Apostila Atualizada

Apostila Atualizada

Francisco Beltrão/2007 Francisco Beltrão/2007

PRD - Programa Paraná Digital

É uma rede tecnológica educativa que propicia acesso à modernos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação aos professores e alunos da Rede Pública de Educação Básica do Paraná.

Elementos norteadores • Inclusão digital e social.

• Internet em todas as escolas estaduais.

• Portal Dia-a-dia Educação.

• Nova estrutura dos laboratórios

Laboratório Multiterminal

Números •2100 laboratórios, atingindo todas unidades de ensino.

• O laboratório multiterminal tem um custo 50% menor que um laboratório comum.

• Economia de milhões com utilização de Software Livre.

−Liberdades:

- Executar - Estudar

- Modificar

- Repassar

− Vantagens:

- Economia - Segurança da informação

- Autonomia e liberdade tecnológica

- Compartilhamento do conhecimento

Acessando o Linux no PRD:

Para acessar o sistema é necessário se logar. O nome de usuário e senha são criados pelo ADM da escola. Ao ligar o computador aparecerá uma tela pedindo para digitar o nome de usuário:

•Em seguida para digitar a senha:

•Pronto! Estamos no sistema e podemos utilizar todas as ferramentas disponíveis.

Laboratório Secretaria

Servid or

•Alterando sua senha:

Para segurança de seus arquivos é importante que sua senha seja alterada, de modo que apenas você a saiba. Para isto vá em:

Aplicações ==> Sistema ==> Terminal

•Abrirá uma tela onde vamos digitar o comando: 1º) passwd (enter) 2º) senha atual (enter) 3º) nova senha (enter) 4º) nova senha (enter)

Um dos recursos oferecidos pelo Linux é a possibilidade de acesso as informações relativas a este programa.

Para isso: Aplicações è Ajuda. Dentro da Ajuda você irá encontrar o Manual do Usuário, Manual do Administrador Local e o Guia de Instalação, os quais contém orientações diversas sobre o laboratório e os programas.

Você tem uma Cota (quantidade de memória) para usar no sistema. Caso esta Cota exceda, você perderá todos os seus documentos, não podendo mais recuperá-los e nem acessar o sistema.

−Para visualizá-la: Aplicações è Sistema è Cota

Aparecerá um sinal verde quando sua pasta estiver bem organizada, amarelo para ficar atento e apagar alguns arquivos. Não existe o vermelho, sua cota excede e você perde seus arquivos.

Para salvar os arquivos neste sistema é importante considerar que para abrir nosso arquivo em outro sistema (windows) temos que escolher a extensão de arquivo onde ambos reconheçam. Também precisamos cuidar ao dar um nome ao nosso arquivo, onde não devese utilizar caracteres especiais (acentos, cedilha, traço...), letra maiúscula nem espaço entre as palavras, no caso temos como exemplo:

- Para imagem: nomedaimagem.jpg - Para slides (impress e power point): nome_do_arquivo.ppt

- Para texto (writer e word): nomedoarquivo.doc

- Para planilhas (clac e excel): nome.xls

−Para acessar a internet clique em:

Aplicações è Internet è Buscador

−Ferramentas de busca:

São sites que permitem realizar pesquisas de assuntos diversos, imagens, vídeos, áudios, etc. Como exemplo temos o Google, o Yahoo e o Altavista.

w.google.com.brw.yahoo.com w.altavista.com

SALVANDO IMAGENS: Realize uma pesquisa de imagem, digitando um assunto de seu interesse no buscador e: 1) pesquisar; 2) escolher; 3) clicar sobre a imagem; 4) visualizar (clicando novamente sobre ela); 5) clicar com o botão direito do mouse; 6) salvar imagem; 7) nomear e acrescentar a extensão .jpg; 8) salvar.

