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Guias e Dicas
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Periodização da Literatura Americana - Apostilas - Letras, Notas de estudo de Literatura

Apostilas de Letras sobre o estudo da Transcendência, Informações avançadas, Católica Informação.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 03/04/2013

Fatima26
Fatima26 🇧🇷

4.6

(134)

428 documentos

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Baixe Periodização da Literatura Americana - Apostilas - Letras e outras Notas de estudo em PDF para Literatura, somente na Docsity! TRANSCENDETALISM: Transcendentalism, Transcendence Informações gerais O conceito filosófico geral da transcendência, ou crença em uma realidade mais elevada não validados pela experiência sentido ou razão pura, foi desenvolvida em tempos antigos por Parmenides e Platão. Platão referiu-se a um domínio de ideal formulários que foi unknowable através dos sentidos, e desde teólogos têm falado de Deus, da mesma forma. O termo transcendentalism é por vezes utilizado para descrever Immanuel Kant da filosofia e da filosofia da tarde alemão Idealists influenciado por Kant. New England Transcendentalism foi um religioso, literário, filosófico e movimento que floresceu principalmente entre 1836, quando Ralph Waldo Emerson's essay Natureza foi publicado, e 1844, quando o semiofficial revista do movimento, o Disque, deixou publicação. Influenciado por Unitarianism, Transcendentalists negou a existência de milagres, preferindo um cristianismo que descansou sobre os ensinamentos de Cristo, em vez de seu suposto actos. Transcendentalists Muitos, de fato, foram Harvard - educados Unitário ministros que não ficou satisfeito com os seus dirigentes, mas também conservador Unitário Como aconteceu com o tenor geral conservadora da época. Com uma adesão que incluiu Bronson Alcott, Margaret Fuller, Theodore Parker, George Ripley, e Henry David Thoreau, Transcendentalists experimentado com communitarian vida e apoiou a inovação pedagógica, o abolicionista e movimentos feministas, e uma reforma da igreja e da sociedade em geral. Eles foram autorizados a intuição como uma forma de saber, ao individualismo e à crença na divindade de ambos o homem ea natureza. Embora philosophically baseados em Kant, o Boston - centrada movimento foi mais influenciado pelo movimento literário romântico do que pela sistemática metodologias de idealismo filosófico. Isto é, Transcendentalism devidos mais a Goethe, Coleridge, Carlyle e do que para Hegel e Schelling. O misticismo de Emanuel Swedenborg também tidos em conta a ideologia do movimento. Transcendentalism Informações avançadas Transcendentalism é uma filosofia idealista que, em geral enfatiza o espiritual sobre o material. Pela sua própria natureza, o movimento é difícil de descrever e seu corpo de crenças difícil de definir. Seus mais importantes praticante e porta-voz do New England manifestação, Ralph Waldo Emerson, chamavam-lhe "o Saturnalia ou excesso de Fé". O que é "popularmente chamado Transcendentalism entre nós", escreveu ele, "é idealismo; idealismo como aparece em 1842." Essa descrição menciona dois dos elementos muito, dando ênfase à maior consciência espiritual e um interesse em vários tipos de idealismo filosófico, que tornam transcendentalism tão difícil de descrever. Na atualidade, não podemos falar de um bem organizado e claramente delineados transcendentalist movimento enquanto tal. Em vez disso, encontramos uma malha vagamente grupo de autores, pregadores, e docentes ligados por uma mútua aversão Unitário da ortodoxia, o desejo mútuo de ver American cultural e vida espiritual libertado de prisão para o passado, e uma mútua confiança no potencial unbounded Americana da vida democrática. Localizado no Concord, Massachusetts, na área dos anos entre 1835 e 1860, o transcendentalists formado não um grupo apertado, mas, sim, uma federação frouxa. Apesar de um movimento como o transcendentalism não pode ser dito de ter tido um líder distinto, Emerson (1803 - 82), foi claramente a sua figura central. A publicação do seu Nature em 1836 é geralmente considerada a marcar o início de um movimento identificáveis. As próximas duas décadas foram para ver inúmeras novas obras de Emerson e poemas, ensaios, livros e de outros transcendentalist números, como