AUTOMAÇÃO NOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO II

O ESPECTRO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL

  • Automação: Aceleração do desempenho

  • Racionalização de procedimentos: Simplificação de procedimentos operacionais

  • Reengenharia de processos de negócios: Reprojeto radical dos peocessos de negócios

  • Mudança de paradigma: Alteração radical dos conceitos

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

  • REDES GLOBAIS – DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

  • REDES EMPRESARIAIS – TRABALHO COLABORATIVO E EM EQUIPE

  • COMPUTAÇÃO DISTRIBUIDA – DISPONIBILIZAR INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO PARA AGIR

  • COMPUTAÇÃO PORTÁTIL – ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS

  • INTERFACE MULTIMÍDIA E GRÁFICA – ACESSIBILIDADE (TODOS NA ORGANIZAÇÃO)

Etapas de uma reengenharia efetiva

  • Gerência sênior precisa desenvolver uma visão estratégica ampla

  • A gerência deve entender e medir o desempenho dos processos existentes como parâmetro

  • A tecnologia da informação deveria poder influenciar o projeto de processos desde o início

  • A infra-estrutura de TI deveria ser capaz de apoiar as mudanças nos processos de negócios

CRIATIVIDADE

  • É O RESULTADO DA CAPACIDADE DE SUA MENTE LIGAR IDÉIAS, PRODUZINDO ALGO NOVO E DIFERENTE

INFELIZMENTE, PREVALECE A CRENÇA DE QUE CRIATIVIDADE É UMA CARACTERÍSTICA INATA QUE NÃO PODE SER CULTIVADA - OU VOCE É CRIATIVO OU NÃO É.

  • INFELIZMENTE, PREVALECE A CRENÇA DE QUE CRIATIVIDADE É UMA CARACTERÍSTICA INATA QUE NÃO PODE SER CULTIVADA - OU VOCE É CRIATIVO OU NÃO É.

  • POUCAS PESSOAS ENTENDEM QUE PODEM APRENDER A SER MAIS CRIATIVA

ENQUANTO CRIANÇAS E BEBÊS, ÉRAMOS CONSTRUTORES, ARTISTAS, ARTESÃOS, POETAS E MÚSICOS DE NASCENÇA

  • ENQUANTO CRIANÇAS E BEBÊS, ÉRAMOS CONSTRUTORES, ARTISTAS, ARTESÃOS, POETAS E MÚSICOS DE NASCENÇA

    • JARDIM DA INFÂNCIA: ESTOJO COM 64 CORES;
    • COLEGIAL: CANETA ESFEROGRÁFICA DESCARTÁVEL.
  • METÁFORA DO QUE OCORRE COM NOSSA CRIATIVIDADE A MEDIDA QUE PASSAMOS DA INFÂNCIA PARA ADULTOS

QUANDO VIVENCIAMOS CRÍTICAS E RETORNOS NEGATIVOS, DECIDIMOS QUE É MAIS SEGURO NOS PRESERVAR E NÃO EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE NOVAMENTE, EM VEZ DE ARRISCARMOS CAIR NO RIDÍCULO OU SOFRER CONSTRANGIMENTOS

  • QUANDO VIVENCIAMOS CRÍTICAS E RETORNOS NEGATIVOS, DECIDIMOS QUE É MAIS SEGURO NOS PRESERVAR E NÃO EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE NOVAMENTE, EM VEZ DE ARRISCARMOS CAIR NO RIDÍCULO OU SOFRER CONSTRANGIMENTOS

  • ESTRESSE DAS PRESSÕES;

  • NIGUÉM NUNCA LHES DISSE COMO APROVEITAR SUAS PRÓPRIAS HABILIDADES CRIATIVAS NATURAIS E COMO EXPANDIR SEU REPERTÓRIO DE TÉCNICAS

TESTE DE CRIATIVIDADE

  • EM UM MINUTO PENSE EM TODAS AS POSSIBILIDADES DE USO DE UMA LATA VAZIA

FLUÊNCIA - CAPACIDADE DE GERAR UM GRANDE NUMERO DE IDÉIAS

  • FLUÊNCIA - CAPACIDADE DE GERAR UM GRANDE NUMERO DE IDÉIAS

  • FLEXIBILIDADE - CAPACIDADE DE GERAR IDÉISA EM UM NÚMERO DE CATEGORIAS

  • ORIGINALIDADE - CAPACIDADE DE GERAR IDÉIAS ÚNICAS E INCOMUNS

  • ELABORAÇÃO - CAPACIDADE DE ACRESCENTAR DETALHES OU DE SE ESTENDER NO ITEM

PESQUISA SOBRE PERDA DE CRIATIVIDADE DA INFÂNCIA PARA A VIDA ADULTA - RESPOSTAS “ORIGINAIS” E “PADRÃO”