COPIANDO E COLANDO TEXTOS: Realize uma pesquisa de conteúdo, sobre um assunto de seu interesse (mesmo da imagem), escolha um site, abra-o clicando sobre o link azul: 1) selecionar o trecho que deseja copiar; 2) clicar com o botão direito do mouse ; 3) copiar texto selecionado; 4) ir ao documento (texto, slide ou planilha); 5) clicar com o botão direito onde deseja colar; 6) colar.

Para colar é necessário abrir o programa onde deseja inserir o texto, por exemplo o: BROFFICE – WRITER (Editor de Texto)

Para abrir o Editor de Texto Writer siga os seguintes passos:

Aplicações è Escritório è Textos (broffice-writer) Digitando, Formatando e Salvando Textos

−Colar um texto copiado da internet: •clicar com o botão direito onde deseja inserir o texto copiado;

• colar.

−Ou digite a sugestão de texto abaixo conforme ele aparece, ou produza seu próprio texto:

“O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das 'Ciências da Educação' não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem.” (O EDUCADOR,

Rubem Alves) 4

−Para formatar um texto (trocar o tipo de letra, tamanho, cor, alinhamento e etc, pode-se utilizar os ícones de atalho:

Para formatar o parágrafo, espaçamento entre linhas, e outros:

Formatar è Parágrafo è Recuos e Espaçamento è Recuos è Primeira Linha è Automático è Espaçamento de Linha è 1,5 linha è Alinhamento è Justificado è ok

SALVAR O TEXTO: Para salvar seu texto em sua pasta, clique em:

Arquivo è Salvar Como è Nome do Arquivo (seu nome tudo em minúsculo e sem caracteres especiais) è Tipo de Arquivo è Microsoft Word 97/2000/XP(.doc) è Salvar

1º) É NECESSÁRIO MONTÁ-LO: Para salvar seu texto no disquete deverá montá-lo antes de usar:

Coloque o disquete no drive è clique em Aplicações è Sistema è Disquete è ok 2º) SALVANDO:

Arquivo è Salvar Como è Disquete è Nome do Arquivo (seu nome tudo em minúsculo e sem caracteres especiais) è Tipo de Arquivo è Microsoft Word 97/2000/XP(.doc) è Salvar.

3º) IMPORTANTE: Antes de retirar o disquete do drive, você deve desmontá-lo:

clique em Aplicações è Sistema è Disquete è ok

- Feche seu arquivo, no canto superior direito da tela, clicando no “x”.

- Vá até a barra superior e clique em Aplicações è Minha Pasta, procure pelo arquivo com seu nome, dê dois cliques para abri-lo. - Para abrir um arquivo que esteja salvo somente no disquete, após montá-lo, clique em

Aplicações è Minha Pasta è Disquete (duplo clique) è Arquivo com o seu nome (duplo clique)

−Antes de imprimir seu documento, você pode visualizá-lo.: Arquivo è Visualizar Página −Para retornar ao documento, clique em Fechar Visualização.

−Para imprimir vá até o menu Arquivo è Imprimir è Número de Cópias: 1 è ok.

Menu Tabela è Inserir è Tabela è defina 3 colunas e 5 linhas è ok

−Selecione a primeira linha, clique em Tabela è Mesclar células è ok. −Digite um título e as demais informações de sua tabela.

−Caso queira “retirar/apagar” as linhas de sua tabela, selecione-a, vá até Tabela è Propriedades da tabela è Bordas è Linha è Estilo Nenhum è ok.

DIA A DIA EDUCAÇÃO - Portal Educacional do Estado do Paraná w.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Acessando o portal através do LINUX Aplicações è Educação è Dia a Dia Educação

Para esta atividade sugerimos que você direcione os textos e imagens que serão pesquisados de acordo com a disciplina de interesse.

Para trabalhar com a apresentação: menu aplicações è Escritório è Apresentações (broffice-impress).

Clique em criar

Para fazer a abertura inicial de sua apresentação, sugerimos o estilo em branco de layout.

