100 Dicas Windows XP

100 Dicas Windows XP

(Parte 4 de 6)

77 Limpando o cache do sistema de proteção de arquivos

O Windows XP usa um sistema de proteção de arquivos (WFP), de modo que se algum arquivo de sistema for substituído de forma não autorizada por você ou por algum programa, o Windows recupera a versão anterior do arquivo.

Mas para poder fazer isso ele armazena em cache todas as .dll e outros arquivos de sistema na pasta

System32/dllcache. E isto custa alguns bons megabytes no seu disco. Aqui está o que pode ser feito para não perder tanto espaço: Abra uma janela de prompt e digite, sem as aspas, "sfc /cachesize=x" onde o x é a quantidade em MB que você deseja reservar para o cache do Windows. 50MB seria um bom tamanho. Agora podemos fazer uma outra coisa: eliminar todos os arquivos armazenados no cache, que estava exageradamente grande. Para isso digite no prompt sem as aspas: "sfc /purgecache". Você vai notar uma intensa atividade no HD. Significa que uma infinidade de arquivos do cache estão sendo deletados. Não se preocupe, se mais tarde o Windows vier a precisar de algum deles e não o encontrar no cache, pedirá que você insira o CD de instalação e o encontrará no CD.

78 Elimine o arquivo HIBERFIL.SYS

O arquivo hiberfil.sys ocupa um espaço enorme no seu computador. Você pode recuperar esse espaço se desabilitar a função de hibernação do Windows.

Windows XP

Melhor simplesmente desligar o monitor quando precisar se ausentar do computador por um bom espaço de tempo. No Painel de Controle, em Opções de energia, na opção Hibernar, desmarque o quadradinho que diz Ativar Hibernação. Isso elimina do seu HD o arquivo hiberfil.sys, que em certos casos pode chegar a mais de 500MB.

79 Para que uma lixeira tão grande?

Diminua o tamanho da lixeira. O Windows reserva 10% do espaço de seu disco rígido para a Lixeira. Isso é um desperdício. Clique sobre a Lixeira com o botão direito do mouse e, nas Propriedades, escolha um tamanho menor.

Quanto maior o HD, menor pode ser o tamanho reservado para a Lixeira. Eu uso 3%. Você deve decidir pelo tamanho mais apropriado para você.

80 Tamanho da memória virtual

O Windows XP, ao ser instalado, exagera no tamanho do pagefile. O pagefile é o arquivo de memória virtual do Windows. Quanto mais memória você tiver no computador, menor pode ser o tamanho da memória virtual. Descubra qual é o tamanho ideal para você e configure de modo a salvar um pouco mais de espaço em disco. Dica: Se ao trabalhar com um arquivo grande e pesado, como por exemplo jogar um game que exija muito do computador, scanear uma foto em alta resolução, editar um arquivo de som e outras coisas do gênero, você perceber que seu HD fica com a luz vermelha muito ativa, você precisa de mais memória e, na falta dela, precisa de mais memória virtual.

Entretanto, se tudo aquilo é feito de forma rápida e fácil, sem atividade intensa no HD, você pode experimentar diminuir a memória virtual até encontrar a configuração mais adequada.

81 Arquivo log que cresce cada vez mais

Se você instalou alguma vez o programa BootVis, existe no seu HD um arquivo log que cresce cada vez mais e pode tomar mais de 1GB do espaço de seu disco rígido.

82 Arquivos temporários da internet

Diminua o cache do Internet Explorer. Para fazer isso clique em Ferramentas> Opções de Internet>Geral.

Vá nas Propriedades de Arquivos temporários da internet e use a barra para diminuir o espaço destinado aos arquivos temporários. Você pode também configurar o Internet Explorer para deletar os arquivos temporários a cada vez que ele é fechado. Para fazer isso escolha Ferramentas>Opções de Internet>Avançado. No item Segurança, marque um x no quadradinho que diz para apagar os arquivos temporários cada vez que o Internet Explorer for fechado. Muito bem, ao fechar o Internet Explorer, você vai notar a luizinha vermelha do seu HD piscando algumas vezes. Isso demonstra que os arquivos temporários já estão indo pro espaço.

