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SolidWorks Office Premium 2006 - Modelagem Avançada de Montagens, Notas de estudo de Cultura

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Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 09/08/2008

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Baixe SolidWorks Office Premium 2006 - Modelagem Avançada de Montagens e outras Notas de estudo em PDF para Cultura, somente na Docsity! C M Y CM MY CY CMY K Training_2006_AAM_PTB.pdf 7/10/05 8:49:46 PM SolidWorks® 2006 Modelagem avançada de montagens SolidWorks Corporation 300 Baker Avenue Concord, Massachusetts 01742 EUA Manual de Treinamento do SolidWorks 2006Fora de contexto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 36 Colocando uma peça de volta no contexto . . . . . . . . . . . . . . . 36 Quebrando referências externas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38 Quebrar e travar referências externas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38 Relatório de referência externa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39 Removendo as referências externas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41 Editando as features . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43 Fastening Features . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46 Tipos de Fastening Features . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46 Features para a fixação de peças. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46 Mounting Boss (saliência de montagem) . . . . . . . . . . . . . . . . 47 Snap Hook (mosquetão) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48 Features de Fastening “in-context”. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50 Ranhura do mosquetão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51 Vent (respiro) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53 Exercício 1: Modelagem de montagens Top-Down. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57 Exercício 2: Features “in-context” . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58 Exercício 3: Montagem de nível . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59 Exercício 4: Sketches em 3D em uma montagem Top-Down . . . 61 Exercício 5: O Hole Wizard e os Smart Fasteners . . . . . . . . . . . . 65 Exercício 6: Fastening Features . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68 Lição 2: Técnicas de mate avançadas Mates avançados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73 Tópicos-chave. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73 Recursos de mate . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73 Design Library . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73 Mate References . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73 Smart Components . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73 Mates a partir de dentro da montagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . 76 Adicionando referências de mate . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78 Referências primárias, secundárias e terciárias . . . . . . . . . . . 78 Caso especial de referência de mate . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78 Peças da Design Library . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80 Captura de referências de mate . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 82 Smart Components . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83 Crie a montagem de definição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84 Faça o Smart Component . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85 Auto Sizing e a Configurator Table . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86 Tipos avançados de mate . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 91 Resumo: Inserindo e relacionando componentes . . . . . . . . . . . . . 95 Inserindo o primeiro componente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95 Inserindo componentes adicionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95 Inserindo e relacionando simultaneamente. . . . . . . . . . . . . . . 96 Operação de mates em componentes existentes . . . . . . . . . . . 97 Exercício 7: Mates e movimentação da montagem . . . . . . . . . . . 99 Exercício 8: Usando atalhos de mate . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106 Exercício 9: Gear Mates . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109ii Manual de Treinamento do SolidWorks 2006Lição 3: Configurações manuais de montagem Configurações manuais de montagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 113 Tópicos-chave. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 113 Configurações de montagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 114 Revisão da terminologia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 114 Adição de uma nova configuração de montagem. . . . . . . . . 114 Supressão de componentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 116 Montagens da Design Library. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117 Usando Move Components com as configurações . . . . . . . . 121 Patterns de componentes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 122 Exercício 10: Configurações de uma montagem . . . . . . . . . . . . 125 Exercício 11: Pattern de componentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128 Exercício 12: Sketches do layout e configurações da montagem 131 Lição 4: Tabelas de projeto de montagem e estados de exibição Tabelas de projeto de montagem e estados de exibição . . . . . . . 137 Tabelas de projeto de montagem. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137 Criando e inserindo de tabelas de projeto . . . . . . . . . . . . . . . 138 Controlando features e mates da montagem . . . . . . . . . . . . . 138 Controlando componentes da peça . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139 Comentários e outros cabeçalhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 140 Especificando componentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142 Estados de exibição. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143 Painel de exibição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 144 Exercício 13: Tabela de projeto de montagem . . . . . . . . . . . . . . 147 Exercício 14: Tabelas de projeto de montagem e estados de exibição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 149 Exercício 15: Tabela de projeto de montagem . . . . . . . . . . . . . . 151 Lição 5: Edição de montagens Edição de montagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 159 Tópicos-chave. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 159 Edição de atividades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 159 Procurando e reparando problemas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160 Informações a partir de uma montagem . . . . . . . . . . . . . . . . 160 Alterações no projeto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160 Convertendo peças e montagens. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160 Peças em montagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160 Montagens em peças . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160 Peças em peças . