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Guias e Dicas
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Preliminares Matemáticos, Manuais, Projetos, Pesquisas de Mecatrônica

Preliminares Matemáticas - Transformacao de Coordenadas - Capítulo 4 do livro inacabado do prof Cabral para Robótica - PMR2560

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

Antes de 2010

Compartilhado em 14/09/2006

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ariel-lambrecht-10 🇧🇷

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Baixe Preliminares Matemáticos e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Mecatrônica, somente na Docsity! Preliminares Matemáticos: Transformação de Coordenadas 1 Capítulo 4 PRELIMINARES MATEMÁTICOS: TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS Para o estudo de robôs manipuladores é necessário um conhecimento prévio das técnicas de descrição de posição, orientação e velocidade de corpos rígidos. Para o estudo dos movimentos de um corpo rígido é fundamental o conhecimento da teoria de transformação de coordenadas. Neste capítulo, são apresentadas as ferramentas matemáticas necessárias para o estudo dos movimentos de robôs manipuladores, incluindo, formas de descrever orientação de corpos rígidos, transformação de coordenadas, matriz de rotação e transformação homogênea. 4.1 Posição e Orientação de um Corpo Rígido Um manipulador pode ser modelado como um sistema de corpos rígidos. A localização de cada corpo rígido é completamente descrita pela sua posição e orientação. A posição pode ser representada pelas coordenadas de um ponto arbitrário, fixo no corpo. Seja O-xyz um sistema de coordenadas fixo no espaço e seja O1 um ponto arbitrário, fixo no corpo rígido, como mostra a Figura 2-1. A posição do corpo rígido é representada pela posição do ponto O1 em relação ao sistema de coordenadas fixo, dada por: tzyx ),,( 000=0x , (4-1) onde o superescrito “t” representa transposto e x0 é um vetor coluna 3x1 com as coordenadas do ponto O1. Figura 2-1: Posição e orientação de um corpo rígido. Análise de Robôs (E. L. L. Cabral) 2 Para representar a orientação do corpo rígido, um sistema de coordenadas O1-x1y1z1 é fixo no corpo, como mostra a Figura 4-1. A orientação do corpo é então representada pela direção dos eixos x1, y1, z1. Seja, i1, j1 e k1 os vetores unitários ao longo dos eixos x1, y1 e z1 respectivamente, descritos em relação ao sistema fixo. As componentes de cada um destes vetores são os cosenos diretores de cada eixo projetado no sistema de coordenadas fixo. Dessa forma, define-se a matriz R como sendo: [ ]R 1 1 1= i j k, , . (4-2) Observa-se que os vetores i1, j1 e k1 são vetores coluna de dimensão 3x1 e portanto a matriz R é uma matriz de dimensão 3x3. A matriz R é chamada matriz de rotação e descreve completamente a orientação do corpo rígido em relação ao sistema de coordenadas fixo O- xyz. Note, que os vetores coluna e linha têm módulo unitário e são ortogonais entre sí, logo, R é uma matriz ortonormal. 