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pro2208 aula 21 Oligopolio apresentaþÒo 8, Notas de aula de Economia Política

pro2208 economia oligopólo - aula 21

Tipologia: Notas de aula

Antes de 2010

Compartilhado em 08/10/2007

ariel-lambrecht-10
ariel-lambrecht-10 🇧🇷

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Baixe pro2208 aula 21 Oligopolio apresentaþÒo 8 e outras Notas de aula em PDF para Economia Política, somente na Docsity! PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino PRO 2208 Introdução à Economia PR 2208 I trn oduçã o à c iE ono a Oligopólios PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino Entre os Mercados Competitivos e os Monopólios tr s rc s titiv s s En e o e ado Co pe o e o onopólios Competição imperfeita Co petição i perfeita Estruturas de mercado que se situam entre os mercados competitivos e os monopólios Estruturas de ercado que se situa entre os ercados co petitivos e os onopólios Nesses casos as empresas não enfrentam o mesmo grau de competição dos mercados competitivos, e não são tomadoras de preço Nesses casos as e presas não enfrenta o es o grau de co petição dos ercados co petitivos, e não são to adoras de preço PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino Característica dos Oligopóliosr ct rCa a e ístic s lia do gopóli so Devido ao pequeno número de competidores, a principal característica dos Oligopólios é a tensão entre competição (interesse próprio) e cooperação Devido ao pequeno nú ero de co petidores, a principal característica dos ligopólios é a tensão entre co petição (interesse próprio) e cooperação Pequeno número de empresasPequeno nú ero de e presas Melhor solução: produzir pouco e cobrar preços acima do custo marginal elhor solução: produzir pouco e cobrar preços aci a do custo arginal As empresas são interdependentesAs e presas são interdependentes PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino Exemplo: Duopóliox l : E e p o uopólio Duopólio: oligopólio com dois competidores Tipo mais simples de oligopólio Duopólio: oligopólio co dois co petidores Tipo ais si ples de oligopólio Quantidade Preço Receita total 0 120 0 10 110 1100 20 100 2000 30 90 2700 40 80 3200 50 70 3500 60 60 3600 70 50 3500 80 40 3200 90 30 2700 100 20 2000 110 10 1100 120 0 0 Exemplo: Duas fontes de água potável Custo de produção = 0 Exe plo: Duas fontes de água potável Custo de produção = 0 PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino Competição, Monopólios e CartéistiCo pe çã , o onopólios e artC éis Se o mercado fosse perfeitamente competitivo: O preço seria levado a se igualar ao custo marginal: P = CMg = $0 Q = 120 litros Se o ercado fosse perfeita ente co petitivo: preço seria levado a se igualar ao custo arginal: P = C g = $0 = 120 litros Se houvesse somente um fornecedor (monopólio): O preço seria aquele para o qual o lucro é máximo P = $60 Q = 60 litros Se houvesse so ente u fornecedor ( onopólio): preço seria aquele para o qual o lucro é áxi o P = $60 = 60 litros Qual o comportamento do duopólio?ual o co porta ento do duopólio? PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino Equilíbrio do OligopólioilEqu í ri lib o do gopólio As empresas estabelecem suas estratégias de produção e preços observando as estratégias de seus concorrentes As e presas estabelece suas estratégias de produção e preços observando as estratégias de seus concorrentes Quando as empresas em um oligopólio escolhem suas estratégias procurando maximizar o resultado individual, elas produzem uma quantidade maior que o monopólio, porém menor que o mercado competitivo uando as e presas e u oligopólio escolhe suas estratégias procurando axi izar o resultado individual, elas produze u a quantidade aior que o onopólio, poré enor que o ercado co petitivo PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino Equilíbrio do OligopólioilEqu í ri lib o do gopólio A quantidade produzida é maior que no monopólio, e menor que no mercado competitivo A quantidade produzida é aior que no onopólio, e enor que no ercado co petitivo Os preços são menores que no monopólio, e maiores que no mercado competitivo s preços são enores que no onopólio, e aiores que no ercado co petitivo Os lucros são menores que no oligopólios lucros são enores que no oligopólio PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino Tamanho do Oligopólio liTa anho