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161 Substituindo peças por montagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161 Substituindo e alterando componentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 165 Trabalhando em um ambiente multiusuário . . . . . . . . . . . . . 165 Substituindo uma única instância . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 167 Pasta de mates . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 169 Encontrando e solucionando problemas em uma montagem . . . 170 Erros de mate . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170 Visualizando os mates utilizando o PropertyManager . . . . . 172iii Manual de Treinamento do SolidWorks 2006Exibição visual de um mate . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172 Replace Mate Entities . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172 Componentes e mates sobredefinidos. . . . . . . . . . . . . . . . . . 175 Mate Diagnostics (diagnóstico do mate) . . . . . . . . . . . . . . . 177 Substituindo componentes utilizando Save As. . . . . . . . . . . . . . 178 Features dependentes de tempo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179 Relações Parent/Child. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180 Reorder e Rollback . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180 Controlando as dimensões de uma montagem . . . . . . . . . . . . . . 180 Valores vinculados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181 Equações de montagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181 Nomes de dimensão em uma montagem . . . . . . . . . . . . . . . 181 Adicionando equações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181 Espelhamento de componentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 185 Espelhando ou copiando . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 187 Blocos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192 Usando blocos locais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192 Inserir blocos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195 Edição de blocos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195 Criar montagens a partir de blocos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 196 Inserir blocos existentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 197 Blocos explodidos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 199 Salvar um bloco . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 200 Exercício 16: Erros em montagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201 Exercício 17: Assembly Features . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 203 Exercício 18: Equações de montagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 204 Exercício 19: Espelhamento de componentes . . . . . . . . . . . . . . 206 Exercício 20: Stick Blocks . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 208 Exercício 21: Fazer blocos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 210 Exercício 22: Inserir blocos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 212 Lição 6: Grandes montagens Grandes montagens. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 217 Tópicos-chave. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 217 Montagens eficientes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 218 Erros ao abrir uma montagem. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 220 Projetando com submontagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 221 Modificando a estrutura de uma montagem . . . . . . . . . . . . . . . . 222 Dissolvendo uma Sub-montagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 222 Promovendo e rebaixando componentes . . . . . . . . . . . . . . . 223 Criar uma nova submontagem com componentes . . . . . . . . 224 Abrir uma Sub-montagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 228 Informações a partir de uma montagem . . . . . . . . . . . . . . . . 229 Large Assembly Mode . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 230 Componentes Lightweight . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 230 Criação de componentes Lightweight. . . . . . . . . . . . . . . . . . 231 Depois que a montagem for aberta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 231 Ideal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 232 Comparação de estados de componentes . . . . . . . . . . . . . . . 232 Indicadores do estado Lightweight . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 234iv Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Introdução Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Introdução 2 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 IntroduçãoSobre este curso O objetivo deste curso é ensinar a você como fazer uso das capacidades de modelagem do software de automação mecânica SolidWorks. Especificamente: Modelagem de montagens "in-context" [no contexto] ou Top-Down. Criar patterns de componentes em montagens. Criar configuração de montagens. Usar tabelas de projeto em montagens. Gerenciar montagens usando o SolidWorks Explorer. Encontrar e corrigir erros em montagens. Pesquisar por montagens e obter informações sobre elas. Criar features que representem processos de usinagem pós-montagem. As ferramentas para o trabalho com montagens no SolidWorks 2006 são bastante robustas e ricas em features. Durante este curso, abordaremos muitos dos comandos e das opções em amplos detalhes. No entanto, é impraticável abordá-los em todos os detalhes, e ainda fazer com que o curso tenha uma duração razoável. Portanto, o foco deste curso reside nas habilidades, ferramentas e conceitos essenciais à realização de um trabalho bem-sucedido com montagens. Você deve ver o manual do curso de treinamento como um suplemento, não como um substituto da documentação do sistema e da ajuda on-line. Uma vez que você tenha desenvolvido uma boa base a respeito das habilidades abrangidas neste curso, você pode consultar a ajuda on-line para obter informações a respeito de opções de comando freqüentemente menos utilizadas. Pré-requisitos Espera-se que os alunos deste curso tenham o seguinte: Experiência em projetos mecânicos. Concluído o curso de Princípios Básicos do SolidWorks: Peças e montagens. Experiência com o sistema operacional Windows™. Filosofia do projeto do curso Este curso foi elaborado para treinamento com abordagem baseada em processo ou tarefa. Mais do que se concentrar em features e funções individuais, um curso de treinamento baseado em processos enfatiza os processos e procedimentos que você deve seguir para completar uma tarefa em particular. Através da utilização de estudos de caso para ilustrar esses processos, você aprende os comandos, opções e menus necessários no contexto para completar uma tarefa de projeto. Uso deste livro Este manual de treinamento foi projetado para ser utilizado em um ambiente de sala de aula, sob a orientação de um instrutor experiente em SolidWorks. Não foi projetado para ser um tutorial para autodidata. Os exemplos e estudos de caso foram projetados para serem demonstrados "ao vivo" pelo instrutor.Sobre este curso 3 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Introdução6 Sobre este curso Manual de Treinamento do SolidWorks 