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Instruções para Apresentação de Dissertações e Teses, Notas de estudo de Engenharia Matemática

Este documento fornece instruções detalhadas sobre a apresentação de dissertações e teses, incluindo as informações necessárias para a capa, a estrutura do texto, a formação de agradecimentos e o sumário. Além disso, são fornecidas recomendações sobre a importância de uma revisão de literatura abrangente e a importância de manter a objetividade e a clareza em todos os aspectos do trabalho.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 21/05/2013

GloboTV
GloboTV 🇧🇷

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Baixe Instruções para Apresentação de Dissertações e Teses e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Matemática, somente na Docsity! PE efe Te E Tala lado dtedls DE QUEIRE [e etej SUPERIOR DE AGRICU SR = qi] NORMAS das j2ss Eua Euro UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CAMPUS "LUIZ DE QUEIROZ" ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES 2ª edição revista e atualizada P I R A C I C A B A 1997 Sonia Corrêa da Rocha Eliana Maria Garcia Sabino Kátia Maria de Andrade Ferraz Paulo Roberto de Camargo e Castro Valdomiro Shiguero Miyada Maria Cristina Stolf Nogueira Ricardo Victoria Filho Francisco Antonio Monteiro Antonio Natal Gonçalves Natal Antonio Vello José Djair Vendramim CAPA E IMPRESSÃO Diretoria de Serviços Auxiliares do Campus “Luiz de Queiroz” Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) DIVISÃO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO – Campus “Luiz de Queiroz”/USP Escola Supeiror de Agricultura Luiz de Queiroz (Piracicaba, SP) Normas para elaboração de dissertações e teses. - - 2.ed., ver., atual. / por Sonia Corrêa da Rocha et al. - - Piracicaba: ESALQ, 1997. 94 p. Norma. 2. Tese I. Rocha, Sonia Corrêa da II. Título CDD 8.08.066 USP - Campus "Luiz de Queiroz" USP – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” DIVISÃO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO SERVIÇO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Av. Pádua Dias, 11 Av. Pádua Dias, 11 Caixa Postal 9 Caixa Postal 9 13418-900 - Piracicaba, SP 13418-900 - Piracicaba, SP e-mail: biblio@esalq.usp.br e-mail: pos-grad@esalq..usp.br http://dibd.esalq.usp.br http://www.esalq.usp.br APRESENTAÇÃO A revisão de Normas para Elaboração de Dissertações e Teses, editada em 1987, se fez necessária em face da alteração da NB-6023/86 - Referências Bibliográficas apresentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da disponibilidade dos modernos recursos de editoração eletrônica. A atualização da publicação foi solicitada pela Comissão de Pós-Graduação à Divisão de Biblioteca e Documentação e elaborada pelas bibliotecárias Sonia Corrêa da Rocha, Eliana Maria Garcia Sabino e Kátia Maria de Andrade Ferraz. A revisão final foi feita pela Comissão de Pós-Graduação, com colaboração especial dos Professores Doutores Paulo Roberto de Camargo e Castro, Valdomiro Shigueru Miyada, Antonio Natal Gonçalves, Natal Antonio Vello e José Djair Vendramim. Com base nas tendências internacionais recentes, também foi feita uma atualização no que se refere às formas de apresentação. Assim, o Pós-Graduando poderá escolher entre duas formas de apresentação: 1) forma tradicional, atualizada basicamente para os itens de citações e referências bibliográficas, além da apresentação de um trabalho completo enviado para uma revista científica; 2) forma de publicação, pela qual será possível apresentar capítulos redigidos como trabalhos científicos completos enviados para publicação e/ou publicados. A aprovação desta 2ª edição ocorreu na 301ª Reunião da Comissão de Pós- Graduação, realizada em 04 de novembro de 1996, para servir como diretriz na elaboração das dissertações e teses dos cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pela ESALQ, a partir de 1º de maio de 1997. Natal AntonioVello Janeti Lourdes Bombini de Moura Presidente Diretora Técnica Comissão de Pós-Graduação Divisão de Biblioteca e Documentação SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO.................................................................... 1 2 PLANO DE DISSERTAÇÃO OU TESE...................................... 3 3 DISSERTAÇÃO OU TESE: ESTRUTURA.................................. 5 3.1 Parte pré-textual........................................................... 5 3.1.1 Capa.......................................................................... 5 3.1.2 Folha de rosto.............................................................. 