4.2 Transformação de Coordenadas Seja P um ponto de um corpo rígido arbitrário no espaço, como mostra a Figura 4-2. A posição do ponto P descrita em relação ao sistema de coordenadas fixo da base, O-xyz, é definida pelo vetor p, como se segue: p = ( , ,p p p )x y z t . (4-3) A posição do ponto P também pode ser expressa em relação ao sistema de coordenadas fixo no corpo, O1-x1y1z1 , sendo dada por: p1 = ( , , ) tp p px y z1 1 1 . (4-4) Figura 4-2: Transformação de coordenadas. A relação entre os vetores p e p1 define a transformação de coordenadas entre os sistemas de coordenadas fixo na base, O-xyz, e fixo no corpo, O1-x1y1z1. A posição e a Preliminares Matemáticos: Transformação de Coordenadas 5 Assim a matriz de rotação que representa a transformação do sistema O-xyz para o sistema O1-x1y1z1, R0 1 , é dada por: R i i j i k i i j j j k j i k j k k k 0 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅           . (4-15) Ressalta-se que os versores i, j, k e i1, j1, k1 devem estar descritos em um mesmo sistema de coordenadas, podendo este ser o sistema O-xyz ou, o sistema O1-x1y1z1 ou, mesmo ainda um terceiro sistema de coordenadas independente destes dois. Analogamente pode-se obter as coordenadas de p1 em função das coordenadas de p. Assim, tem-se o seguinte: p p p p p p p p p p p p x x y z y x y z z x y z 1 1 1 = ⋅ = ⋅ = ⋅ + ⋅ + ⋅ = ⋅ = ⋅ ⋅ + ⋅ + ⋅ = ⋅ = ⋅ = ⋅ + ⋅ + ⋅ p i p i i i j i k i p j p j i j j j k j p k p k i k j k k k 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 ; ; ; = (4-16) que compactamente na forma matricial fica, p R p1 1 0= . (4-17) Dessa forma, a matriz de rotação que representa a transformação do sistema O1-x1y1z1 para o sistema O-xyz, R1 0 , é dada por: R i i j i k i i j j j k j i k j k k k 1 0 1 1 1 1 1 1 1 1 1 = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅           . (4-18) Analisando as equações (4-14) e (4-17), e sabendo-se que a matriz de rotação é uma matriz ortonormal, pode-se concluir que, ( ) ( )R R R01 10 10= =−1 t . (4-19) Um resultado muito importante são as matrizes de rotação que descrevem rotações em torno dos eixos principais, x, y e z de um sistema de coordenadas. Estas transformações são vistas nos exemplos que seguem. Exemplo 4.1: Rotação em torno do eixo z. A Figura 4-4 mostra uma rotação em torno do eixo z do sistema de coordenadas O-xyz, de um ângulo θ, resultando no novo sistema de coordenadas O1-x1y1z1. Análise de Robôs (E. L. L. Cabral) 6 Figura 4-4: Rotação em torno do eixo z. A matriz de rotação Rz,θ que descreve esta transformação é dada pela eq. (4-15), que aplicada à rotação em questão resulta em, R i i j i k i i j j j k j i k j k k k 1 1 1 1 1 1 1 1 1 z, sin sinθ θ θ θ θ= ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅           = −          cos cos 0 0 0 0 1 . (4-20) Exemplo 4.2: Rotação em torno do eixo y. A Figura 4-5 mostra uma rotação em torno do eixo y de um ângulo φ. A matriz de rotação, Ry,φ que descreve esta transformação é dada por: Figura 4-5: Rotação em torno do eixo y. Preliminares Matemáticos: Transformação de Coordenadas 7 R i i j i k i i j j j k j i k j k k k 1 1 1 1 1 1 1 1 1 y cos sin sin cos ,φ φ φ φ φ = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅           = −           0 0 1 0 0 . (4-21) Exemplo 4.3: Rotação em torno do eixo x. A matriz de rotação em torno do eixo x de um ângulo α, esquematizada na Figura 4-6, é dada por: Figura 4-6: Rotação em torno do eixo x. R i i j i k i i j j j k j i k j k k k 1 1 1 1 1 1 1 1 1 x cos sin sin cos ,α α α α α = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅           = −           1 0 0 0 0 . (4-22) 4.4 Rotação de um vetor A matriz de rotação também pode ser vista como um operador que age sobre um vetor, rodando o mesmo e fornecendo as suas novas coordenadas depois de rodado. A título de exemplo, a Figura 4-7, apresenta uma transformação de rotação em torno do eixo z, dada pela matriz R. Os vetores p0 e p1 tem suas coordenadas expressas no sistema original, O-xyz, e o vetor p2 tem suas coordenadas expressas