2006Lição 1 Modelagem de montagens Top-Down Após a conclusão bem-sucedida desta lição, você estará preparado para: Construir uma nova peça no contexto de uma montagem empregando as técnicas de modelagem de montagens Top-Down. Criar features no contexto da montagem através de referências geométricas ao fazer a operação de mate das peças. Fazer referência a peças de montagens. Utilizar o Hole Series e os Smart Fasteners. Remover as referências externas de uma peça copiada. Usar Fastening Features.7 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-Down 8 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-DownMais do que um plano pode ser utilizado para gerar a visualização da seção. As ilustrações à direita utilizaram uma combinação de 2 planos. Edit Component Enquanto você estiver em uma montagem, você pode alternar entre editar a montagem – adicionar relações de mate, inserir componentes, etc. – e editar uma peça ou componente específico. A edição de uma peça enquanto estiver no contexto de uma montagem permite que você tire vantagem da geometria e das dimensões de outros componentes enquanto cria features relacionadas e associadas. O uso da geometria fora da peça cria External References e In-context Features. Dois comandos, Edit Component e Edit Assembly, são utilizados para alternar para trás e para frente entre a edição de um componente em uma montagem e a edição da própria montagem. Quando você está no modo de edição de peça, você tem acesso a todos os comandos e funcionalidades da parte de modelagem de peça do SolidWorks. Além disto, você tem acesso a outras geometrias na montagem. Neste exemplo, utilizaremos a Edit Component para fazer mudanças na peça overender shaft enquanto estiver no contexto de uma montagem. Introdução: Editar componente e editar montagem Edit Component/Edit Assembly são utilizados para alternar entre a edição de uma peça e a edição da própria montagem. Ao clicar com o botão direito do mouse o menu exibirá o comando adequado. Onde encontrar Selecione a peça que você deseja editar. Em seguida, faça o seguinte: A partir do menu obtido com o botão direito do mouse, selecione Edit Component ou Edit Assembly. Ou, a partir da barra de ferramentas Assembly, clique na ferramenta . Essa barra de ferramentas alterna os dois modos. 3 Oculte o motor. Antes de você começar, Esconda (Hide) a peça do motor. Isso evitará fazer referência, por acidente, a qualquer uma de suas geometrias.Features “in-context” 11 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-Down4 Edit Part. Selecione o componente overender shaft e clique na ferramenta Edit Part. O componente e sua representação no FeatureManager mudam de cor. A cor utilizada é a cor atual de Edit Part in Assembly, a qual, por default, é azul Royal, no entanto, com relação a estes exemplos, foi definida como sendo cor-de-rosa em Options, System Options, Colors, System colors. Perceba também que Use specified colors when editing parts in assembly também deve estar marcada. Dica A ferramenta é um alternador. Ela alterna entre os modos Edit Component e Edit Assembly. Ela também age como um indicador visual de em qual modo você se encontra. É desabilitada quando você se encontra no modo Edit Component. Nota Em uma montagem, tanto as peças como as submontagens são consideradas componentes. Quando selecionando um componente específico, clicar no botão direito do mouse apresenta um menu que exibe Edit Part, não Edit Component. Para ver a cor da peça a ser editada, clique em Use specified colors when editing parts in assemblies encontrada em Tools, Options, System Options, Colors. Outros indicadores de que você se encontra no modo Edit Component são a barra de status, na qual se lê Editing Part, e o banner da janela que tem o seguinte aspecto: . Aparência de componentes enquanto a edição é realizada Quando você edita uma peça no contexto de uma montagem, a cor do componente que você edita depende de uma definição em Tools, Options, Colors. Se estiver definido para Use specified colors when editing parts in assemblies, a peça editada, por default, será cor-de-rosa opaco. Esta cor pode ser personalizada na área de System colors na mesma guia. A aparência dos outros componentes depende das definições de transparência da montagem que você escolher. Introdução a Mudança da transparência da montagem A transparência de componentes que não estão sendo editados pode ser definida para uma das três seguintes condições: Opaque Assembly. Todos os componentes tornam-se cinza opaco, exceto o componente que você estiver editando, o qual se torna cor-de-rosa opaco. Maintain assembly transparency. Todos os componentes a mantêm, qualquer que seja sua atual transparência, exceto aquele que você estiver editando, o qual se torna cor-de-rosa opaco. Force assembly transparency. Todos os componentes se tornam transparentes, exceto aquele que você estiver editando, o qual se torna cor-de-rosa opaco.12 Features “in-context” Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-DownOnde encontrar A partir do menu, clique em Tools, Options, System Options, Display/Selection, Assembly transparency for in context edit. Ou, a partir da barra de ferramentas da Montagem, clique na ferramenta . Nota Utilize o slider para ajustar o nível de transparência com relação à Force assembly transparency. Ao mover o slider para a direita, os componentes tornam-se mais transparentes. Como a transparência afeta a seleção da geometria Corforme você move o cursor pelos componentes na área de gráfico, diversas geometrias, tais como faces e arestas, ficam em destaque. Ao clicar com o botão esquerdo do mouse, seleciona-se a geometria destacada. Geralmente, o cursor seleciona qualquer geometria que esteja na frente. No entanto, em uma montagem com componentes transparentes, o cursor seleciona a geometria nos componentes opacos em primeiro lugar, mesmo se os componentes transparentes estiverem na frente. Nota Para fins de seleção, transparente significa mais do que 10 por cento transparente. Componentes com menos de 10 por cento de transparência são considerados opacos. Há algumas técnicas que você pode utilizar para controlar como você selecionará a geometria: Clique em Change Assembly Transparency, e selecione Opaque. Agora, toda a geometria é tratada da mesma forma e o cursor seleciona qualquer face que estiver na frente. Pressione Shift para selecionar a geometria em um componente transparente quando houver um componente opaco por trás dele. Pressione Tab para selecionar a peça que você está editando através de um componente opaco. Use Select Other para selecionar faces que sejam obscurecidas por outras faces. A opção Force assembly transparency será utilizada neste exemplo. 5 Sketch plane. O plano do sketch utilizado para a extensão do eixo de encaixe é a face da extremidade existente do overendershaft. Selecione-a e clique em Insert Sketch.Features “in-context” 13 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-DownDica A exibição dos Update Holders pode ser alternada entre ligada e desligada. Enquanto estiver no modo Edit Assembly, clique com o botão direito no ícone da montagem no nível principal e selecione Hide Update Holders a partir do menu de atalho. 