5 3.1.2.1 Título........................................................................ 6 3.1.2.2 Ficha catalográfica........................................................ 6 3.1.3 Folha de aprovação........................................................ 6 3.1.4 Dedicatória.................................................................. 7 3.1.5 Agradecimentos............................................................ 7 3.1.6 Sumário...................................................................... 7 3.1.7 Lista de figuras............................................................ 7 3.1.8 Lista de tabelas............................................................. 8 3.1.9 Lista de siglas, abreviaturas e símbolos............................... 8 3.1.10 Curriculum vitae........................................................... 8 3.1.11 Resumo...................................................................... 8 3.1.12 Summary e resumo em outro idioma.................................. 9 3.2 Parte textual................................................................ 9 A. Forma de Publicação .................................................... 9 B. Forma Tradicional ........................................................ 10 3.2.1 Introdução................................................................... 11 ANEXO LISTA DE MODELOS Página A1 Plano de Dissertação/Tese (Capa) ........................................................................... 27 A2 Plano de Dissertação/Tese (Parte Final) .................................................................. 29 A3 Capa de Dissertação ................................................................................................ 31 A4 Capa de Tese ............................................................................................................ 33 A5 Folha de Rosto de Dissertação .................................................................................. 35 A6 Ficha Catalográfica de Dissertação ........................................................................... 37 A7 Folha de Rosto de Tese ............................................................................................ 39 A8 Ficha Catalográfica de Tese ..................................................................................... 41 A9 Folha de Aprovação ................................................................................................. 43 A10 Sumário .................................................................................................................. 45 A11 Listas de Figuras ..................................................................................................... 47 A12 Listas de Tabelas .................................................................................................... 49 A13 Resumo .................................................................................................................. 51 A14 Summary ................................................................................................................ 53 A15 Folha Guia para Apresentação do Texto ................................................................ 55 1 INTRODUÇÃO DISSERTAÇÃO é uma monografia, onde o autor apresenta as informações disponíveis, procurando dar uma idéia, a mais completa possível, do estado atual dos conhecimentos sobre o assunto escolhido. Tópicos controvertidos, juntamente com discussões e sugestões, devem ser incluídos. O autor deverá conduzir uma pesquisa, sobre a qual será baseada a dissertação. TESE é uma monografia, onde o autor defende certas proposições ou pontos de vista próprios. Tais proposições ou pontos de vista devem ser oriundos de um trabalho original de pesquisa. O autor deve apresentar as informações disponíveis sobre o assunto, bem como a metodologia utilizada na sua pesquisa, dando ao leitor elementos para julgar a validade e a fidedignidade das conclusões obtidas. Em ambos os casos deve-se realçar, sempre que couber, o levantamento claro das hipóteses de trabalho. A Dissertação ou Tese deve ser escrita com um tratamento objetivo e impessoal, preferivelmente na terceira pessoa do singular, evitando-se referência pessoal. Deve ser mantida a uniformidade de tratamento em todo o trabalho, evitando-se as expressões meu trabalho, nosso trabalho ou eu. É importante que haja consistência na apresentação, mantendo-se um padrão uniforme em todas as fases da dissertação ou tese. Deve ser adotado o Sistema Internacional de Unidades, utilizando-se as abreviaturas convencionais e as mesmas unidades na redação do aprovação pelo Conselho de Curso e assinatura do Coordenador do Curso (ver A1 e A2). 