no sistema transformado, O1-x1y1z1. Contudo o vetor p0 tem as mesmas coordenadas do vetor p2, porém, cada um expresso em um sistema diferente. Dessa forma, tem-se as seguintes relações: p Rp1 2= ; (4-23) p2 (em relação à O-x1y1z1) = p0 (em relação à O-xyz). Assim, pode-se concluir que, Análise de Robôs (E. L. L. Cabral) 10 R Ry z, ,90 90 0 0 1 1 0 0 0 1 0 o o⋅ =           . Sequência 2: R Rz y, ,90 90 0 1 0 0 0 1 1 0 0 o o⋅ = − −           . Observa-se que os sistemas resultantes são diferentes. Figura 4-9: Exemplo de composição de rotações. Um outro modo de se fazer uma composição de rotações é realizar as rotações em torno dos eixos do sistema original e não em torno dos sistemas resultantes, como foi feito anteriormente. A Figura 4-10 apresenta uma transformação consistindo primeiramente de uma rotação de um ângulo φ em torno do eixo y, seguida de uma rotação de um ângulo θ em torno do eixo z original. Após a primeira rotação, tem-se que: p R p0 1= y ,φ . (4-27) A segunda rotação não será obtida fazendo-se, p R p1 2= z ,θ , (4-28) pois, após a primeira rotação, o eixo z resultante não será igual ao eixo z original. Para realizar a segunda rotação em torno do eixo z original, deve-se primeiramente fazer com que o novo eixo z se torne paralelo ao eixo z original. Para isso, deve-se rodar o vetor correspondente ao novo eixo z de um ângulo −φ em torno de y. Observa-se, que somente o eixo z foi rodado e não o sistema de coordenadas. Com o novo eixo z paralelo ao eixo z Preliminares Matemáticos: Transformação de Coordenadas 11 original, pode-se então rodar θ em torno de z. Finalizando, deve-se voltar o eixo z para a posição resultante após a primeira rotação, ou seja, cancelar a rotação que posicionou o eixo z paralelo ao eixo z original, assim, deve-se rodar o eixo z de um ângulo φ em torno de y. Portanto, a segunda transformação será descrita por 3 operações, como a seguir: p R R R p1 2= −y z y, , ,φ θ φ . (4-29) Substituindo a expressão acima na eq. (4-27), obtém-se a transformação desejada, p R R p0 2= z y, ,θ φ . (4-30) Note que Ry,−φ é a matriz inversa de Ry,φ e portanto elas se cancelam. Figura 4-10: Composição de rotações em torno dos eixos originais. Em resumo, pode-se concluir o seguinte: 1) Se a composição de rotações for realizada em torno dos eixos que vão resultando, as matrizes de rotação vão sendo multiplicadas da esquerda para a direita, na ordem em que as transformações são realizadas; 2) Se a composição de rotações for realizada em torno dos eixos originais, as matrizes de rotação vão sendo multiplicadas da esquerda para a direita, na ordem inversa em que as transformações são realizadas. Observa-se que as duas afirmativas acima são válidas para a composição de qualquer número de rotações e não somente duas, como realizado nas demonstrações e nos exemplos. Exemplo 4.6: A Figura 4-11 mostra duas sequências de rotações que consistem de uma rotação de 90° em torno do eixo y, seguida de uma rotação de 90° em torno do eixo z original. Na sequência 1, as rotações são realizadas de acordo com o que é dado e na sequência 2, as rotações realizadas são as mesmas utilizadas na demonstração, dadas pela eq. (4-29). De acordo com a eq. (4-30) esta sequência de rotações é descrita pela seguinte equação: Análise de Robôs (E. L. L. Cabral) 12 R Rz y C S S C C S S C C C S C S S C C S S S C , ,θ φ θ θ θ θ φ φ φ φ θ φ θ θ φ θ φ θ θ φ φ φ = −          −           = − −           0 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 . Que substituindo os valores dos ângulos resulta na seguinte transformação: R Rz y, ,90 90 0 1 0 0 0 1 1 0 0 o o = − −           . Figura 4-11: Exemplo de sequência de rotações em torno dos eixos originais. Na sequência 1, faz-se a segunda rotação em torno do eixo z0 original, enquanto que na sequência 2, realiza-se as rotações descritas pela eq. (4-29). 