11 Abra a peça. Clique com o botão direito em overendershaft, e selecione Open Par (abrir peça) a partir do menu de atalho. 12 Chanfro. Adicione um Chamfer, 0.1” x 45o, à base da face plana e às arestas superiores da saliência. 13 Fillet. Adicione um Face fillet, utilizando o tronco da nova saliência e a face da extremidade original, conforme mostrado. Utilize a aresta como uma linha de retenção (Hold Line). 14 Retorne à montagem. Pressione Ctrl+Tab para alternar do documento da peça para o documento da montagem. 15 Atualize. Quando a janela da montagem torna-se ativa, as mudanças no overendershaft são detectadas e o SolidWorks pergunta: “Os modelos contidos na montagem foram mudados. Você gostaria de reconstruir a montagem agora?” Clique em Yes. Dica Geralmente, se as mudanças forem mínimas e a montagem for menor, clique em Yes. Se houver um grande número de mudanças a serem feitas, e se a montagem for muito grande, você deve clicar em No e protelar a reconstrução até que todas as mudanças tenham sido completadas. 16 Mostre o coupling. Utilize Show Component para ver o coupling e os componentes do motor novamente. Ative Section View novamente. Hold line16 Features “in-context” Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-DownPropagação de mudanças A propagação de mudanças feita de forma automática é uma das mais fortes qualidades da feature “in-context”. Na próxima parte desta lição, exploraremos como uma mudança no tamanho do eixo do motor se propagará através da montagem e forçará uma mudança em um coupling (devido a sua pré-existente referência no contexto) e, por sua vez, o overender shaft.Também observaremos as condições em que uma mudança pode não se propagar e o que fazer a respeito disso. 17 Abra o motor. Clique com o botão direito no motor e selecione Open Part a partir do menu do botão direito do mouse para abrir o documento da peça em sua própria janela. 18 Edite Sketch1. Clique duas vezes em Sketch1 sob a feature Base-Revolve para ver suas dimensões. Nota O modelo da peça do motor é uma representação geométrica relativamente simples da forma e do tamanho da peça. Ele não tem a intenção de ser um modelo detalhado. Esta é uma prática típica com componentes de fornecedores. 19 Editar dimensão. Mude a dimensão do diâmetro do eixo de 0,875 polegadas para 1,125 polegadas. Reconstrua (Rebuild) o modelo. 20 Salve e feche. Salve as mudanças para o motor e feche o arquivo, retornando à montagem, a qual lança um prompt para atualização. Selecione No. Agora, Reconstrua (Rebuild) a montagem para ver as mudanças ocorrerem.Propagação de mudanças 17 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-Down21 Resultado. Devido a relações “in-context” criadas entre os componentes, a cavidade do coupling (acoplamento) e o diâmetro da extremidade do overender shaft que acabamos de criar são atualizados de acordo com elas. Deixe a montagem aberta e desative a visualização da seção. Uma nota de precaução Uma das coisas a serem consideradas antes de decidir modelar uma peça no contexto de uma montagem é onde essa peça será utilizada. As features e peças “in-context” são mais bem utilizadas por peças de “únicas” que serão utilizadas somente na montagem em que foram modeladas. As peças que serão utilizadas em mais de uma montagem não deveriam, provavelmente, ser modeladas no contexto. O motivo para isso são as referências externas que são criadas pelas features “in-context”. Considere o overender shaft que acabamos de modificar. Se tivesse de ser utilizado em uma outra montagem, o tamanho da relação da saliência poderia mudar inesperadamente. Se alguém tivesse de mudar a cavidade do coupling ou o tamanho do eixo do motor, essa mudança propagar-se-ia até o overender shaft, independentemente de onde ele foi usado. Portanto, a decisão de modelar uma peça “in-context” deve receber bastante atenção. Se uma peça “in-context” tiver de ser reutilizada em outras montagens, é possível, com algum trabalho, fazer uma cópia da peça e remover todas as referências externas. O procedimento para fazer isso será discutido posteriormente nesta lição. Novamente, a peça também pode ser criada para, de propósito, emprestar a geometria, mas sem nenhuma referência externa criada, conforme foi observado anteriormente. Construção de peças “in-context” As peças podem ser criadas e construídas de dentro da montagem. Essas peças podem ser inseridas na montagem como peças novas e adicionadas às referências de modelo em uso e técnicas-padrão. O motor_mount será criado desta maneira.18 Construção de peças “in-context” Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-DownUtilizando offsets a partir de peças da montagem A feature base desta peça será uma flange de encaixe. O motor_mount será criado de modo que se encaixe, com alguma folga, sobre o eixo e a saliência redonda do motor. Usando o perfil existente do eixo, a folga pode ser criada utilizando-se Offset Entities (entidades de offset). Fazendo o sketch da feature Quando você constrói peças no contexto da montagem, a realização do sketch é igual ao modo de peça, com o benefício adicional de poder ver e referenciar as geometrias das peças circundantes. Neste exemplo, a feature base é criada como uma feature de extrusão, usando arestas em offset. Nota Por default, nós já estamos editando o motor_mount. A ferramenta Edit Component pode ser utilizada para alternar Edit Part entre ativo e inativo. Isso será explicado em maiores detalhes mais tarde nesta lição. Continuaremos a editar o motor_mount. 7 Entidades de offset. Selecione a face do flange do motor e clique na ferramenta Offset Entities . Isso converterá todas as outras arestas externas do flange para segmentos do novo sketch em nosso sketch. Defina o offset para 0,5 polegadas; inverta a direção se for necessário para realizar o offset para fora. 8 Modifique o sketch. Nós não precisamos de toda a geometria convertida. Delete os segmentos de fillet da parte inferior e arraste os endpoints livres juntos para fechar o loop. Relações coincidentes podem ser deduzidas entre os endpoints e os segmentos do sketch. 9 Extrude a saliência. Extrude a saliência a uma espessura cega de 0,40 polegadas. 10 Interferência. Claramente, há um problema; a parte frontal do motor passa diretamente através de nosso novo bracket. Podemos utilizar uma feature Indent (ajuste) para consertar isso.Construção de peças em uma montagem 21 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-Down11 Indent (ajuste). Clique em Insert, Features, Indent. A feature base do novo motor_mount é oTarget Body, e a extensão cilíndrica do motor é a Tool Body Region. Defina a Thickness como sendo a mesma de nossa base – extrude, 0,40 polegadas. Clique em OK. Será mais fácil ver o que é necessário aqui se o motor_mount for aberto em sua própria janela. Abra a Peça motor_mount Qualquer componente em uma montagem pode ser aberto. A abertura do motor_mount significa que o próprio arquivo da peça está aberto como um documento separado, deixando a montagem aberta também. Neste exemplo, uma feature, que não necessita de informações de montagem, será adicionada. Quaisquer mudanças feitas aqui aparecerão automaticamente na montagem. 