O profissional da Química

O profissional da Química

(Parte 1 de 10)

O profissional da química

I O profissional da química

O profissional da química

São Paulo 2005

Conselho Regional de Química – IV Região

São Paulo e Mato Grosso do Sul Brasil

O profissional da química

CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA – IV REGIÃO Rua Oscar Freire, 2039 – Pinheiros CEP 05409-011 – São Paulo – SP w.crq4.org.br

2ª edição

Expediente: Produção gráfica: Páginas & Letras Editora e Gráfica Ltda.

Revisão: Ruy Azevedo e Paulo Roberto Pompêo

O profissional da química

Apresentação

Este livro é um aperfeiçoamento do trabalho editado pela primeira vez em 1992, por iniciativa de Miguel Romeu Cuocolo, sob o título O Que o Profissional de Química Deve Saber. Conselheiro por vários anos do Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV), ele morreu em 1994, época em que exercia, também, a diretoria executiva da entidade.

Apresentar de forma prática e objetiva as atribuições legais do Conselho e as obrigações, bem como direitos dos profissionais e empresas da área da Química, conforme prevê a ampla legislação apresentada neste volume, eram os objetivos do trabalho arquitetado por Cuocolo. São esses também os objetivos da atual direção do CRQ-IV, que, além de preservá-los nesta nova obra (em relação à anterior), acrescenta as modificações ocorridas nas leis e resoluções que se deram até julho de 2004.

Este livro é distribuído gratuitamente aos profissionais, empresas e entidades ligadas às atividades químicas. Também o recebem os estudantes e as escolas da área. A expectativa é que seu conteúdo ajude a dirimir dúvidas e contribua para o fortalecimento do setor químico.

Agradecimentos

A direção do Conselho Regional de Química - IV Região agradece aos funcionários que contribuíram para a concretização desta obra:

Carlos Cesar Gabriel de SouzaAssessor de Comunicação Catia Stellio SashidaGerente Jurídico Ernesto Hiromiti OkamuraGerente da Secretaria José Antonio de Jesus SaccoGerente de Digitalização e Arquivo José Glauco GrandiDiretor Executivo Sebastião Ferreira LeiteGerente Financeiro Teresa Hatue Maeda MurazawaAssistente da Diretoria Wagner Aparecido Contrera LopesGerente da Fiscalização

VI O profissional da química

O profissional da química

Mensagem do Presidente

Senhores,

Nos últimos anos, a direção do Conselho Regional de Química - IV Região tem-se preocupado em estreitar cada vez mais o relacionamento da entidade com os estudantes, profissionais e empresas da área. O foco de nossa estratégia de atuação também tem como meta ampliar as ações que transcendem as atribuições legais da entidade, quais sejam as de fiscalizar o exercício profissional.

O setor químico nacional passa por profundas transformações seja pela prolongada crise econômica, seja pelo modelo globalizante no qual o País se inseriu. Se, por um lado, a internacionalização das nossas relações comerciais contribuem para modernizar nosso modelo produtivo e até para vislumbrar novos mercados consumidores, por outro, a incorporação de novos modelos administrativos, tecnológicos e, notadamente, a própria instabilidade das economias representam uma força que age na direção oposta do crescimento. E a seqüela mais danosa dessa realidade é o encolhimento do mercado de trabalho de todas as categorias profissionais.

Como preservar esse mercado? Essa é uma pergunta difícil de responder; mas, se conhecermos bem a legislação que estabelece as atividades que nos são privadas, teremos condições de evitar que vagas a nós reservadas venham a ser ocupadas por estranhos à nossa comunidade.

Este novo livro editado pelo CRQ-IV busca, entre outros objetivos, apresentar aos estudantes e profissionais da Química os dispositivos legais que, se não garantem a sobrevivência das empresas químicas, pelo menos lhes dão meios para exigir que as vagas existentes sejam ocupadas por profissionais habilitados.

Mas só isso não é suficiente. Vivemos num tempo em que apenas os mais capacitados têm lugar no mercado. A boa preparação profissional não significa apenas só um diploma obtido em escola conceituada. O que se exige hoje é um aprendizado contínuo, o domínio de novas tecnologias e muita iniciativa.

Ciente dessa nova realidade, o CRQ-IV mantém programas que visam ajudar os profissionais a se aperfeiçoar. Para conhecer melhor essas iniciativas, visite a página do Conselho na internet – w.crq4.org.br – e acompanhe as programações do ciclo de palestras e dos cursos pelo nosso jornal, o Informativo CRQ-IV.

Manlio de Augustinis Presidente

VIII O profissional da química

O profissional da química

Diretoria

Esta obra foi desenvolvida e concluída na Gestão da 48ª Diretoria do CRQ-

IV Região, e sob a presidência do Engenheiro Industrial - Mod. Química Manlio de Augustinis.

Diretoria do CRQ-IV Região

PresidenteManlio de Augustinis

Vice-PresidenteLauro Pereira Dias 1º - SecretárioHans Viertler 2º - SecretárioWaldemar Avritscher 1º - TesoureiroErnesto Hiromiti Okamura 2º - TesoureiroJosé Glauco Grandi

Conselheiros titulares David Carlos Minatelli

Ernesto Hiromiti Okamura

Hans Viertler

José Glauco Grandi Lauro Pereira Dias

Nelson César Fernando Bonetto

Newton Libânio Ferreira

Ubirajara de Faria Waldemar Avritscher

Conselheiros suplentes Alírio de Carvalho Ana Maria da Costa Ferreira Antonio Carlos Massabni

Carlos Alberto Trevisan Cláudio Di Vitta

George Cury Kachan Reynaldo Arbue Pini Sérgio Rodrigues

X O profissional da química

O profissional da química

(Parte 1 de 10)

Comentários