3 DISSERTAÇÃO OU TESE: ESTRUTURA A estrutura da Dissertação ou Tese compreende três partes: pré-textual, textual e pós-textual. 1 3.1 Parte pré-textual Nesta parte estão incluídos: capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória e agradecimentos, sumário, lista de figuras, lista de tabelas, lista de siglas, abreviaturas e símbolos, curriculum vitae, resumo, summary e/ou resumo em outro idioma. 3.1.1 Capa A capa, de cartolina, deve reproduzir os elementos representativos da folha de rosto: título do trabalho, autor, informações sobre o tipo de trabalho, instituição à qual é submetido, grau pretendido, local, mês e ano (ver A3 e A4). 3.1.2 Folha de rosto A folha de rosto deve conter os seguintes elementos essenciais à identificação da obra (ver A5 e A7): 1 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Apresentação de dissertações e teses: projeto 14:02.02-002/85. 15p. a) título de Dissertação ou Tese, em letras maiúsculas, observando margem superior de 5 cm, com as palavras simetricamente distribuídas: subtítulo, se necessário; b) nome completo do autor, em letras maiúsculas menores que as do título, centralizadas e a 3 cm da última linha do título; c) formação profissional do autor, logo abaixo do seu nome; d) nome completo do orientador, escrito em letras maiúsculas, ocupando a metade direita da página, 3,5 cm abaixo do nome do autor e precedido da palavra Orientador; e) informações sobre o tipo de trabalho, nome da instituição à qual o trabalho é submetido e grau ou título acadêmico pretendido, iniciando 7 cm abaixo do nome do autor e ocupando apenas a metade direita da página; f) local, mês e ano de conclusão do trabalho, escrito centralizado observando margem inferior de 5 cm. 3.1.2.1 Título O título deve ser claro, conciso e suficientemente descritivo para definir o assunto nele tratado. É conveniente, no título do trabalho, que os nomes vulgares das espécies sejam seguidos do nome científico, entre parênteses, em itálico e ntre parênteses, principalmente quando se tratar de espécies pouco conhecidas. 3.1.2.2 Ficha catalográfica No verso da folha de rosto deve constar a ficha catalográfica do trabalho, preparada pela Divisão de Biblioteca e Documentação (ver A6 e A8). O resumo deve apresentar, em forma concisa, a essência da Dissertação ou Tese, indicando a natureza do problema estudado, material e métodos utilizados, resultados mais importantes e principais conclusões, tendo no máximo 500 palavras (ABNT, 1980b). Antecedendo o texto, devem constar o título do trabalho, os nomes do candidato e do seu orientador e a palavra Resumo na margem esquerda (ver A13). 3.1.12 Summary e resumo em outro idioma É obrigatória a versão do resumo para o inglês e, facultativa, para outro idioma de divulgação internacional. O título do trabalho, em inglês e/ou idioma escolhido, os nomes do candidato e do seu orientador e a palavra SUMMARY, ou correspondente, devem anteceder o texto (ver A14). 3.2 Parte textual Nesta forma, o Pós-Graduando deve apresentar, no mínimo, dois trabalhos científicos relacionados ao plano de dissertação ou tese, de comum acordo com o Orientador. A dissertação ou tese deve conter: a) um capítulo introdutório descrevendo os objetivos gerais, as hipóteses que levaram à escolha do tema e as relações dos trabalhos apresentados com o plano; b) uma revisão de literatura abrangente do assunto, seguindo as normas da forma tradicional; c) diversos capítulos referentes aos trabalhos apresentados com as seguintes exigências; - os trabalhos devem ser referentes ao Plano de Dissertação ou Tese, elaborados a partir do ingresso no curso, e acompanhado de comprovante de recebimento para submissão à publicação em revista com corpo editorial próprio, que conste do elenco de revistas eleitas pelo Conselho do Curso; - os trabalhos devem ter recebido a colaboração efetiva do Orientador que é, obrigatoriamente, co-autor dos trabalhos científicos apresentados; - os trabalhos de revisão, de anais de congressos, artigos reduzidos (resumos, técnicas, comunicações curtas, cartas ao editor e similares) não são considerados no número mínimo de artigos exigidos; d) um capítulo final com as conclusões gerais; e) referências bibliográficas, seguindo as normas da forma tradicional. B. Forma Tradicional A dissertação ou tese, na forma tradicional, inclui na parte textual as seguintes subdivisões: Capítulo 1. Introdução Capítulo 1. Revisão de Literatura Capítulo 3. Metodologia ou Material e Métodos Capítulo 4. Resultados Capítulo 5. Discussão Capítulo 6. Conclusões Conforme o caso, algumas dessas subdivisões podem ser reunidas em um único capítulo. Assim, se a Revisão de Literatura for breve, ela pode ser incorporada à Introdução; ou Resultados e Discussão reunidos em um único capítulo. Da mesma forma Material e Métodos poderão ser apresentados em capítulos separados. Se necessário, outros capítulos poderão ser incluídos. Na entrega da dissertação ou tese o Pós-Graduando deve apresentar um trabalho científico oriundo da mesma, e acompanhado de comprovante de recebimento para submissão à publicação em revista com corpo editorial próprio, que conste do elenco de revistas eleitas pelo Conselho do Curso. 