12 Abra o motor_mount. Clique com o botão direito no motor_mount na janela de gráfico ou na árvore de modelamento do FeatureManager e selecione Open Part a partir do menu de atalho.22 Construção de peças em uma montagem Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-Down13 Corte de desobstrução para o eixo. O furo de desobstrução para o eixo do motor precisa ser cortado. Em primeiro lugar, cortaremos fora o excesso da operação Indent. Utilize a face pequena do cilindro parcial para dar início a um novo sketch. Rotacione a vista levemente e converta o círculo da base. 14 Extrude o corte. Extrude o corte até Up To Surface para remover o cilindro completamente. 15 Retornar à montagem. Deixando o arquivo da peça aberto, alterne de volta para a janela da montagem; a montagem é atualizada. Nós ainda estamos no modo Edit Part. 16 Ocultar coupling. Para ter uma melhor visibilidade, Hide (esconda) o coupling. 17 Offset Entities. Dê início a um sketch na face circular da motor_mount. Ctrl-select as duas arestas de arco que compõem o perfil (circunferência) completo do eixo e utilize Offset Entities para trazê-las para dentro do sketch. Defina o offset como 0,125”.Construção de peças em uma montagem 23 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-DownAlgumas especificidades sobre a as features da montagem são as seguintes: As features da montagem existem somente no nível da montagem. Elas não se propagam para baixo até o nível da peça. Com exceção dos Hole Series. A visibilidade das features da montagem pode ser controlada utilizando-se as configurações. O sketch utilizado pela feature da montagem pode ser desenhado em qualquer plano ou face na montagem. Os sketches podem conter múltiplos perfis fechados. Um pattern de feature de montagem pode, por sua vez, ser repetido. Introdução: Feature da montagem As features da montagem existem somente no contexto da montagem. Elas podem ser cortes Extruded ou Revolved, furos Hole Wizard ou Simple. Onde encontrar Para fazer o sketch de cortes geométricos: Clique na na barra de ferramentas Features (para cortes por extrusão). A partir do menu, clique em Insert, Assembly Feature, Cut (para cortes extrudados e revolucionados). Para features de Simple Hole e de Hole Wizard. Clique em Simple Hole na barra de ferramentas Features. Clique em Hole Wizard na barra de ferramentas Features. Você aprenderá mais a respeito do Hole Wizard em Lição 5: Edição de montagens. A partir do menu, clique em Insert, Assembly Feature, Hole (para feature Simple Hole ou Hole Wizard). Hole Series Hole Series é um caso especial de feature de montagem que realmente cria furos nos componentes individuais da montagem. Um Hole Series estende-se através de cada componente não suprimido na montagem que faz a intersecção do eixo do furo (os componentes não devem se tocar). Ao contrário de outras features da montagem, os furos existem nas peças individuais como features referenciadas externamente (in-context). Caso você edite um Hole Series dentro da montagem, as peças individuais são modificadas. Algumas especificidades sobre os furos do Hole Series são as seguintes: Os furos do Hole Series existem no nível da montageme no nível da peça (ao contrário de outras features da montagem). O sketch utilizado pelo Hole Series pode ser desenhado em qualquer plano ou face na montagem. Hole Series utiliza um conjunto limitado de condições finais: somente Through All e Up To Next. Um Hole Series não pode ser criado usando o Hole Wizard. Os furos resultantes podem ser editados utilizando-se a Edit Feature, no entanto, somente no nível da montagem.26 Assembly Features Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-DownTamanhos diferentes de furos podem ser definidos para a primeira peça, para a última peça, assim como para todas as peças que estejam cortadas entre elas. Uma caixa de seleção torna os ajustes automáticos. Introdução: Hole Series O Hole Series cria furos in-context no nível da montagem e da peça. A feature aparece na montagem, assim como todas as peças que passam por ela. Onde encontrar Na barra de ferramentas Features, selecione Hole Series , ou Clique em Insert, Assembly Feature, Hole, Hole Series.... 1 Selecione a face. Quando utilizar Hole Series, é possível pré-selecionar ou pós-selecionar uma face de posicionamento. 2 Abra o Hole Series. Selecione Insert, Assembly Feature, Hole, Hole Series.... 3 Posicionamento do furo. Orientar a vista Normal to ajuda no posicionamento do furo. O primeiro ponto é colocado automaticamente onde a face foi selecionada. Posicione o segundo ponto em um canto, além da borda da saliência circular. Adicione um terceiro e um quarto pontos, alinhados horizontal e verticalmente com os outros. Observe que Shaded With Edges está ativado para melhorar a visibilidade. Primeira peça Peças do meio Última peçaAssembly Features 27 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-Down4 Relações. Adicione relações verticais e horizontais entre os pontos, de maneira que eles possam manter a orientação retangular. Mais restrições são necessárias. 5 Hole Pattern. Podemos facilmente definir o pattern do parafuso com alguma geometria de construção. Em primeiro lugar, selecione a aresta circular do motor_mount e faça o offset da aresta como 0.5”. Mude este círculo para For construction. Agora adicione uma relação Coincident entre este círculo e cada um dos pontos. 6 Espaçamento. Finalmente, para localizar os pontos em relação um ao outro, faça o sketch de duas linhas centrais entre os pontos opostos. Adicione uma relação Perpendicular entre as linhas centrais. O sketch está agora completamente definido e está ligado ao tamanho da feature indent e por último, a caixa do motor. Clique em Next .28 Assembly Features Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-DownNota Novamente, é importante enfatizar que somente a feature da montagem do Hole Series cria features no nível da peça; outras features de montagem não o fazem. Smart Fasteners Smart Fasteners adicionam automaticamente fasteners (pinos e parafusos) a sua montagem se houver um furo, um hole series ou um pattern de furos, o qual é dimensionado para aceitar o hardware padrão. Ele usa a biblioteca de fasteners Toolbox do SolidWorks, que tem uma ampla variedade de padrões ANSI inch, métrica e outros hardwares padrão. Você também pode adicionar projetos personalizados à base de dados do Toolbox e utilizá-los dentro dos Smart Fasteners. Fastener defaults O comprimento de um novo fastener para um furo cego é o próximo comprimento-padrão nacional mais curto. Para um furo passante, é o próximo comprimento-padrão nacional mais longo. Quando os furos são mais profundos do que o comprimento máximo do fastener, o mais longo é usado. Os furos do Hole Wizard são mais inteligentes e são ajustados com os pinos ou parafusos de emparelhamento. Com relação a outros tipos de furos, você pode configurar os Smart Fasteners para adicionar qualquer tipo de pino ou parafuso como default. Os fasteners são automaticamente relacionados aos furos com os mates Concentric e Coincident. Introdução: Smart Fasteners Os Smart Fasteners adicionam fasteners a features de furo disponíveis em montagens. Os furos podem ser features de montagem ou de peça. Você pode adicionar fasteners a furos específicos ou patterns, faces ou componentes (todos os furos na face ou componente selecionado/a), ou a todos os furos disponíveis. Onde encontrar No menu, clique em Insert, Smart Fasteners. Ou, a partir da barra de ferramentas da Montagem, clique na ferramenta . 