  • PESQUISA SOBRE PERDA DE CRIATIVIDADE DA INFÂNCIA PARA A VIDA ADULTA - RESPOSTAS “ORIGINAIS” E “PADRÃO”

    • 5 ANOS OU MENOS - 90% ORIGINALIDADE
    • 7 ANOS - 20% ORIGINALIDADE
    • ADULTOS - 2% ORIGINALIDADE
  • NÃO É DE SE ADMIRAR QUE ACABAMOS FRUSTRADOS QUANDO TENTAMOS FAZER ALGO CRIATIVA

INTELIGÊNCIA

  • A INTELIGÊNCIA É`SINGULAR OU HÁ VÁRIAS FACULDADES INTELECTUAIS RELATIVAMENTE INDEPENDENTES ?

    • PURISTAS - INTELIGÊNCIA GERAL
    • PLURALISTAS - MUITOS COMPONENTES DISSOCIADOS
  • PERMANENTE DEBATE

INTELIGÊNCIA

  • A INTELIGÊNCIA É (OU AS INTELIGÊNCIAS SÃO) PREDOMINANTEMENTE HERDADA(S) ?

    • ASIA OCIDENTAL (INFLUÊNCIA DE CONFÚSIO) AS DIFERENÇAS INTELECTUAIS SÃO MODESTAS E O ESFORÇO PESSOAL É EM GRANDE PARTE RESPONSÁVEL PELO NÍVEL DE SUCESSO

INTELIGÊNCIA

  • “SEMPRE SUSTENTEI QUE, EXCETUANDO OS LOUCOS, OS HOMENS NÃO DIFEREM MUITO QUANTO A INTELIGÊNCIA, SÓ QUANTO AO ZELO E À DEDICAÇÃO AO TRABALHO”

  • CHARLES DARWIN

INTELIGÊNCIA

  • OS TESTES DE INTELIGÊNCIA SÃO PRECONCEITUOSOS ?

INTELIGÊNCIA

  • “UM POTENCIAL BIOPSICOLÓGICO PARA PROCESSAR INFORMAÇÕES QUE PODE SER ATIVADO NUM CENÁRIO CULTURAL PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS OU CRIAR PRODUTOS QUE SEJAM VALORIZADOS NUMA CULTURA”

  • HOWARD GARDNER

INTELIGÊNCIA

  • LINGUISTICA;

  • LÓGICO MATEMÁTICA;

  • MUSICAL;

  • FÍSICO-CINESTÉSICA;

  • ESPACIAL;

  • INTERPESSOAL;

  • INTRAPESSOAL.

CADA UM DE NOS É DOMINANTE EM UMA OU DUAS DESSAS INTELIGÊNCIAS, MAS CADA UM DE NÓS TEM UMA COMBINAÇÃO ÚNICA.

  • CADA UM DE NOS É DOMINANTE EM UMA OU DUAS DESSAS INTELIGÊNCIAS, MAS CADA UM DE NÓS TEM UMA COMBINAÇÃO ÚNICA.

  • A MAIORIA SE LIMITA SEVERAMENTE PORQUE QUANDO CRIANÇAS SOMOS ENCORAJADOS A FOCALIZAR APENAS UMA DE NOSSAS INTELIGÊNCIAS - TIPICAMENTE LINGUISTICA OU MATEMÁTICA/LÓGICA, AS MAIS COMUNS NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS

ALMA CRIATIVA

  • ABERTURA

  • TOLERÂNCIA RISCO

  • ÂNIMO

  • CURIOSIDADE

UM ESPIRITO CRIATIVO REQUER CURIOSIDADE

  • “A NECESSIDADE PODE SER A MÃE DA INVENÇÃO, MAS A CURIOSIDADE É A MÃE DA DESCOBERTA”

  • CHARLES HANDY

ZONA

  • ZONA

  • DE

  • CONFORTO

O MODELO CRIATIVO DAS 4 ETAPAS

  • GRAHAM WALLAS

PREPARO

  • NA ETAPA DO PREPARO, SUA MENTE COLETA INFORMAÇÕES E DADOS QUE SERVEM COMO ALICERCE OU PESQUISA PARA UM QUESTÃO CRIATIVA, NA QUAL VOCE ESTA TRABALHANDO