Henry David Thoreau (1817 - 62), Orestes Brownson (1803 - 76), Amos Bronson Alcott (1799 - 1888 ), Margaret Fuller (1810 - 50), George Ripley (1802 - 80), e Theodore Parker (1810 - 60). Nunca formando um funcionário filiação, estes valores e outros que lhes estão associados em faixas em conjunto para a formação de um debate informal o grupo chamado Transcendental Club, a publicação da revista transcendentalist literários e filosóficos, o Disque; ea criação de um experimento em utópico comunais Vida, Brook Farm. Uma coisa quase todos os associados com o movimento fez partes, no entanto, foi uma herança comum de Unitarianism. A distinção é um pouco sutil, No entanto, pode ser feita por um claro exemplo. Dentro dos limites da experiência que aprender a uniforme seqüência de bolota e carvalho, o calor ea expansão, o frio e contração, etc, e damos o antecedente como a causa da consequente. Se, agora, que vá para além do total das nossas experiências e dar a Deus como a causa de todas as coisas, estamos usando a categoria "causar num sentido transcendente, e que a utilização não é legítimo. Se, no entanto, com os dados de seqüência Comprovada por experiência que se aplicam a priori o formulário de causalidade, estamos introduzindo um elemento transcendental, que eleva os nossos conhecimentos para a classificação de verdade universal e necessária: "Todo efeito tem a sua causa." Kant, como foi dito, nem sempre estar de acordo com Esta distinção. Poderemos, então, compreender transcendente e transcendental para se referir a esses elementos ou factores do nosso conhecimento que não provenham de experiência, mas são conhecidos a priori. Empíricos filosofia é, portanto, uma filosofia baseada na experiência sozinho e aderindo ao O domínio de experiência em obediência a Hume's máxima: " 'Tis impossível ir mais além experiência". Transcendental filosofia, pelo contrário, vai além experiência, e considera que a especulação filosófica está preocupado sobretudo, se não exclusivamente, com as coisas que estão fora Experiência. (4) Kant ele estava convencido de que, para os teóricos razão, a realidade transcendental, a coisa-em-si, é desconhecido e unknowable. Então, ele define a tarefa da filosofia que consistem no exame de conhecimentos, com vista a determinar a priori os elementos, na sistemática enumeração desses elementos, para os formulários, bem como a determinação das regras de aplicação dos seus legítimos para os dados de Experiência. Ultra-empírica realidade, ele ensinou, está a ser conhecido apenas pela razão prática. Assim, a sua filosofia é crítica transcendentalism. Assim, também ele deixou para seus sucessores a tarefa da ponte sobre o abismo entre o ensino teórico e prático a razão. Esta tarefa eles realizados de várias formas, eliminando, transformar, ou adaptando a realidade transcendente fora conosco. A coisa-em-si, e cria desta forma diferente transcendentalisms no lugar do transcendentalism crítica de Kant. (5) Ficha introduzido Egoistic Transcendentalism. O assunto, ele ensinou, ou o Ego, tem uma prática, bem como uma parte teórica. Para desenvolver o seu lado prático, na mesma linha do dever, obrigação e direito, é obrigado a posição do não-Ego. Desta forma, a coisa-em-si mesma, em oposição ao tema, é eliminado, pois é uma criação do Ego, e, portanto, todos transcendental realidade está contida no auto. Sou eu, a identidade original de auto com si mesmo, é a mais alta expressão da verdade metafísica. (6) Schelling, dirigindo-se para a mesma tarefa, desenvolvido Transcendental Absolutism. Ele trouxe para os problemas da filosofia de grande imaginação espiritual e uma visão sobre natureza científica, que eram desprovidos de Kant, o crítico de conhecimento, bem como Ficha, o expoente da romântica personalizar. Ele ensinou que a realidade é transcendental nem sujeito ou objeto, mas um absoluto, que é tão indeterminado que pode ser dito a ser nem natureza nem espírito. No entanto, o Absoluto é, em certo sentido, tanto o potencialmente um e do outro. Para, a partir dele, por gravidade, luz e organização, é derivado espírito, que slumbers na natureza, mas chega a consciência da auto-organização no mais alto natural, o homem. Há aqui uma dica de desenvolvimento que foi interposto fora explicitamente por Hegel. (7) Hegel introduziu Idealistic Transcendentalism. Ele