3.2.1 Introdução Tem por objetivo fornecer ao leitor os antecedentes que justificam o trabalho, bem como focalizar o assunto a ser tratado. A introdução pode incluir informações sobre a natureza e importância do problema, relação com outros estudos sobre o mesmo assunto, razão para a realização do trabalho, suas limitações e seus objetivos. Nunca deve incluir as conclusões do trabalho; admite-se, inclusive, que a redação da introdução seja feita antes da realização do trabalho. Deve-se realçar, sempre que couber, o levantamento claro das hipóteses de trabalho. 3.2.2 Revisão de literatura A importância desta parte do trabalho está relacionada com a necessidade que o leitor tem de saber o que existe na literatura correlata, informações e sugestões sobre o problema em estudo, bem como a utilidade da pesquisa, quer seja por cobrir lacunas existentes na literatura, ou por reforçar trabalhos já realizados e que necessitem confirmação e continuação. Desta forma, suas funções principais são demonstrar indiretamente a necessidade ou oportunidade do estudo e auxiliar a interpretação dos resultados. limitações; e) procurar elaborar, quando possível, uma teoria para explicar certas observações ou resultados obtidos; f) sugerir, quando for o caso, novas pesquisas, tendo em vista a experiência adquirida no desenvolvimento do trabalho e visando sua complementação. 3.2.6 Conclusões Após discutir e interpretar os resultados, o autor deve apresentar de forma lógica, clara e concisa as suas conclusões e descobertas. As conclusões, evidentemente, devem ser baseadas somente nos fatos comprovados e já discutidos no capítulo anterior. 3.3 Parte pós-textual Esta parte da Dissertação ou Tese inclui: anexos, referências bibliográficas e apêndices. 3.3.1 Anexos São partes integrantes do trabalho e que, devido à dificuldade de colocação no local adequado, figuram após o texto, em paginação contínua, antecedendo as referências bibliográficas (Kotait, 1981). Havendo mais de um anexo, a identificação deve ser feita por letras maiúsculas: Anexo A, Anexo B, etc. 3.3.2 Referências bibliográficas A literatura mencionada no texto do trabalho deve ser relacionada sob o título de Referências Bibliográficas (ver Apêndice 1). A lista de referências bibliográficas deve ser ordenada alfabeticamente, obedecendo ao sistema de chamada alfabética, isto é, as citações indicam os documentos pelo sobrenome do autor e ano de publicação. Outras publicações, não mencionadas no texto, podem ser relacionadas após as Referências Bibliográficas, sob o título de Bibliografia Recomendada. 3.3.3 Apêndices Consistem de dados e transcrição de figuras ou qualquer outro material, que não se relacionam diretamente com o desenvolvimento da tese. Comportam, por exemplo, questionários, dados originais, tabelas de resultados intermediários para serem fácil e diretamente acessíveis ao leitor. Havendo mais de um apêndice, sua identificação deve ser sequencial, com algarismos arábicos: APÊNDICE 1, APÊNDICE 2, etc. 4 PREPARO DO ORIGINAL E REPRODUÇÃO 4.1 Generalidades A Dissertação ou Tese deve ser apresentada de modo legível, digitada em processador de texto e tipo de letra de escolha do autor, em espaço um e meio, de um lado só do papel. Excepcionalmente, as Dissertações ou Teses muito extensas (acima de 250 páginas) poderão ser impressas nos dois lados (frente e verso) do papel. Os títulos de livros, folhetos e periódicos são grafados em negrito, e os nomes científicos, em itálico. Para efeito de alinhamento, barras e outros sinais não devem ser usados na margem direita do texto. A imagem impressa deve ser de boa qualidade, com caracteres nítidos e pretos. Os exemplares podem ser obtidos por processo de escolha do autor, desde que indelével. Na apresenatação do protótipo da dissertação ou tese é recomendável a numeração das linhas dentro de cada página, de maneira a facilitar os trabalhos de argüição durante a defesa. Essa numeração deve ser eliminada na apresentação do original. 4.2 Papel
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