Drinks

Drinks

DRINKS & COQUETEIS

Símbolo de elegância e sofisticação. Nos anos 60, tal imagem foi associada ao agente secreto James Bond e o seu indefectível Dry Martini. Nos anos 90, foi a vez do o Cosmopolitan, drinque favorito das amigas do Sex and the City, virar febre nos bares descolados.

"A moda agora é resgatar o glamour no ritual em beber drinques".

A origem dos coquetéis, porém, é registrada de forma bem menos glamurosa. Durante a Lei Seca, nos Estados Unidos, quando o consumo e a fabricação de bebidas alcóolicas eram proibidas, misturavam-se a elas qualquer outra bebida que pudesse disfarçar seu gosto ruim. A própria origem do termo coquetel (do inglês cocktail, traduzindo rabo-de-galo) também não tem nada de sofisticado. Relatos relacionam a palavra às rinhas de galo que ocorriam na região do Mississipi, nos Estados Unidos, onde penas retiradas do galo vencedor eram usadas para mexer os drinques dos apostadores vencedores.

  • UTENSILIOS INDISPENSÁVEIS

Antes de começar a preparar os drinques e coquetéis, você vai precisar equipar sua casa com algumas bebidas e utensílios. Eles vão te ajudar a preparar as bebidas com mais facilidade e precisão nas medidas.

Bebidas- Vodka; - Gin; - Whisky; - Rum ; - Conhaque; - Licores (pêssego, laranja, menta, chocolate)- Vermute; - Cachaça; - Vinhos; - Champagne;Utensílios- Copos

- Abridor de garrafas

- Balde de gelo: indispensável para o seu bar. Existem dois tamanhos básicos - o pequeno, para servir gelo em destilados, e o grande, para espumante e vinho branco. Também é usado para gelar copos

- Colher de bar (bailarina) : usada como medida de bar, principalmente para mexer drinques no mixing glass. Ajuda também a separar bebidas de coquetéis em camadas, fazendo um efeito bacana

- Coqueteleira (shaker): existe em diversos modelos, tamanhos e designs. As mais usadas são as de metal. Para quem não tiver um em casa, pode-se adaptar com um copo de mixing elétrico

- Dosador (ou medidor de bar): Os mais comuns são os de 50 ml. Nos Estados Unidos, fabrica-se um modelo com medidas em onça (oz). Na hora de escolher, prefira a versão nacional

- Faca de bar: existe um modelo especial para bartender, vendida em lojas de utensílios domésticos, mas pode ser substituída por uma outra que seja bem afiada e não muito grande (esqueça facão de churrasco)

- Mixing glass (copo misturador): recipiente onde são misturadas e geladas bebidas antes de serem transferidas para os copos. Recomenda-se que sejam lisos e transparentes, para que se veja o conteúdo

- Pás de gelo: existem de plástico e de metal em diferentes tamanhos.

- Coador de bar: usado para coar bebidas para o copo sem o gelo

- Pilão: usado para o preparo de caipirinhas. Mais comum são os de madeira mas também existem de metal.

- Pinça de bar: para pegar as pedras de gelo

- Saca-rolhas: O ideal é que ele tenha pelo menos 5 espirais (para rolhas maiores), alavanca para apoiar e uma serra para retirar a cápsula da garrafa de vinho.

- Tábua de corte: para cortar frutas que irão enfeitar o drink.

- Vacu-vin: para garrafas de vinhos abertas, ajuda a retirar o oxigênio de dentro da garrafa, evitando assim a oxigenação precoce do vinho.

  • FINALIDADE DOS COQUETÉIS

Coquetéis aperitivos: indicados para ser bebidos antes das refeições, levam bebidas destiladas, aperitivos, bitters ou suco de limão. Geralmente são os short drinks ou on the rocks como o Manhattan e Daiquiri

Coquetéis repousantes: indicados para ser bebidos à tarde, levam bebidas destiladas, sucosa de frutas, xarope de açúcar ou groselha. Os long drinks, como o Planter's Punch e o Tulipan Rojo, fazem parte desse grupo

Coquetéis digestivos: indicados para ser tomados após as refeições. Podem ser frios ou quentes e levem diferentes licores, destilados, café ou creme de leite, como o Café Di Saronno

  • MODALIDADE DOS COQUETÉIS

De acordo com o método de preparação os coquetéis podem ser:

Mexidos: São os coquetéis preparados no copo de bar (mixing glass), com duas ou mais bebidas misturadas com o auxílio da colher bailarina. Geralmente não levam açúcar, podendo ser on the rocks.