ensinou que a realidade não é um unknowable coisa em si, nem o sujeito apenas, nem absoluta de indiferença, mas absoluta Idea, Espírito, ou Conceito (Begriff), cuja essência é o desenvolvimento (das Werden), e que se transforma em sucessão Objeto eo sujeito, a natureza eo espírito, e sendo essência, a alma, direito, o Estado, arte, ciência, religião e filosofia. Em todos estes diferentes significados existe preservado um genérico semelhança com o significado original do termo transcendentalism. O transcendentalists um e todos, habitam nas regiões mais experiência e, se não condeno experiência como pouco fiável, pelo menos eles valor experiência apenas na medida em que é elevada, sublimated, e transformada pela aplicação da transcendental princípios . O erro fundamental epistemológica de Kant, que tudo o que é universal e necessária não pode vir de experiência, é executado através de todos os transcendentalist filosofia, e é sobre fundamentos epistemológicos que o transcendentalists estão a ser cumpridos. Esta foi a posição tomada nos círculos católicos, e ali, com poucas exceções, as doutrinas do transcendentalists reuniu com uma recepção hostil. As excepções foram Franz Baader (1765-1841), Johann Frohschammer (1821-1893), e Günther Anton (1785-1863), que em sua tentativa de "conciliar" dogma católico com modernos filosófica opinião, foram influenciados pela transcendentalists e ultrapassou Os limites da ortodoxia. Ela pode ser estabelecido sem deslealdade para a cobrança do alemão transcendentalists que seu desprezo pela experiência e bom senso é, em grande parte responsável pelo descrédito em que metafísica tem diminuído nos últimos anos. New England transcendentalism, às vezes chamado de Concord Faculdade de Filosofia, olha para William Ellery Channing (1780-1842) como seu fundador. Suas principais representantes são Amos Bronson Alcott (1799-1888), Ralph Waldo Emerson (1803-1882), Theodore Parker (1810-1860), Frederick Henry Hedge (1805- 890), George Ripley (1802-1880), e Margaret Fuller (1810-1850). Ela teve a sua origem na fundação da Transcendental Club em 1836. As principais influências discernível na sua produção literária são filosofia alemã, francesa sociologia, ea reação contra o formalismo dos seus sociológicas e teorias económicas foram testados no famoso Brook Farm (1841), com o que acaba de referir os nomes e as de vários outros ilustres Os americanos estavam associados. Romanticism TRADUÇÃO: Resumo: Edgar Allan Poe simboliza o nascimento do romantismo nos Estados Unidos. Romantismo trouxe novas idéias ea percepção de que a intuição, imaginação, emoção e foram igualmente importantes para o pensamento científico e o factual. Romantismo literatura norte-americana não seria o mesmo sem o Romantismo, o Transcendentalismo, o romantismo das Trevas, e as obras de Edgar Allan Poe. Devido à sua entrada literatura americana tornou-se o que é hoje. No final do século XVIII, os escritores estavam começando a se afastar da razão e da verdade dos factos como um meio de descobrir truth.With o nascimento do Romantismo, nos Estados Unidos veio o nascimento de novos ideals.Romanticism trouxe a idéia de que a intuição, imaginação, e emoção valiam mais do que qualquer pensamento científico ou razoável. O ideal que a verdade foi encontrada em beleza e em especial na natureza. Por definição, o Romantismo é "uma revolta contra o racionalismo que a literatura afetados e as outras artes, com início no final do século XVIII e forte demais durante a maior parte do século XIX." ("Elements of Literature", página 1179) Romantismo tinha feito exatamente isso . The Romantics capturou a essência da natureza em suas histórias e poemas. Romantics escreveu de heróis de ficção. Heróis que eram jovens, inocentes, tinham um amor pela natureza, a desconfiança da vida da cidade, mal-estar em relação às mulheres, ea necessidade de pensar mais um pouco da natureza que a razão. Personagens como Rip Van Winkle e Bumppo Natty foram criados. Com o Romantismo desenvolveu outros grupos, Transcendentalists e Dark Romantics. Transcendentalists acreditava em três coisas básicas: o individualismo, o amor da Vitória para o Norte significou o fim da Confederação e da escravidão nos Estados Unidos, e reforçou o papel do governo federal. O social, questões políticas, econômicas e raciais da guerra