14 Inserir Smart Fasteners. Selecione Insert, Smart Fasteners.... O diálogo do PropertyManager do Smart Fasteners aparecerá. Selecione o Hole Series no FeatureManager ou uma das perfurações do Hole Series na área gráfica. Os Smart Fasteners reconhecem isso como CBORE para 5/16 Binding Head Machine Screw.Smart Fasteners 31 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-DownClique em Add. Os Smart Fasteners reconhecem os outros três furos como sendo idênticos e irão preenchê-los também. O fastener aparece na lista de Fasteners no diálogo e “pré-visualizações” dos fasteners aparecem nos furos. Não clique ainda em OK ainda. Lista de Fasteners A lista dos Fasteners no PropertyManager do Smart Fasteners mostra cada fastener em sua montagem. Você pode expandir cada item, para mostrar o seguinte: Top Stack (pilha superior) Arruelas sob a cabeça do fastener. Bottom Stack (pilha inferior) Arruelas e porcas na extremidade do fastener. Série 1, Série 2 e assim por diante Separe o hole series que utiliza este fastener. Por exemplo, se você tivesse dois patterns de furo em que ambos utilizaram um hex bolt (pino sextavado) de 1/4”-20, haveria duas séries listadas sob aquele fastener. Expanda uma série para mostrar o seguinte: 1. Top Stack (pilha superior) 2. Hole features 3. Pilha inferior (disponíveis para perfurações de lado a lado somente). Mudanças nos Smart Fasteners As mudanças nos Smart Fasteners podem ser feitas no nível do fastener ou no nível da série. Caso você adicione hardware à pilha superior ou pilha inferior no nível do fastener, aquele hardware aparece em cada série. Se você adicionar hardware à pilha superior ou pilha inferior no nível da série, este aparece na série somente. 15 Bottom Stack (pilha inferior) Os fasteners precisam, cada um deles, de uma arruela de uma porca, visto que o motor não tem furos atarraxados. Sob Fasteners, clique com o botão direito em Bottom Stack, e selecione Bottom Stack.... O diálogo dos componentes do Bottom Stack aparece.32 Smart Fasteners Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-DownCom relação ao componente 1, escolha Washers: Plain Washers (Type A) - Preferred - Narrow. Com relação ao componente 2, escolha Nuts: Hex Nut - Jam. O comprimento do fastener é automaticamente mudado para se acomodar ao novo hardware. Clique em OK no diálogo Smart Fasteners. Obviamente, há mais furos e fasteners necessários nesta montagem. Você pode fazer isso como parte dos exercícios de laboratório. 16 Salve e feche. Salve e feche todos os documentos abertos. Seleção de Fastener Os detalhes de qual fastener é utilizado pela ferramenta Smart Fastener depende de como o furo foi criado. Para os furos criados com a ferramenta Hole Wizard ou como Hole Series, o tipo de fastener é definido no diálogo pelo Standard, Screw Type and Size. Para os furos criados de outras maneiras: os contornos internos em uma saliência, para cortes extrudados e cortes revolucionados, o tamanho físico é utilizado para determinar um diâmetro razoável de fastener. O tipo é dependente na configuração de Holes without standards no diálogo Toolbox, Browser Configuration.Smart Fasteners 33 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-Down18 Mude o eixo. Mude o diâmetro do eixo de 0,75 polegadas e reconstrua a peça. 19 Abra o motor_mount. O motor_mount não reflete a alteração recentemente feita no eixo do motor. Por quê? Fora de contexto O motor_mount foi modelado no contexto da montagem. Devido ao fato de que a montagem não está aberta, o motor_mount está fora de contexto. Portanto, quaisquer alterações no motor não são capazes de se propagar ao motor_mount. As alterações no motor propagam-se através da montagem até o Motor_mount. A montagem tem de estar aberta para que isso ocorra. Dê uma olhada nos símbolos de referências externas. Você verá a observação “->?” anexada a muitas das features e sketches. O ? indica que a referência externa está fora de contexto. Colocando uma peça de volta no contexto Para colocar uma peça fora de contexto de volta no contexto, abra o documento referenciado externamente. Há uma maneira fácil de fazer isso. Introdução: Edit In Context Edit In Context (editar no contexto) abre automaticamente o documento que é referenciado por uma referência externa. Isto significa uma grande economia de tempo já que você não tem de pesquisar a feature para identificar o arquivo referenciado, navegar para localizá-lo, e depois abri-lo manualmente. Onde encontrar Clique com o botão direito na feature com a referência externa e selecione Edit In Context a partir do menu de atalho. 20 Edit In Context. Clique com o botão direito nas features fora de contexto, neste caso, Cut-Extrude2, e selecione Edit In Context. Esta ação fará com que se abra o documento referenciado externamente, o qual nesse caso é slide_plate.sldasm.36 Fora de contexto Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-Down21 Mensagem de reconstrução. O sistema pode apresentar um prompt para que você reconstrua a montagem. Clique em Yes. É possível suprimir esta mensagem através de Tools, Options, System Options, Performance. A opção Rebuild assemblies on load tem três ajustes. Eles são: Prompt, Always, e Never. Esta mensagem aparecerá somente se Prompt for selecionado. Don’t tell me again Se você clicar em Don’t tell me again this session, dentre duas coisas, uma irá acontecer. Se em seguida, clicar em Yes, a definição Rebuild assemblies on load será alterada para Always. Se você clicar em No, a definição Rebuild assemblies on load será ajustada para Never. 22 Tudo está atualizado. Quando a montagem se abre, o motor_mount, que é um componente na montagem, atualiza-se para refletir a mais nova dimensão do eixo do motor. (Vista da seção utilizada para ajudar na visualização.) 23 Alterne para a janela motor_mount. Use Ctrl+Tab para trazer a janela de documento do motor_mount para frente. Observe que a geometria está correta. 24 Marcadores de referência. Agora que a montagem está aberta, os marcadores de referência externa para motor_mount devem aparecer como ->, indicando que as features estão no contexto. Caso eles não apareçam dessa forma, um simples Rebuild atualizará a exibição da árvore de modelamento do FeatureManager. Feche todos os documentos, menos a montagem.Fora de contexto 37 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-DownReajuste o diâmetro do eixo do motor para seu máximo, 1,125 polegadas e faça a atualização. Agora, voltamos nossa atenção para uma outra peça no contexto, o coupling. Quebrando referências externas As referências externas estabelecidas por meio da criação de peças e de features no contexto permanecem com a peça. As alterações na peça aparecerão em qualquer lugar em que a peça for utilizada: montagens e desenhos. Do mesmo modo, alterações a peças que ela referencia também farão com que ela mude. Como acabamos de ver, quando o tamanho do eixo do motor foi alterado, também mudou o motor_mount. O fluxo de mudanças pode ser interrompido temporariamente ou