4. APLICATIVOS 83 Seu computador pode falar

Você pode instalar e usar o Falador no lugar do Narrador do Windows. O Falador pode ler os textos que forem copiados para a área de transferência do Windows ou digitados em sua janela.

84 Faça o Internet Explorer abrir mais rápido

Um bug original do Windows 2000 acabou permanecendo no Windows XP, levando o Internet Explorer a pesquisar por tarefas agendadas sempre que é aberto. Você pode eliminar esse problema encontrando o seguinte item do registro:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\Current

Windows XP

Version\Explorer\RemoteComputer\NameSpace Encontre então na coluna da direita a chave ClassId key

{D6277990−4C6A−11CF−8D87−00AA0060F5BF} e a delete simplesmente. Saia então do registro e abra o Internet Explorer. Observe a diferença!

85 Retire a tela splash do Outlook Express

O Outlook Express vai abrir mais rapidamente se não apresentar aquela tela splash. Para retirar a tela, siga os seguintes passos: Edite o registro e encontre a chave abaixo:

HKEY CURRENT USER\Identities\{Long ID

No.}\Software\Microsoft\OutlookExpress\5.0

Siga então os passos;

EDITAR> Novo> Valor Dword> Digite "NoSplash", e dê a essa chave o valor "1" (sem as aspas)

Feche o editor do registro e reinicie o Outlook, agora sem a tela splash.

86 Faça o Nero abrir mais rápido

Se você também considera o Nero o melhor programa para gravar seus cds, faça com que ele abra mais rápido. Normalmente, quando é aberto, o Nero mostra a mensagem "Scaning SCSI/IDE−Bus Please Wait" e fica nisso um tempão. Isso acontece porque o Windows também faz uso simultâneo do drive de CD−RW. Se você desativar essa função no Windows, o Nero fica livre e solto para abrir mais rápido. Siga então os passos abaixo:

Abra o Painel de Controle e encontre Ferramentas Administrativas. Escolha o item Serviços. Procure então pelo item IMAPI CD−Burning COM Service e dê dois cliques nele. Na janela de Propriedades que se abrir, escolha a opção Desativado. Clique em Aplicar. Agora abra o Nero e sinta a diferença!

87 Fazendo o Nero combinar com o Clone CD

Se você instalar o Clone CD e depois instalar o Nero, é possível que seus drives de CD fiquem invisíveis em Meu Computador. Então instale primeiro o Nero, depois o Clone CD e tudo ficará normal.

88 Tire os banners do ICQ

Para remover os banners aborrecentes do ICQ, vá para a pasta onde o ICQ se encontra instalado (normalmente c:\Arquivos de programas\ICQ e delete o arquivo ICQHttp.dll (não delete o arquivo ICQHttp_.dll). Reinicie o ICQ.

89 Front Page 2000 no Windows XP

Se você usa o Front Page do Office 2000 no Windows XP, já deve ter percebido uma incompatibilidade.

O Front Page fecha sozinho quando se está trabalhando com ele. Para resolver o problema, edite o registro e siga os passos: Selecione HKEY_LOCAL_MACHINE

Localize e selecione a chave abaixo:

\Software\Microsoft\Office

No menu Editar (do regedit), escolha Permissões.

Selecione o usuário que estiver logado e marque um x nos quadradinhos Controle Total e Leitura.

5. PROBLEMAS E SOLUÇÕES 90 Pesquisar pirateado

Windows XP

Muita gente no Brasil tendo problemas com o Pesquisar do Windows, em vista da versão pro corporate "alternativa" sendo usada. Para que o Pesquisar funcione corretamente naquelas versões pirateadas, você pode renomear C:/Windows/srchasst/mui/0416 para C:/WINDOWS/srchasst/mui/0409.

91 Problema com gina_x86.dll

Uma versão pirata do Windows XP muito difundida por aí é aquela que usa o secreset Nela o usuário não consegue acessar alguns recursos do Painel de Controle nem ativar a tela de boas−vindas. Isto se deve ao arquivo gina_x86.dll que foi utilizado para piratear o Windows. Uma solução é ir à pasta /Windows/System32 e dar dois cliques no arquivo setup do gina para instalá−lo. Na tela que for aberta, encontre embaixo o termo "uninstall" e dê início à desinstalação do programa. Quando ele perguntar se é para excluir o arquivo gina_x86.dll clique em Não e reinicie o computador.