moldou decisivamente a era de reconstrução que durou até 1877. THE AMERICAN WEST: Em pouco tempo o homem branco pisou em solo americano, os índios americanos, ou melhor, os nativos americanos, tinham vivido nesta terra. Quando os europeus vieram para cá, havia provavelmente 10 milhões de norte-índios do México nos dias de hoje e eles tinham vivido aqui por algum tempo. Acredita-se por muitos antropólogos e arqueólogos que as primeiras pessoas chegaram durante a última Era Glacial, cerca de 20.000 - 30.000 anos atrás, cruzando a ponte de terra ao som de Bering, da Sibéria do nordeste em Alaska. (Há outras teorias sendo estudadas, como as viagens de barco - similar à liquidação da Austrália. Aqui está uma carta de um visitante americano nativo a este site sobre isso. Mais informações para vir!) A mais antiga documentada culturas indígenas na América do Norte são Sandia (15,000 BC), Clovis (12.000 aC) e Folsom (8000 aC). (Por favor, veja uma atualização em 2/11/97 sob a NEWSPAGE perto do final desta página). Embora se acredite que os índios se originou na Ásia, poucos se algum deles veio da Índia. O nome "índio" foi aplicado a eles por Cristóvão Colombo, que acreditaram, erradamente, que o continente e as ilhas da América faziam parte das Índias, na Ásia. Assim, quando os europeus começaram a chegar no 16 e do século 17 foram preenchidas por mericans nativo, e com entusiasmo assim. Os nativos considerados seus visitantes brancos complexioned como algo de uma maravilha, não só para seu vestido estranho e barbas e os navios com asas, mas ainda mais para a sua maravilhosa tecnologia - facas e espadas de aço, o arcabuz de fogo e canhões de arroto, espelhos, hawkbells, brincos, cobre e jarros de bronze, e assim por diante. No entanto, os conflitos eventualmente arised. Como entrada, os europeus chegam parecia em sintonia com outro mundo, eles pareciam estar alheio aos ritmos da natureza e do espírito. Natureza para os europeus - e os índios detectado isso - foi uma espécie de obstáculo, mesmo um inimigo. Foi também uma mercadoria: A floresta era tantos pés de placa de madeira, uma colônia tão peles de castor muitos, uma manada de búfalos assim muitos mantos e línguas. Mesmo os índios eram um recurso - alma madura para o jesuíta, República Dominicana, ou arrancar Puritan (link para Junipero Serra). Foi o dos europeus arrogância cultural, juntamente com seu ponto de vista materialista da terra e seus seres animais e vegetais, que os índios encontraram repelente. Os europeus, em suma, eram consideradas como algo mecânico - seres sem alma que exercia ferramentas diabolicamente engenhoso e armas para realizar termina louca. Os europeus trouxeram consigo não apenas um desejo e vontade de conquistar o novo continente de toda a riqueza material seu, mas eles também trouxeram consigo doenças que atingem os índios rígido. Conflitos desenvolvido entre os americanos nativos e os invasores, o último a chegar em grande número, como muitos ", como as estrelas no céu". Os europeus estavam acostumados a possuir a terra e colocou a alegação de que quando considerados os índios de ser nômades sem nenhum interesse em reivindicar a propriedade da terra. Os conflitos levaram à Guerra indiano, o Indian Removal Act autorizado pelo presidente Andrew Jackson, em 1830 e outros actos, instituído pelos europeus, a fim de atingir seus objetivos, porque viam na época. Nessas guerras as tribos indígenas estavam em uma grande desvantagem por causa de seus números modestos, a vida nômade, a falta de armas avançadas, e falta de vontade de cooperar, mesmo em sua própria defesa. (Um dos poucos exemplos em oposição a essa visão pode ter sido visto na Battle of the Grass gorduroso, mais conhecido como Custer's Last Stand). O fim das guerras mais ou menos coincide com o final do século 19. A última grande guerra não era realmente uma guerra, foi um massacre em 1890, onde os guerreiros indígenas, mulheres e crianças foram mortos pela cavalaria E.U. em Wounded Knee, Dakota do Sul, em um espasmo final de ferocidade. Um registro soporíferas da ganância e trechery, do heroísmo e da dor, tinha chegado ao fim, um recorde para sempre manchando a história do movimento imensa para o oeste, que em seu drama e da tragédia também é inesquecível e distintamente americano. [O falecido Sr. Lindeblad, criador da AW escreve:] assinados, uma