permanentemente usando as opções Lock/Unlock e Break. Se você quiser reutilizar a peça “in-context” em outra montagem, ou até mesmo usá-la como ponto de inicio para um projeto similar, você deve remover as referências externas. Copiando e editando a peça no “in-context”, você pode criar a peça duplicada que não é ligada à montagem. Quebrar e travar referências externas Quando o diálogo List External References está ativo, existem opções para Lock All ou Break All (travar todas ou quebrar todas) referências. Essas opções permitem alterar o relacionamento entre a peça “in-context” e os arquivos referenciados. Lock All O botão Lock All é usado para travar ou congelar as referências até que elas sejam destravadas mais tarde usando o comando Unlock All. Ao contrário da opção Break All, essas mudanças são reversíveis após clicar em OK. Até que as referências sejam destravadas, as alterações não serão propagadas para a peça (motor_mount, nesse caso). Quando Lock All é selecionado, o SolidWorks exibe uma mensagem: “All external references of the model “coupling” will be locked (Todas as referências externas do modelo “coupling” serão travadas). You will not be able to add any new external references until you unlock the existing references (Você não poderá adicionar nenhuma referência externa até que as existentes sejam destravadas).” O FeatureManager lista as referências travadas com símbolos “->*” no lugar dos símbolos “->?”. Utilizando Unlock All, mais tarde pode-se restaurar os símbolos ->?. Nenhuma referência externa adicional pode ser criada enquanto a peça estiver no estado “locked” (travada).38 Quebrando referências externas Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-DownO documento da montagem para qualquer peça com referências “in-context”. Isso inclui uma peça criada utilizando-se Derive Component Part, ou uma peça que tenha uma feature cavity ou join, ou uma peça que tenha sido editada no contexto de uma montagem para referenciar a geometria de outros componentes. 27 Alterações. Faça uma modificação no eixo do motor, definindo-o de volta para seu tamanho original (0,875”) e, em seguida, Reconstrua (Rebuild) a montagem. Nota A alternância para a Section View novamente ajudará com a visualização desta alteração. Embora o eixo mude de tamanho, a cavidade no coupling não muda, nem o overender shaft. 28 Unlock (destravar) No diálogo List External References para o coupling, clique em Unlock All. O coupling muda com as referências externas. Removendo as referências externas Lock All é útil para interromper o fluxo de alterações em uma peça no contexto. A melhor maneira de parar as alterações permanentemente é utilizar File, Save Ascom a opção Save As Copy para copiar a peça e remover as referências.Quebrando referências externas 41 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-DownNesta seção, as referências externas serão removidas de uma cópia da peça, de forma que ela possa ser alterada como uma peça totalmente independente, além de ser potencialmente utilizada em uma outra montagem, não relacionada, sem nenhum efeito sobre a montagem original. 29 Salvar uma cópia do coupling. Abra a peça coupling clicando com o botão direito nela e selecione Open Part. Clique em File, Save As. A caixa de mensagens lhe dirá que Save As substituirá o documento original pelo novo documento na montagem, ao passo que Save as copy não o fará. Clique em OK na mensagem. Nota Este diálogo aparece somente quando um documento referenciado (a montagem) é aberto. 30 Salvar como cópia. Salve uma cópia da peça como FreeCoupling. Certifique-se de marcar a opção Save as copy. Clique em Save. 31 FreeCoupling. Salve e feche os documentos atuais e abra a cópia que você acabou de criar. 32 Features derivadas. Observe a árvore de modelamento do FeatureManager para verificar referências externas. Você verá a anotação “->?” anexada a muitas das features e sketches, denotando alguma espécie de referência externa. O símbolo significa o seguinte: -> A peça ou a feature foi criada no contexto ou derivada de algum outro lugar. ? A referência está atualmente fora de contexto devido ao fato de que a montagem não está ativa. Caso a montagem estivesse ativa quando a peça foi aberta, o marcador aparecia como “->”. Neste caso, a opção Save as copy (salvar como cópia) separou a capacidade de atualização da peça, mas as features permanecem em estado referenciado. De modo a "deixar livre" esta peça, cada uma das features e sketches marcados devem ser editados para remover a referência e ter a capacidade de sofrer mudanças independentemente. Observe que, em alguns casos, somente o sketch é derivado, e não a própria feature. Nestes casos, tanto o sketch como a feature relacionada a ele serão exibidos pelo marcador.42 Quebrando referências externas Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-DownEditando as features É bom que as referências externas não estejam ativas através da cópia. No entanto, o que acontece quando desejamos alterar as dimensões das features no FreeCoupling? Por exemplo, não há dimensões que definam o diâmetro da feature base. Como podemos mudar o diâmetro do FreeCoupling? Todas as features que contêm o símbolo “->?” podem ser editadas para mudarem o modo em que a geometria é restringida. Embora as relações tenham sido quebradas, a geometria ainda é criada utilizando referências de peças. Estas referências podem ser removidas editando os sketches e features na peça que tem o efeito de alterar a intenção do projeto das features. Começar com a última feature em primeiro lugar e elaborar a árvore de modelamento impede que a peça se torne Disjoint, significando que o sólido tem features que não estão em contato umas com as outras. Rotação da base A última feature, Extrude1, não tem nenhuma referência externa. No entanto, a Base-Revolve foi criada por meio da conversão das arestas do modelo a partir do motor. O sketch contém a geometria convertida e suas relações; as relações e dimensões para a geometria externa podem ser removidas e redefinidas. 33 Edição do Sketch1 sob Base-Revolve. Selecione e edite o sketch da feature Base-Revolve.Quebrando referências externas 43 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-Down42 Dimensões e relações. Adicione as dimensões e as relações para definir completamente o sketch, conforme indicado. Note que a geometria do sketch precisa estar relacionada à geometria de referência. Saia do sketch. A feature não tem mais referências externas. 43 Feche. Feche o arquivo sem salvar as alterações feitas ao motor_mount. Fastening Features Fastening Features podem ser usadas para criar facilmente features comuns de molde de injeção e folha metálica. Algumas features podem ser criadas no contexto, coincidindo com outras fastening features ou peças na montagem. Tipos de Fastening Features Os tipos de Fastening Features Mounting Boss, Snap Hook, Snap Hook Groove e Vent. Exemplos de cada tipo serão mostrados nas páginas a seguir. Mounting Boss (saliência de montagem) Snap Hook (mosquetão) Snap Hook Groove Vent (respiro) Features para a fixação de peças Algumas Fastening Features (Snap Hook e Vent) são usadas exclusivamente em peças. Outras (Mounting Boss) podem também ser usadas em features “in-context”. 