4.6 Rotação em Torno de um Eixo Arbitrário Algumas vezes é interessante rodar um sistema em torno de um eixo arbitrário n de um ângulo θ. O vetor n é um vetor unitário, que passa pela origem O, com componentes nx, ny e nz. A vantagem é que certas rotações podem ser descritas como uma única rotação em torno de um eixo n, no lugar de diversas rotações em torno dos eixos principais. Para obter a matriz de rotação Rn,θ primeiramente alinha-se o vetor n com o eixo z do sistema de coordenadas original. Então, roda-se o sistema de coordenadas em torno do eixo z de um ângulo θ. Após isso, realiza-se as rotações necessárias para retornar o vetor n à posição original. Em relação à Figura 4-12, o alinhamento do eixo n com o eixo z0, pode ser feito pela rotação em torno do eixo z0 de um ângulo −α (o vetor n está então no plano XZ), seguida da rotação de um ângulo −β em torno de y0. Nesta situação o eixo n é paralelo ao eixo z0. Após a rotação em torno do Preliminares Matemáticos: Transformação de Coordenadas 15 elementos, com três vetores coluna, que estão sujeitos à condição de módulo unitário e às condições de ortogonalidade, ou seja, n b t b b n n t b t t t= = = = = = 0 0 0 1 1 1 ; ; ; ; ; . (4-36) Assim, existem seis condições de ortogonalidade e de módulo, e portanto somente três dos nove elementos da matriz R são linearmente independentes. Existem diversas formas de representação da orientação de sistemas de coordenadas ou de corpos rígidos, que usam somente três variáveis. Os chamados ângulos de Euler descrevem a orientação de um corpo rígido com três ângulos, sendo que estes ângulos são parâmetros independentes e cada um pode variar de maneira arbitrária. Observa-se, contudo, que existem diferentes tipos de representação de ângulos de Euler, as representações mais conhecidas estão listadas abaixo: • Ângulos de Euler; • Ângulos de “roll-pitch-yaw”; • Ângulos Eulerianos. Na robótica, os chamados ângulos de Euler são os mais utilizados, seguidos dos ângulos “roll-pitch-yaw”, sendo que os ângulos Eulerianos são pouco utilizados. Dessa forma, somente os dois primeiros conjuntos serão descritos. a) Ângulos de Euler: Os ângulos de Euler correspondem à seguinte sequência de rotações: 1. Rotação de um ângulo φ em torno do eixo z (Rz,φ); 2. Rotação de um ângulo θ em torno no novo eixo y (Ry,θ); 3. Rotação de um ângulo ϕ em torno do novo eixo z (Rz,ϕ). Considere as três rotações do sistema O-xyz esquematizada na Figura 4-14. Primeiramente, o sistema sofre uma rotação no eixo z de um ângulo φ. Em seguida, o novo sistema de coordenadas O-x'y'z sofre uma rotação no eixo y' de um ângulo θ. Finalmente, o novo sistema O-x'y"z" sofre uma rotação no eixo z" de um ângulo ϕ, resultando no sistema de coordenadas O1-x1y1z1. Os três ângulos, φ, θ e ϕ, determinam a orientação do novo sistema de coordenadas de forma única, e são os ângulos de Euler. A matriz de rotação que representa estas três rotações consecutivas é definida por: R R R Rφ θ ϕ φ θ ϕ φ φ φ φ θ θ θ θ ϕ ϕ ϕ ϕ φ θ ϕ φ ϕ φ θ ϕ φ ϕ θ φ φ θ ϕ φ ϕ φ θ ϕ φ ϕ θ , , , ', '',= = −                    −          = + + z y z C S S C C S S C C S S C C C C S S C C S S C S C S C C C S S C S C C S ; 0 - 0 ; - - - - 