Batidos: os coquetéis batidos são preparados com bebidas destiladas, sucos de frutas, açúcar, creme de leite, licores, etc. Como esses ingredientes não se misturam facilmente, eles devem ser batidos no shaker (coqueteleira)

Montados: são preparados no próprio copo em que serão servidos. Alguns desses coquetéis podem conter pequenas pedras de gelo e ser decorados com frutas da época.

Juleps: coquetéis com folhas de menta verde socadas com açúcar, bebidas destiladas, bitter Angostura etc

  • DIVISÃO DOS COQUETÉIS

A divisão ocorre de acordo com a dosagem e temperatura das bebidas utilizadas.

Short Drinks: coquetéis curtos, podem ser batidos ou mexidos, servidos em copos pequenos com capacidade aproximada de 80 ml. Os short drinks sao os verdadeiros coquetéis, devendo ser tomados antes ou depois das refeições, nunca durante elas

Long Drinks: são preparados por meio da mistura de diferentes bebidas, completadas com refrigerantes, Club Soda, sucos,e etc., e servidos em copos longos. Não devem ser servidos antes das refeições, pois são refrescantes e repousantes

Hot Drinks: são bebidas quentes e estimulantes, normalmente servidas no inverno, em copos próprios que suportem calor

  • GRUPOS CLÁSSICOS DE COQUETÉIS

Existem muitos grupos de coquetéis de acordo com suas características.

Sours: "sour" significa ácido ou azedo. Os sours são preparados à base de bebidas destiladas, suco de limão e açúcar, batidos e servidos em copos de coquetel incrustado.

Fizzes: "fizz" significa efervescência. Preparados com bebidas destiladas, sucos de frutas ácidas, açúcar e gelo, bem batidos e completados com Club Soda, os fizzes devem ser servidos logo a seguir, para não perderem a efervescência. São refrescantes, tônicos e calmantes.

Flips: "flip" significa gemada. Preparados com gema de ovo, vinhos do Porto ou reconstituintes, noz-moscada ou canela opcional, os flips são energéticos.

Frappes: licores servidos após as refeições, com gelo ralado, em taça de coquetel ou flute.

Fancies: "fancy" significa fantasia. Bem ornamentados, os fancies saão os coquetéis preparados pelo bartender com o uso de sua criatividade.

Frozens: coquetéis servidos em taças especiais, fazem drinks fantasia com margaritas, daiquiris, etc.

Eggnogs: gemada, são preparados à base de creme de leite, gema de ovos, canela em pó, mas podem também conter uísque, rum ou Cognac. São servidos quentes ou frios.

Café Coquetel: à base de café bem quente, bebidas destiladas e licores.

Cups: preparados com frutas frescas, vinhos licorosos ou licores, e às vezes, champanhe, os cups são refrescantes e podem ser servidos em reuniões sociais.

Grogs: designa bebidas quentes. Feitos à base de rum, kirsh, Cognac ou gim, são quentes e açucarados.

High Ball: preparados com bebida destilada, Club Soda, água ou Ginger Ale e coca-cola, os High Balls são servidos com cubos de gelo. Nos Estados Unidos, caracteriza o uísque com soda, servido em copo alto.

Pousse Café: na França, significa o licor tomado após o café. Preparados com bebidas digestivas, licores que formam camadas contrastantes, os pousse café requerem bom conhecimento quanto à densidade das bebidas, pois as mais pesadas devem ser colocadas primeiro, terminando-se com as mais leves.

Collins: preparados à base de bebidas destiladas como rum, gim, uísque, mais suco de limão, açúcar e água gasosa, servido em copo Collins, são long drinks refrescantes.

Stings: bebida feita com uísque ou gim, água e açúcar nos Estados Unidos, também pode ser preparadas com bebidas destiladas, suco de limão, licor e Club Soda.

Soft Drinks: coquetéis com sucos de frutas, água, refrigerantes, xaropes sem álcool, podem ser servidosem copo longo ou de coquetéis.

Comentários