emigração europeia para os E.U. durante a última parte do século 20, não pode compreender totalmente o que aconteceu durante os últimos séculos. Estou certo de que muitos descendentes de emigrantes, bem como muitos nativos americanos se sentem da mesma maneira. Nós todos somos um produto do nosso tempo e as circunstâncias prevalecentes na época. Se eu tivesse vivido com os europeus na América durante o século 19, eu teria abraçado o que estava acontecendo, então? Se eu tivesse vivido com os alemães na década de 1930 e 40, eu teria abraçado o que estava acontecendo na Alemanha, então? Se eu tivesse vivido na Escandinávia durante o período medieval testemunhar os horrores da escravidão e assassinatos, eu teria abraçado o que estava acontecendo, então? (Os países nórdicos praticavam a escravidão - träldom - durante a Idade Média, um mestre pode, por qualquer motivo, matar seu escravo. Abolida em 1335.) Estas são questões difíceis para qualquer pessoa honesta resposta. É fácil atirar ao redor opinião agora, no final do século 20 a ser convenientemente removido circunstâncias e condições em um tempo distante e estrangeiros. Este web-site irá tentar apresentar-se como verdadeiros e precisos quanto possível, uma imagem do passado, mas não me debruçar sobre ela. No entanto, é importante por uma razão simples e que está a aprender com o passado e avançar para o século 21 como seres humanos melhores. Afinal, somos um povo com Deus e só podemos olhar para trás para o passado como o que é - história. Agora vamos tentar colaborar para o melhor de nossa habilidade no presente e estamos ansiosos com o futuro de um mundo melhor. Vamos mais uma vez, atravessar a ponte terrestre de Bering e navegar no Mayflower, mas desta vez em conjunto para o objetivo comum de construir o respeito mútuo e confiança. A melhor maneira de realizar este objetivo, acreditamos, é para este site, para contribuir, apresentando links para os mais sinceros, de facto, confiável e honesto em torno de web-sites sobre o assunto e deixar as partes interessadas participem activamente. Vamos tentar cobrir todos os aspectos da nossa história comum no que diz respeito à história e ao desenvolvimento do oeste. Você vai encontrar muitos nativos americanos web-sites com uma abundância de fatos e fontes de informação aqui. Por favor, juntar-se, se você acha que tem algo a contribuir! REALISM – HENRY JAMES: Realismo e Henry James Realismo encontra seus sujeitos na vida cotidiana. Escritores de ficção realista tende a usar prosa simples e direta para descrever os homens e mulheres comuns no cotidiano situações. Eles valorizam o indivíduo acima da parcela, criando histórias que exploram a psicologia do seus personagens. Como um termo literário, o realismo tem dois significados, um modo geral, o histórico de outros. Em um sentido geral, realismo se refere à representação de personagens, eventos, e configurações de forma que o espectador irá considerar plausível, com base na coerência e semelhança com o tipo. Esse tipo de realismo não dependem necessariamente de descrição factual elaborado ou documentação, mas mais na capacidade do autor elaborar enredos e personagens dentro de um convencional quadro social, económica e psicológica realidade. Em um sentido histórico, o Realismo (normalmente maiúscula) refere-se a um movimento no nineteenthcentury literatura européia e teatro que rejeitou o idealismo, elitismo, e romantismo de drama e ficção em prosa anterior. Realismo começou na França, com Honoré de Balzac, Gustave Flaubert e Guy de Maupassant e, em seguida, movido internacionalmente. Henry James é considerado o pai do realismo romance psicológico. Seus personagens são definidos pelo mundo em que vivem e social exigências de sua sociedade. James marca de realismo explora a psique dos personagens lutando com complexas situações sociais e éticas. Enquanto muitos realistas precoce evitar situações dramáticas, James colocou seus personagens em situações que não sempre um final feliz. James retrato de personagens e situações partiu da ficção romântica do séculos XVIII e XIX, que tinha se centrado em personagens cujas vidas difíceis foram corrigidos através da perseverança, trabalho duro, e do amor. James reagiu contra o previsível enredos em que a virtude era recompensado eo mal punido até o final da novela. Como um dos pioneiros do realismo literário, ele acreditava que os caracteres devem ser criado sem idealização e que as definições e situações devem ser retratadas fielmente como a vida real temas-chave. 