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 0 0 1 S S C S S C φ θ ϕ θ ϕ θ−           . (4-37) Análise de Robôs (E. L. L. Cabral) 16 Figura 4-14: As três rotações consecutivas utilizadas para definir os ângulos de Euler. A matriz Rφ,θ,ϕ representa a transformação de coordenadas do sistema O-xyz para o sistema O1-x1y1z1. Esta matriz pode também ser especificada em termos de rotações em torno dos eixos do sistema fixo, ou seja, primeiro uma rotação de um ângulo ϕ em torno do eixo z0, seguida de uma rotação de um ângulo θ em torno do eixo y0 e finalmente, uma rotação de um ângulo φ em torno do eixo z0. Para uma dada orientação arbitrária do sistema de coordenadas, os ângulos de Euler podem ser obtidos por relações geométricas simples. Note que, os ângulos de Euler não são únicos; o conjunto de ângulos (φ+π, −θ, ϕ+π) resulta na mesma orientação que o conjunto de ângulos (φ, θ, ϕ), discutido anteriormente. Uma operação muito importante é obter, a partir de uma dada matriz de rotação, os ângulos de Euler. Isto é realizado igualando-se uma matriz de rotação genérica, com elementos ri,j, com a matriz de rotação em termos de ângulos de Euler, Rφ,θ,ϕ, da seguinte forma:           ++           θϕθϕθ φθϕφϕθφϕφϕθφ φθϕφϕθφϕφϕθφ CSS SCS-SCC CS-CC-SS-CCC = 3,33,23,1 3,22,22,1 3,11,21,1 CS SCCSCS SCS rrr rrr rrr . (4-38) Preliminares Matemáticos: Transformação de Coordenadas 17 Analisando-se o componente r3,3, tem-se duas possibilidades: 1) Caso 1: Se r3,3 = Cθ ≠ ±1; Neste caso tem-se que, C r S rθ θ= ±3 3, e = 1 - 3,3 2 . (4-39) Assim, θ = −atan r r2 3 3 3 31( , ), , , (4-40) ou, θ = − −atan r r2 3 3 3 31( , ), , . (4-41) onde atan2 é a função arco tangente, que fornece o ângulo nos quatro quadrantes dependendo dos sinais do seno e do cosseno. Os ângulos φ e ϕ podem ser obtidos pelas razões entre os elementos r1,3 e r2,3 e entre r3,1 e r3,2, respectivamente. De acordo com a primeira opção para θ, tem-se: φ ϕ = = − atan r r atan r r 2 2 3 1 3 2 3 2 3 1 ( , ) ( , ) , , , , ; . (4-42) Na segunda opção, tem-se: φ ϕ = − − = − atan r r atan r r 2 2 3 1 3 2 3 2 3 1 ( , ) ( , ) , , , , ; . (4-43) 2) Caso 2: Se r3,3 = 1 = Cθ; Neste caso tem-se ainda duas possibilidades. 2.1) Se, r3,3 = 1 = Cθ, tem-se que Sθ = 0, e portanto θ = 0. Utilizando-se as expressões para o seno e cosseno da soma de dois ângulos, a matriz de rotação fica: r r r r C C S S C S S C S C C S S S C C C S S C 1 1 1 2 2 1 2 2 0 0 0 0 1 0 0 , , , , = - - - 0 - 0 0 1 ( - ( 0 ( ( 0 0 1           + +           = + + + +           φ ϕ φ ϕ φ ϕ φ ϕ φ ϕ φ ϕ φ ϕ φ ϕ φ ϕ φ ϕ φ ϕ φ ϕ ) ) ) ) . (4-44) Portanto, Análise de Robôs (E. L. L. Cabral) 20 com elementos ri,j, com a matriz de rotação em termos dos parâmetros de Euler-Rodrigues, eq. (4-50), que resulta nas seguintes expressões: p sinal r r r r r q sinal r r r r r r sinal r r r r r s r r r = − − − + = − − + − + = − − − + + = + + + ε ε ε ε 2 1 2 1 2 1 2 1 3 2 2 3 1 1 2 2 3 3 1 3 3 1 1 1 2 2 3 3 2 1 1 2 1 1 2 2 3 3 1 1 2 2 3 3 ( ) ( ) ( ) . , , , , , , , , , , , , , , , , , , ; ; ; (4-51) sujeitas às seguintes condições: sinal qr sinal r r sinal pq sinal r r sinal pr sinal r r ( ) ( ); ( ) ( ); ( ) ( ). , , , , , , = + = + = + 3 2 2 3 1 2 2 1 1 3 3 1 (4-52) onde ε é uma constante igual a ±1, cujo sinal é definido arbitrariamente e sinal é uma função definida da seguinte forma: sinal x x x x ( ) , , , , , . = − < = >      1 0 0 0 1 0 se se se (4-53) Observa-se que as expressões (4-51) são obtidas utilizando-se somente os termos da diagonal principal e utilizando-se o fato de que p2 + q2 + r2 + s2 = 1. As condições de sinal presentes nas eq. (4-51) e (4-52) são originadas dos termos fora da diagonal principal e garantem uma rotação em torno do eixo n, segundo a regra da mão direita. A existência da variável ε vem do fato de que uma rotação de um ângulo θ em torno do eixo n, é igual a uma rotação de um ângulo −θ em torno do eixo −n, existindo portanto, dois conjuntos distintos de parâmetros de Euler-Rodrigues para descrever uma mesma condição final, ou que resultam na mesma matriz de rotação. Um ótimo exercício é realizar a álgebra necessária para se obter a matriz da eq. (4-50) e as expressões da eq. (4-51). 4.9 Transformação de Rotação em Termos de Quatêrnions O conceito de quatêrnion tem sido aplicado com sucesso na análise de mecanismos. O uso de quatêrnions facilita a representação da orientação de um corpo rígido, como o efetuador de um manipulador. Um quatêrnion, que será representado pelo símbolo Q, é uma entidade matemática construída a partir de um número real, s, e um vetor, n, de três componentes, como se segue: Q n i j k= + + + +s s n n nx y z= . (4-54) Preliminares Matemáticos: Transformação de Coordenadas 21 Note que o vetor n deve ser descrito em termos dos versores de um sistema de coordenadas cartesiano. Por definição tem-se as seguintes propriedades de um quatêrnion: • Parte escalar de Q: s; • Parte vetorial de Q: n i j k= n n nx y z+ + ; • Conjugado de Q: s n n nx y z- ( i j k+ + ) ; • Norma de Q: s n n nx y z 2 2 2 2+ + + ; • Quatêrnion unitário: norma = 1. A adição de dois quatêrnions é obtida pela adição dos elementos correspondentes dos dois quatêrnions. A multiplicação de dois quatêrnions é dada, por definição, pela seguinte expressão: Q Q n n n n n n1 2 1 2 2 1 1 2= − ⋅ + + + ×s s s s1 1 22 , (4-55) onde o símbolo × representa o produto vetorial entre dois vetores. Com a ajuda da álgebra de quatêrnions, rotações finitas podem ser descritas de maneira simples e eficiente. Uma rotação de um ângulo θ em torno de um vetor n pode ser representada simplesmente por um quatêrnion, como se segue: Q i j k=     +     + +cos θ θ 2 2 sin n n nx y z( ) . (4-56) Observa-se que as quatro componentes do quartênion acima, consistem nos parâmetros de Euler-Rodrigues, visto na seção 4.8, assim este quatêrnion, ou rotação, pode ser escrito da seguinte forma: Q i j k= + + +s p q r , (4-57) onde s, p, q e r são os parâmetros de Euler-Rodrigues. Se Q1 define uma rotação de um ângulo θ1 em torno de um eixo n1 e Q2 define uma rotação de um ângulo θ2 em torno de n2, a rotação composta da primeira rotação seguida da segunda rotação, pode ser obtida pelo produto entre os dois quatêrnions, como se segue: Q Q Qf 1 2= (4-58) onde Qf é o quatêrnion que representa a rotação resultante. Exemplo 4.8: Uma composição de rotações composta por uma rotação de 90° em torno do eixo z seguida de uma rotação de 90° em torno do novo eixo y, é obtida em função de quatêrnions da seguinte forma: A primeira rotação é representada pelo quatêrnion Q1, da seguinte forma: Análise de Robôs (E. L. L. Cabral) 22 Q j1 = +cos45 45 o osin . A segunda rotação, representada pelo quatêrnion Q2, é dada por: Q k2 = +cos45 45 o osin . A rotação composta, representada pelo quatêrnion Qf, é obtida multiplicando-se Q1 e Q2, ou seja, Q Q Qf 1 2= ⋅ = + + = + + + = + + +    = + + +    (cos )(cos ) ( ) 45 45 45 45 1 2 1 2 3 2 3 60 3 o o o o o o sin sin sin j k i j k i j k i j k 1 2 cos60 Assim, a rotação final consiste de uma rotação de 120° em torno do eixo (i + j + k)/√3. 