92 Windows discando sozinho para internet

Por default a discagem automática da rede dial up fica habilitada na instalação do Windows. Para mudar isso: Abra o Painel de Controle, então clique em Ferramentas Administrativas.

Dê dois cliques em Serviços. Dê dois cliques em Gerenciador de conexão de acesso remoto automático. Escolha Desativado. Clique Ok.

93 Computador reiniciando sozinho com Windows XP

É padrão do Windows dar um reboot no seu computador quando encontra uma falha de sistema. Você pode impedir isso desabilitando o autoreboot. Edite o registro e localize HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControl\SetControl\CrashControl.

Selecione AutoReboot na lista da direita. Dê dois cliques nele e troque o valor para 0 (zero) para desabilitar ou 1 para habilitar. Reinicie o computador. Também é possível solucionar o problema sem editar o registro.

Abra o Painel de Controle, escolha Sistema, selecione Avançado e clique em Configurações no último tópico (inicialização e recuperação). Desmarque a opção Reiniciar automaticamente. Deixe marcada a opção Gravar um evento no log do sistema. Para ver porque o sistema teve alguma falha, digite "eventvwr" no prompt de comando ou no menu Iniciar>Executar.

94 Windows reiniciando computador quando manda desligar

O mais provável é que você não esteja com a função ACPI habilitada no BIOS. ACPI é o que controla o desligamento do computador.

95 Windows não desligando corretamente

Vá em Propriedades de Video/Proteção de tela/Energia do monitor e clique na opção Ativar suporte a gerenciamento avançado de energia (APM).

96 Computador ligando sozinho

Ao ligar o estabilizador, antes de ir ao botão Power, o computador já liga e abre o Windows. Esse problema pode acontecer com algumas placas mães ligadas a alguns tipos de fontes. Quase sempre isso se deve ao fato de placas−mães mais modernas poderem ligar sozinhas o computador quando detectam atividade de rede ou modem. A solução, então, é desabilitar esse recurso no Setup. Na seção Power Managment é preciso encontrar a opção Wake Up Events e desabilitar as funções Wake Up on LAN e Wake Up on Modem. Assim, de "Enable" passe aquelas opções para "Disable".

Windows XP

97 Se o speaker da Sound Blaster Live não funcionar

Se você tem uma Sound Blaster Live com Windows XP e os drivers mais recentes da Creative, pode ser que não consiga executar o programa Speaker, localizado no menu do AudioHQ. Localize então o arquivo ctsurmix.exe na pasta da Creative, clique nele com o botão direito do mouse, selecione Propriedades e Compatibilidade. Deixe−o então no modo de compatibilidade com o Windows 2000.

98 Internet Explorer 6 salvando arquivo .jpg como .jpe

O correto é a extensão .jpg associada com arquivos jpeg. Você poderá solucionar esse problema encontrando a seguinte chave do registro: HKEY_CLASSES_ROOT\MIME\Database\Content Type\image/jpeg

Verifique na janela da direita o nome "Extension"; ele deverá ser do tipo REG_SZ, com Data ".jpg" e se assim não for, dê um duplo clique e corrija para .jpg

99 Windows XP e os games Apresentamos dicas e soluções para você tirar melhor proveito dos seus jogos com o Windows XP

Um desempenho pobre nos jogos nunca é algo atrativo. Se você pode contar os quadros de animação em novo jogo de tiro 3D, se é regularmente interrompido quando mais dados regionais são carregados para seu simulador de vôo ou, ainda, na hora de carregar ou salvar os jogos parece demorar uma eternidade, você não está sozinho. Nós todos passamos por isso, mas o que se pode fazer? Bem, não entre em pânico. O Windows lhe dá muitas opções de melhorar sua performance e gerenciar dispositivos de hardware inoportunos. Mesmo que você tenha trabalhado com o Windows 95 e 98 por muitos anos e, recentemente, migrou para o Windows XP, esse novo sistema operacional pode lhe jogar em algumas enrascadas inusitadas, e esta matéria traz algumas dicas e soluções para que ninguém saia gritando "onde está toda essa eXPeriência que as pessoas falam" na hora de rodar seu game preferido.