TÍTULO: você pode selecionar um estilo para seu título buscando o FONTWORK, clicando no ícone:

−Escolha o formato de sua preferência; −Dê dois cliques sobre ele para inseri-lo;

−Novamente um clique duplo, vai abrir uma caixa de texto escrito fontwork (pequeno), delete e escreva o título que deseja; −Dê um clique fora.

●PLANO DE FUNDO: Você pode inserir um plano de fundo: GALLERY −Clique no ícone GALLERY:

−Escolha a opção PLANOS DE FUNDO: −Selecione um plano de fundo;

−Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção inserir => copiar

−Após inserir é possível formatar o plano de fundo, para ampliar ou diminuir clique nos cantinhos/pontinhos verdes e arraste deixando do tamanho desejado;

−Para enviar para trás do texto, clique com o botão direito e escolha a opção envira para trás.

Na barra de funções selecione o ícone SLIDE è escolha um layout que contenha espaço para o título e para o texto è clique dentro do espaço reservado para o título e digite seu título

(a escolha) è clique no espaço reservado para o texto e crie seu texto de acordo com o título que você escolheu.

Novamente clique em slide e escolha outro layout. Faça busca de conteúdos na internet/portal e insira no slide.

1) selecionar 2) clicar com o botão direito do mouse 3) copiar texto selecionado 4) ir ao documento (texto, slide ou planilha) 5) clicar com o botão direito onde deseja colar 6) colar

INSERIR IMAGENS: Clique em slide, busque outro layout, e insira imagens da sua pasta:

Menu Inserir è Figura Do Arquivo è Clicar na “casinha/sua pasta” è Escolha a Imagem (Clique sobre ela) è Ok

TRANSIÇÃO DE SLIDES: Possibilidade de inserir efeito (movimento) entre um slide e outro, para isto clique em:

Apresentação de slides è transição de slides è ao lado direito da tela você poderá personalizar sua apresentação è ao final da apresentação poderá escolher se deseja aplicar os efeitos a todos os slides, ou poderá personalizar cada slide.

VISUALIZAR APRENSENTAÇÃO EM TELA CHEIA: Menu Apresentação de Slides è Apresentação de Slides

Arquivo è salvar como è digite o nome do arquivo (tudo em minúsculo, sem caracteres especiais e sem espaço) è em tipo de arquivo selecione Microsoft Power Point 97/2000/xp(.ppt) è salvar è sim.

SALVAR NO DISQUETE: Para salvar seu arquivo no disquete deverá montá-lo antes de usar:

MONTAR: Coloque o disquete no drive è clique em Aplicações è Sistema è Disquete è ok

Salvando:

Arquivo è Salvar Como è Disquete è Nome do Arquivo (tudo em minúsculo, sem caracteres especiais e sem espaço) è Tipo de Arquivo è Microsoft Power Point 97/2000/XP(.ppt) è Salvar è Sim

*** IMPORTANTE: Antes de retirar o disquete do drive, você deve desmontá-lo:

DESMONTAR: Clique em Aplicações è Sistema è Disquete è ok

Todo arquivo criado pode ser compartilhado com os demais usuários do seu Grupo e/ou de Outros. Para isso você precisa dar permissão ao arquivo e também à sua pasta :

Aplicações è Minha Pasta è clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo que deseja liberar a permissão è Propriedades è Permissões è assinale todas as alternativas (Leitura, Escrita, Execução) para Dono e para Grupo è Fechar.

−Para dar permissão à sua pasta vá um nível acima, clicando no ícone −Encontre sua pasta e clique com o botão direito sobre ela

−Na janela que abriu (figura abaixo) clique na opção permissões e marque as permissões desejadas. −

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Apostilas do PRD – Manual do usuário e Manual do ADM.

Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento, http://cursos.cdtc.org.br, Apostilas do BrOffice

CETEPAR - Apresentação Paraná Digital/PRD – Slides apresentados aos técnicos em Curitiba (Curso).

Oficina de Informática Instrumental em Linux – CRTE/ Foz do Iguaçu/PR (Abril de 2005)

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