg) para conduzirem a bolinha da partida até o balde (analisar a distância de acordo com o número de participantes) com algumas obser- vações: -Os participantes não poderão deixar a bolinha voltar na cartolina, sempre que isso ocorrer a bolinha volta ao início (largada). -Deverão conduzir a bolinha dentro das tiras de cartolina em formato de calha. O grupo deverá ter a percepção que ficando um ao lado do outro a bolinha chegará ao bal- de. Assim que a equipe chegar a essa percepção, dificultar afastando o balde para mais distan- te, para que estes percebam a necessidade de sair do lugar e ir para o final colocando a ca- lha ao lado do amigo e assim sucessivamente até que a bolinha chegue ao balde. 64. Dinâmica: " da confiança" Objetivo: confiança que temos que ter no amigo do trabalho, espirito de equipe e valoriza- ção de pessoas. Material: Espaço físico Procedimento: Pedir para o grupo de posicionarem um de costas para o outro, mas devem encostar mesmo, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir, esta dinâmica é muito engraçada e é recomendada a aplicação para um dia em que se espera um maravi- lhoso faturamento. Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo do trabalho, espirito de equipe e valorização de pessoas. 65. Dinâmica: "não estamos sozinhos" Objetivo: Melhorar a confiança nos outros. Material: Ambientes diferentes e vendas para todos os participantes. Procedimento:É necessário ajuda para essa dinâmica. Vendar os olhos de cada participante, e conduzí-los até seus lugares sem dizer nada. Se possível descalços. Colocar em seu lugar e tirar as vendas dos olhos. Cada pessoa entra sendo conduzida, sem ver que outros estão vedando. Se possível, colo- car obstáculos, algo que pisem sintam a diferença do chão. Depois que todos estiverem em seus lugares o bate-papo é confiança, não estamos sozi- nhos, sempre tem alguém a nos ajudar a executar tarefas, basta confiar. 66. Dinâmica: " de conhecimento e entrosamento de grupo" Objetivo: Conhecimento e entrosamento do grupo. Material: com balões conforme o número de participantes. 201 Dinâmicas de Grupo 27
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