INCUBAÇÃO

  • A ETAPA DE INCUBAÇÃO É COMUMENTE CONHECIDA COMO FASE DE DESCANSO OU PAUSA, EM QUE VOCÊ ARMAZENA AS INFORMAÇÕES QUE REUNIU E DEIXA DE FOCALIZA-LAS UM POUCO OU DE PENSAR CONSCIENTEMENTE NELAS

ILUMINAÇÃO

  • É MAIS CONHECIDA COMO A EXPERIÊNCIA EURECA OU AHA!, O MOMENTO DE INSPIRAÇÃO EM QUE, APARENTEMENTE DO NADA SURGE UMA IDÉIA PARA RESPONDER AO DESAFIO CRIATIVO QUE VOCÊ ENFRENTOU

IMPLEMENTAÇÃOVERIFICAÇÃO

  • É O PONTO EM VOCÊ DÁ FORMA PARA SUA NOVA IDÉIA, PARA SE CERTIFICAR QUE ELA FUNCIONA

10 ESTRATÉGIAS PARA A CRIATIVIDADE

  • JORDAN AYAN

1 RELACIONE-SE COM AS PESSOAS

O QUE IMPORTA É QUE VOCÊ RECONHEÇA QUE RELACIONAR-SE COM OUTRAS PESSOAS - PESOALMENTE, POR TELEFONE, FAX OU DE OUTRA MANEIRA - É UMA DAS MANEIRAS MAIS PODEROSAS DE ENCONTRAR INSPIRAÇÃO, FEEDBACK E TREINAMENTO

  • O QUE IMPORTA É QUE VOCÊ RECONHEÇA QUE RELACIONAR-SE COM OUTRAS PESSOAS - PESOALMENTE, POR TELEFONE, FAX OU DE OUTRA MANEIRA - É UMA DAS MANEIRAS MAIS PODEROSAS DE ENCONTRAR INSPIRAÇÃO, FEEDBACK E TREINAMENTO

2 PROJETE UM AMBIENTE ENRIQUECEDOR

  • MICROCOSMO - QUARTO ESCRITÓRIO, CASA;

  • MACROCOSMO - CIDADE, ESTADO, REGIÃO

  • AMBIÊNCIA PSICOLÓGICA - AS PESSOAS A SUA VOLTA

CONSIDERE TODOS OS ELEMENTOS A SUA VOLTA QUANDO VOCÊ MONATAR SEU AMBIENTE, PARA QUE TODAS AS SUAS PERCEPÇÕES SENSORIAIS SEJAM HARMONIOSAMENTE COORDENADAS, SENTIR-SE MUITO MAIS INSPIRADO E PRODUTIVO DO QUE EM UM AMBIENTE QUE PRODUZ CACOFONIA DE PERCEPÇÕES SENSORIAIS QUE O PERTURBAM E TRAUMATIZAM

  • CONSIDERE TODOS OS ELEMENTOS A SUA VOLTA QUANDO VOCÊ MONATAR SEU AMBIENTE, PARA QUE TODAS AS SUAS PERCEPÇÕES SENSORIAIS SEJAM HARMONIOSAMENTE COORDENADAS, SENTIR-SE MUITO MAIS INSPIRADO E PRODUTIVO DO QUE EM UM AMBIENTE QUE PRODUZ CACOFONIA DE PERCEPÇÕES SENSORIAIS QUE O PERTURBAM E TRAUMATIZAM

  • CADA PESSOA CRIATIVA E CADA EMPREENDIMENTO SÃO DIFERENTES E EXIGEM UM AMBIENTE SINGULAR QUE CORRESPONDA AOS OBJETIVOS.

7 ELEMENTOS PARA PROPORCINAR UM AMBIENTE CRIATIVO

  • LUZ, A FONTE NATURAL DE ENERGIA CRIATIVA;

  • COR, A MAGIA QUE ALTERA O HUMOR;

  • ARTE AMBIENTAL, ÍCONES EM SUA MENTE;

  • SOM, MÚSICA PARA SUA MENTE;

  • AROMAS, TERAPIA PARA A ALMA

  • TATO, CONFORTANDO E ESTIMULANDO O CORPO;

  • PALADAR, ALIMENTO PARA O PENSAMENTO CRIATIVO

3 SAIA DO SEU CASULO VIAJANDO

  • VIAJAR É ALGO QUE AJUDA A INTERROMPER A MONOTONIA DA VIDA DIÁRIA E LHE DÁ LIBERDADE PARA ROMPER COM SUA ROTINA

  • VIAJAR ALIMENTA SUA A.L.M.A. CRIATIVA E REFORÇA SUA INTELIGÊNCIA

4 SEJA CONTAGIADO POR BRINCADEIRAS E BOM HUMOR

  • BRINCAR PRODUZ SENTIMENTOS DE PRAZER, QUE O AJUDAM A ESCAPAR DOS DOIS PRINCIPAIS ASSASSINOS DA CRIATIVIDADE - O ESTRESSE E A AUTOCONSCIÊNCIA.