Básico do Windows Antes de colocar aquele jogo de volta na caixa e devolvê−lo à loja, gaste alguns minutos fazendo algumas verificações simples do Windows XP. Isso pode lhe poupar um vexame caso o vendedor resolva testar o jogo na sua frente e o dito cujo funcionar normalmente (e ainda por cima no XP). Não culpe o jogo, verifique antes o que você pode ter feito errado. Apesar de a maioria das dicas nesta matéria se referirem ao Windows XP, a maioria delas pode ser aplicada em versões anteriores, também, como o Windows 98 ou 2000.

Desabilite os aplicativos de fundo Cada tarefa ou aplicativo executado em seu PC consome uma certa quantidade de memória do processador. Quanto mais tarefas em execução, menos memória geral pode ser direcionada para o seu jogo − então, sua performance pode ser prejudicada. É fácil encerrar qualquer tarefa de fundo desnecessária, de forma que um PC possa dedicar a quantidade máxima de memória do processamento para seu jogo. O Windows XP oferece o gerenciador de tarefas, como uma loja 24 horas, que permite verifiqar o que está sendo executado naquele exato momento − incluindo aqueles aplicativos que são iniciados com o Windows se que o usuário seja consultado. Pressione as teclas Ctrl + Shift + Delete para abrir o Gerenciador de tarefas e selecionar a janela de aplicativos. Selecione e finalize qualquer outro programa além do jogo que você está tentando executar. Procure na janela de Processos por utilitários como mixers de áudio, firewalls, controladores de jogos ou utilitários rodando na memória. Tente finalizar as tarefas que não são do sistema (essas tarefas que estão listadas próximo ao nome de usuário) e que mostram a utilização significante da memória ou CPU. Por exemplo, se você possui um utilitário gerenciador de joystick pedindo por recursos da CPU, sendo que seu jogo não utiliza um joystick, então, finalize o gerenciador de joystick e veja se isso não faz alguma diferença. Existem apenas duas regras: Finalize apenas uma tarefa por vez (você sempre pode finalizar e reiniciar o sistema para reiniciar todas as suas tarefas novamente), e tarefas designadas como do "sistema" ou "serviço" não devem ser finalizadas a não ser que esteja tentando isolar uma tarefa específica que possa estar afetando a estabilidade de seu sistema.

Windows XP

Verifique seu drive os arquivos salvos são fragmentados para ocupar clusters disponíveis em qualquer lugar no drive físico. Às vezes, os clusters se perdem, deixando um arquivo

cluster. Em outros casos, arquivos antigos podem causar a falha de alguns clusters (evitando que eles armazenem dados). O ScanDisk verifica e recupera esses tipos comuns de problemas de drives. Nós recomendamos o uso do ScanDisk pelo menos uma vez a cada quinze dias − há quem diga que três meses é um período razoável, mas, lembre−se, estamos falando de Windows, portanto, todo o cuidado é pouco. No Windows 98, o ScanDisk existia como um aplicativo separado no menu de programas das ferramentas do sistema, mas o Windows XP integrou uma ferramenta bem similar direto na tela de propriedades do drive. Dê um clique com o botão direito em um drive na janela Meu computador para abrir suas Propriedades e, então, selecione o menu de Ferramentas. Clique em Verificar agora para procurar por erros no disco. Aqui vai uma dica: se você deixar a caixa Reparar erros de arquivos do sistema automaticamente desmarcada enquanto efetua a verificação do drive à procura de erros, será mais rápido refazer o teste mais uma vez depois e reparar quaisquer erros. Algumas vezes o Windows XP precisa reiniciar seu sistema para fazer a verificação, o que trará a mesma tela de verificação de disco que você freqüentemente vê quando o Windows faz uma verificação automática após uma queda do sistema.

(Parte 4 de 6)

Comentários