2. O bruto "dentro" de cada indivíduo, composto por fortes emoções e, muitas vezes em conflito: as paixões, como a luxúria, a avareza, ou o desejo de dominação ou de lazer, bem como a luta pela sobrevivência em um universo amoral indiferente. O conflito no romance naturalista é muitas vezes "o homem contra a natureza" ou "homem contra si mesmo" como personagens lutam para manter um verniz de civilização ", apesar de pressões externas que ameaçam o lançamento bruta" interior ". 3. Natureza como uma força agindo indiferente na vida dos seres humanos. A visão romântica de Wordsworth - que "a natureza nunca traiu o coração que a amava" - aqui se torna ver Stephen Crane em "O Barco" Abrir: "Esta torre era um gigante, de pé com as costas para a situação das formigas . Representava em um grau, para o correspondente, a natureza a serenidade da natureza em meio às lutas do indivíduo - no vento, e da natureza na visão dos homens. Ela não parece cruel para ele, então, nem benéfica, nem traiçoeiro , nem sábio. Mas ela era indiferente, terminantemente indiferente. " 4. As forças da hereditariedade e do ambiente, como eles afetam - e afligem - vidas individuais. 5. Um universo, indiferente determinista. Naturalista textos descrevem frequentemente as tentativas fúteis de seres humanos para exercer o livre arbítrio, muitas vezes, ironicamente apresentado, neste universo que revela a vontade como uma ilusão. Praticantes Frank Norris. THE LOST GENERATION: Lost Generation refere-se a um grupo de início do século XX, escritores americanos, nomeadamente Hart Crane, e. e. Cummings, John dos Passos, William Faulkner, F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Thornton Wilder, e Thomas Wolfe. Os escritos desses autores foram moldadas pela Primeira Guerra Mundial e auto-exílio do mainstream americano. Malcolm Cowley, um cronista da época, sugeriu que eles compartilhavam um desgosto para o grandioso manifestos guerra patriótica, embora bastante diferente nos seus meios de expressão que desgosto. A influência de TS Eliot, James Joyce, Gertrude Stein e, assim como o incentivo de editores e editoras de revistas como a Dial, Little Review, de transição, e Broom, foram significativos no desenvolvimento de seus escritos. THE BLACK LITERATURE: literatura Africano-Americano é o órgão da literatura produzida nos Estados Unidos por escritores de ascendência Africano. Os traços gênero suas origens até as obras de escritores como final do século 18 como Phillis Wheatley e Equiano Olaudah, atingindo cedo pontos altos com as narrativas de escravos e do renascimento de Harlem, e continua hoje, com autores como Toni Morrison, Maya Angelou e Walter Mosley sendo classificado entre os principais escritores dos Estados Unidos. Entre os temas e assuntos explorados na literatura americana Africano é o papel do Africano americanos dentro da maior sociedade americana, cultura Africano-Americana, o racismo, escravidão e da igualdade. Africano americano tem escrito também tende a incorporar em si as formas oral, tais como espirituais, sermões, músicas gospel, blues e rap [1]. Como Africano americanos lugar na sociedade americana tem mudado ao longo dos séculos, assim, também, que o foco da literatura americana Africano. Antes da Guerra Civil Americana, a literatura Africano americano focado principalmente na questão da escravidão, como indicado pelo subgênero de narrativas de escravos. Na virada do século 20, os livros de autores como WEB Du Bois e Booker T. Washington debatido se para enfrentar ou apaziguar as atitudes racistas nos Estados Unidos. Durante o movimento americano dos direitos civis, autores como Richard Wright e Gwendolyn Brooks escreveu sobre questões de segregação racial eo nacionalismo negro. Hoje, a literatura americana Africano tornou-se aceito como parte integrante da literatura norte- americana, com livros como Roots: The Saga de uma família americana por Alex Haley, A Cor Púrpura de Alice Walker e Toni Morrison Amado por atingir os dois best- selling e status premiados. Wilton R. Cruz UEMG Campus Passos MG Letras Lic português/Inglês
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