5 EXPANDA SUA MENTE PORMEIO DA LEITURA

A MELHOR LEITURA, NA VERDADE, É UM CICLO DE VIDA, NO QUAL AS IDÉIAS DE UM AUTOR FLUEM PARA VOCÊ, E AS SUAS IDÉIAS ENTÃO FLUEM DE VOLTA PARA O MUNDO NA FORMA DE COISAS QUE VOCÊ CRIA, DOS TRABALHOS QUE VOCÊ DESENVOLVE E DAS PESSOAS QUE VOCÊ AFETA.

  • A MELHOR LEITURA, NA VERDADE, É UM CICLO DE VIDA, NO QUAL AS IDÉIAS DE UM AUTOR FLUEM PARA VOCÊ, E AS SUAS IDÉIAS ENTÃO FLUEM DE VOLTA PARA O MUNDO NA FORMA DE COISAS QUE VOCÊ CRIA, DOS TRABALHOS QUE VOCÊ DESENVOLVE E DAS PESSOAS QUE VOCÊ AFETA.

6 DEDIQUE-SE ÀS ARTES

A ARTE E A MÚSICA PODEM SER ANIMADORAS, PORÉM PROVOCANTES, INTERESSANTES, PERTURBADORAS, VIOLENTAS, DESAFIADORAS, DEPRIMENTES, CONFORTANTES OU SURPREENDENTES. OS SENTIMENTOS QUE A ARTE OU A MÚSICA PRODUZEM PODEM LEVAR A INOVAÇÕES CRIATIVAS EM QUALQUER ÁREA DE SUA VIDA

  • A ARTE E A MÚSICA PODEM SER ANIMADORAS, PORÉM PROVOCANTES, INTERESSANTES, PERTURBADORAS, VIOLENTAS, DESAFIADORAS, DEPRIMENTES, CONFORTANTES OU SURPREENDENTES. OS SENTIMENTOS QUE A ARTE OU A MÚSICA PRODUZEM PODEM LEVAR A INOVAÇÕES CRIATIVAS EM QUALQUER ÁREA DE SUA VIDA

7 FIQUE LIGADO NA TECNOLOGIA

“TECNOLOGIA É SINÔNIMO DE ‘FERRAMENTA’, HOUVE UMA ÉPOCA EM QUE PREGOS SIGNIFICAVA ALTA TECNOLOGIA”

  • “TECNOLOGIA É SINÔNIMO DE ‘FERRAMENTA’, HOUVE UMA ÉPOCA EM QUE PREGOS SIGNIFICAVA ALTA TECNOLOGIA”

  • TOM CLANCY

  • TECNOLOGIA COMO FACILITADORA DO PROCESSO CRIATIVO

  • TECNOLOGIA EM SI COMO FORMA DE EXPRESSÃO CRIATIVA

8 DINAMIZE O PENSAMENTO COM RELAÇÃO AOS SEUS DESAFIOS

BRAINSTORMING;

  • BRAINSTORMING;

  • PENSAMENTO TRANSFORMATIVO;

  • CONEXÕES FORÇADAS;

  • PENSAR “COMO SE FOSSE”

  • PENSAMENTO OSP

  • MAPEAMENTO MENTAL

  • DINAMIZAÇÃO DO DIÁRIO

  • INTERPRETAÇÃO

9 LIBERE SEU ALTERCONSCIENTE

  • INTUIÇÃO

  • DEVANEIO

  • VISUALIZAÇÃO

  • MEDITAÇÃO

  • SONHOS

10 ENTRE EM CONTATO COM SUA ALMA CRIATIVA

ESPIRITUALIDADE

  • ESPIRITUALIDADE

  • ORAÇÃO

  • AFIRMAÇÕES

  • COMEMORAÇÕES E RITUAIS

  • PEREGRINAÇÕES

  • ORÁCULOS

Comentários