4.10 Transformação Homogênea A transformação homogênea é um método prático e compacto de definir uma transformação de coordenadas, englobando em uma única matriz, tanto a transformação de translação como a de rotação. Define-se os vetores homogêneos P e P1, de dimensão 4x1, como abaixo: P = ( , , ,p p p )x y z 1 t , e P1 = ( , , ,p p p )x y z1 1 1 1 t , (4-59) onde px, py e pz são as coordenadas de um ponto P fixo no espaço. Define-se também, a matriz homogênea, A, de dimensão 4x4; A =       R x 0 1 0 . (4-60) Assim, os vetores p e p1 são aumentados pela adição do número “1” como um quarto elemento, resultando em vetores 4x1, e a matriz de rotação R é estendida para uma matriz 4x4 pela combinação do vetor x0 e da quarta linha, composta de zeros e um. Assim, a eq. (4-7), que define uma transformação de coordenadas, repetida abaixo, p x Rp0 1= + , (4-7) fica escrita em termos dos vetores e matriz homogêneos, da seguinte forma: P AP1= , (4-61) Preliminares Matemáticos: Transformação de Coordenadas 25 A camera base = − − −             1 0 0 10 0 1 0 20 0 0 1 10 0 0 0 1 . Figura 4-16: Esquema de um robô manipulando objetos em cima de uma mesa, guiado por uma câmera. Além disso, também na Figura 4-16 é fornecido um esquema do posicionamento do sistema de coordenadas fixo à garra do robô. Assim, pede-se calcular os seguintes itens: a) A posição do centro do objeto e a sua orientação em relação ao sistema de coordenadas fixo à base do robô. b) A orientação e posição da garra do robô para que a mesma pegue o objeto por cima e com o seu eixo y paralelo ao eixo y do objeto. Resolução: a) Para se obter a posição e a orientação do objeto, em relação ao sistema fixo à base do robô, tendo-se a transformação dos sistema fixo no objeto em relação ao sistema da câmera e a transformação do sistema da base do robô em relação ao sistema da câmera, basta manipular as matrizes homogêneas da seguinte forma: ( )A A A A Abaseobjeto basecamera cameraobjeto camerabase cameraobjeto= ⋅ = ⋅−1 , onde, a inversa da transformação da câmera para a base do robô pode ser obtida aplicando-se a eq. (4-69), na matriz A camera base , que resulta na matriz abaixo, A base camera = − −             1 0 0 10 0 1 0 20 0 0 1 10 0 0 0 1 . Análise de Robôs (E. L. L. Cabral) 26 Introduzindo-se a matriz acima na expressão anterior obtém a posição e orientação do objeto em relação à base do robô, ou seja, A base objeto = − −             ⋅ −             = −             1 0 0 10 0 1 0 20 0 0 1 10 0 0 0 1 0 1 0 1 1 0 0 10 0 0 1 9 0 0 0 1 0 1 0 11 1 0 0 10 0 0 1 1 0 0 0 1 . b) Para que o eixo z da garra coincida com o eixo z do objeto, porém com sentido oposto, ele deve ser descrito em relação ao sistema da base do robô pelo vetor (0,0,-1)t, que é a terceira coluna na matriz homogênea calculada no item (a). Para que o eixo y da garra coincida com o eixo y do objeto, porém com qualquer sentido, deve ser dado pelo vetor (±1,0,0)t. Conhecendo-se os eixos z e y da garra, o seu eixo x pode ser facilmente obtido, de forma que o sistema da garra siga a regra da mão direita, ou seja, x y z= × ⇒ ± −           = ⋅ ± ⋅ + ⋅ det i j k i j k1 0 0 0 0 1 0 1 0 . Obviamente que para pegar o objeto a posição da garra deve ser igual à posição do objeto. Assim, pode-se escrever a posição e orientação da garra em relação ao sistema da base do robô, como a seguinte transformação homogênea: A base garra = −             − − −             0 1 0 11 1 0 0 10 0 0 1 1 0 0 0 1 0 1 0 11 1 0 0 10 0 0 1 1 0 0 0 1 ou, .
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