do gopólio O aumento do número de empresas tem os seguintes efeitos au ento do nú ero de e presas te os seguintes efeitos Aumento da quantidade ofertada: como os preços estão acima do custo marginal, um aumento na quantidade aumenta os lucros Aumento da quantidade ofertada: como os preços estão acima do custo marginal, um aumento na quantidade aumenta os lucros O aumento na oferta leva a uma redução de preços, e uma redução no lucro unitário O aumento na oferta leva a uma redução de preços, e uma redução no lucro unitário O aumento do número de competidores leva o oligopólio cada vez mais perto de um mercado competitivo au ento do nú ero de co petidores leva o oligopólio cada vez ais perto de u ercado co petitivo PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino O Dilema do Prisioneiro il risi ire a do P one o O dilema do prisioneiro é um jogo clássico que mostra as dificuldades de se conseguir cooperação entre jogadores O dilema do prisioneiro é um jogo clássico que mostra as dificuldades de se conseguir cooperação entre jogadores Dilema do Prisioneiro Dois criminosos foram presos por um pequeno delito, mas existem suspeitas do seu envolvimento em um grande crime. Eles serão interrogados separadamente e simultaneamente. Se cada um permanecer em silêncio quanto ao crime, cada um terá uma pena de 1 ano pelo delito menor. Se somente um confessar e incriminar o outro, terá liberdade enquanto o outro cumprirá uma pena de 20 anos. E os dois confessarem, a pena é dividida e reduzida para 8 anos para cada um. Dile a do Prisioneiro Dois cri inosos fora presos por u pequeno delito, as existe suspeitas do seu envolvi ento e u grande cri e. Eles serão interrogados separada ente e si ultanea ente. Se cada u per anecer e silêncio quanto ao cri e, cada u terá u a pena de 1 ano pelo delito enor. Se so ente u confessar e incri inar o outro, terá liberdade enquanto o outro cu prirá u a pena de 20 anos. E os dois confessare , a pena é dividida e reduzida para 8 anos para cada u . PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino O Dilema do Prisioneiro: possibilidades il risi ir : ssi ili se a do P one o po b dade Prisioneiro 1 Confessa Confessa P1 tem pena de 8 anos P2 tem pena de 8 anos P1 tem pena de 20 anos P2 é solto P1 é solto P2 tem pena de 20 anos P1 tem pena de 1 ano P2 tem pena de 1 ano Não Confessa Não Confessa Prisioneiro 2 PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino O Dilema do Prisioneiro il risi ire a do P one o Estratégia dominante é a melhor estratégia a ser seguida por um jogador independentemente das ações dos outros jogadores Estratégia dominante é a melhor estratégia a ser seguida por um jogador independentemente das ações dos outros jogadores A melhor estratégia individual é confessar (pena de 0 ou 8 anos) A elhor estratégia individual é confessar (pena de 0 ou 8 anos) Se os dois não confessarem, a pena para ambos é de apenas 1 ano Se os dois não confessare , a pena para a bos é de apenas 1 ano Mas, se um confessar e ou outro não, tem pena de 20 anos as, se u confessar e ou outro não, te pena de 20 anos Confessar ou não confessar, eis a questão... Confessar ou não confessar, eis a questão... PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino Exemplo: Irã x Iraquex lE e p o: Irã x Iraque Iraque Alta Produção Iraque fatura $40bi Irã fatura $40 bi Iraque fatura$30 bi Irã fatura $60 bi Iraque fatura $60 bi Irã fatura $30 bi Iraque fatura $50 bi Irã fatura $50 bi Irã Baixa Produção Alta Produção Baixa Produção PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino Exemplo: Guerra Friax lE e p o: erra u Fria Estados Unidos Armar Risco para EUA Risco para USSR Risco para EUA EUA vulnerável Segurança para USSR Poder para USSR Segurança para EUA Segurança para USSR Desarmar União Soviética Segurança para EUA Poder para EUA Risco para URSS URSS vulnerável Armar Desarmar A corrida armamentista EUA x URRSA corrida armamentista EUA x URRS PRO 2208 Prof. Davi Nakano e Profa. Sandra Rufino Exemplo: Publicidade de cigarros nos EUAx lE e p o: P lici a eub d d e ci arr s s d g o no EUA Marlboro Faz publicidade Marlboro lucra $3 bi Camel lucra $3 bi Camel lucra $5 bi Marlboro lucra $2 bi Camel lucra $2 bi Marlboro lucra $5 bi Camel lucra $4 bi Marlboro lucra $4 bi Não faz publicidade Camel Faz publicidade Não faz publicidade
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