1 Abra a montagem Fastening_Features. Clique com o botão direito em cover e selecione Edit Part.46 Fastening Features Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-DownMounting Boss (saliência de montagem) Mounting Boss é uma feature de fortalecimento e montagem que consiste de uma saliência cilíndrica com um furo ou saliência no topo. Opcionalmente, é possível adicionar aletas retangulares à base. Onde encontrar Na barra de ferramentas Fastening Features, clique em Mounting Boss . Ou clique em Insert, Fastening Feature, Mounting Boss. 2 Configurações de posição. Clique em Mounting Boss e selecione a face interna criada pela casca. É colocada uma pré-visualização na face. 3 Configurações da saliência. As configurações de Boss são usadas para dar forma à saliência cilíndrica principal. Use essas configurações: Boss diameter = 5 mm Boss height = selected Draft Angle = 3° Dica A opção Select mating face usa uma seleção “in-context” para determinar a altura da saliência. 4 Definições de aleta. As configurações de Fin (aleta) são usadas para dar forma às aletas de suporte presas na base da saliência. Selecione uma aresta do modelo, como mostrado para o Direction vector. Use essas configurações: Fin height = 4 mm Fin width = 1 mm Boss Fin Mounting Hole/Boss Position (posição) (montagem furo/saliência) (saliência) (aleta)Features para a fixação de peças 47 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-DownFin length = 5 mm Fin draft angle = 3° Number of fins = 4 Dica Definir o Number of fins (número de aletas) como 0 remove todas elas. 5 Furo/pino de montagem. A definição Mounting Hole/Pin é usada para determinar se a saliência usa um furo ou um pino. Selecione Hole e Enter diameter. Use as definições apresentadas abaixo e, em seguida, clique em OK. Hole/Pin diameter = 2 mm Hole/Pin depth = 5 mm Hole/Pin angle = 3° 6 3D Sketch. Use Edit Sketch para definir completamente o sketch 3D 3DSketch1 na feature Mounting Boss1. Adicione uma relação On Surface entre o plano Right e o ponto. Dimensione o ponto como mostrado. Clique em OK para terminar. Snap Hook (mosquetão) A feature Snap Hook é uma saliência usada em conjunto com a Snap Hook Groove ou uma ranhura existente para prender uma peça na outra. Onde encontrar Na barra de ferramentas Fastening Features, clique em Snap Hook . Ou clique em Insert, Fastening Feature, Snap Hook. Position (posição)48 Features para a fixação de peças Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-Down3 Selecione outro. Defina o Boss Diameter como 5 mm. Clique em Select mating face e use Select Other para selecionar a face plana da saliência de montagem existente como a Mating face. Defina o Boss draft angle como 3°. 4 Aletas. Selecione uma aresta do modelo, como mostrado para o Direction vector. Use as mesmas configurações das aletas existentes. Fin height = 4 mm Fin width = 1 mm Fin length = 5 mm Fin draft angle = 3° Number of fins = 4 5 Pino de montagem. Clique em Pin e Select mating edge, e selecione a borda do furo da feature existente, como mostrado. Use essas definições e clique em OK. Hole/Pin height = 5 mm Hole/Pin angle = 3° Ranhura do mosquetão A feature Snap Hook Groove é uma feature de corte usada em conjunto com o Snap Hook para criar uma feature “in-context” com base na posição e no tamanho do mosquetão. Onde encontrar Na barra de ferramentas Fastening Features, clique em Snap Hook Groove . Ou clique em Insert, Fastening Feature, Snap Hook Groove.Features de Fastening “in-context” 51 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-Down6 Snap Hook Groove. Clique em Snap Hook Groove e selecione estas definições: Offset height = 0,2 mm Offset width = 1,5 mm Groove clearance = 0,3 mm Gap distance = 0,3 mm Gap height = 2 mm Clique em OK para terminar e, em seguida, volte para o modo Edit assembly. 7 Ranhura concluída. Clique em Change Transparency para ver através da base. 8 Alterações. As features “in-context” mudam de acordo com as features de coincidência. Clique duas vezes em Mounting Boss1 do componente cover e altere a profundidade para 15 mm como mostrado. O componente de mate muda de acordo. 9 Salve e feche os arquivos.52 Features de Fastening “in-context” Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 1 Modelagem de montagens Top-DownVent (respiro) A feature Vent é uma feature de corte usada para representar uma abertura de respiro em um molde de injeção ou uma peça de folha metálica. Ele se baseia em um sketch criado antes do comando. A Flow Area é calculada à medida que o vent é construído. Dica Quando usado em uma peça de folha metálica, as opções de offset de espessura do draft ficam acinzentadas. Onde encontrar Na barra de ferramentas Fastening Features, clique em Vent . Ou clique em Insert, Fastening Feature, Vent. 1 Abra a peça Vent. A peça Vent contém o sketch Vent Sketch que será usado para formar a feature Vent. 2 Limites. Clique em Vent e selecione o círculo externo do Vent Sketch como a Boundary.Features de Fastening “in-context” 53 Lição 1 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Modelagem de montagens Top-Down56 Features de Fastening “in-context” Manual de Treinamento do SolidWorks 2006Exercício 1: Modelagem de montagens Top-Down Crie esta peça usando a geometria existente na montagem TOPDOWNASSY. Este laboratório usa as seguintes habilidades: Modelagem Top-down Criação de novas peças em uma montagem Sketch offsets Unidade: polegadas Intenção do projeto A intenção do projeto para esta peça é a seguinte: 1. A Cover Plate deve estar relacionada com o contorno interno do Main Body. 2. A Cover Plate deve estar relacionada ao OD em Ratchet. 3. A Cover Plate deve estar relacionada ao OD em Wheel. Desenho da peça Utilize os seguintes gráficos com a intenção do projeto para determinar a forma e as relações dentro da peça. As folgas são as seguintes: Cover Plate para Main Body = 0,010” Cover Plate to Ratchet = 0.005” Cover Plate para Wheel = 0,005” RatchetWheelExercício 1 57 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006Exercício 2: Features “in-context” Adicione estas “in-context” utilizando as informações e as dimensões fornecidas. Este laboratório reforça as seguintes habilidades: Edit Part Modelagem “in-context” O componente Pipe já está devidamente posicionado na montagem. No entanto, ainda não há flange correspondente no Oil Pan. Sua tarefa é modelar os furos do flange como features “in-context”. Intenção do projeto A intenção do projeto para esta montagem e suas peças é a seguinte: 1. O flange no Pipe é utilizado para criar a forma extrudada do flange correspondente no Oil Pan. Utilize o 3º de plano de inclinação. 2. O raio do fillet é de 2 mm. 3. Os furos para os pinos e o tubo passam através do flange e a espessura da parede no Oil Pan. Desenho da peça Duas peças de componente formam a montagem do OilPan. Utilize Edit Part para adicionar features ao OilPan no contexto utilizando a geometria. As features são utilizadas para formar a conexão do tubo. A Oil Pan Assy é encontrada na pasta denominada InContextFeatures.58 Exercício 2 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006Exercício 4: Sketches em 3D em uma montagem Top-Down Utilize uma montagem existente para fornecer localizações para uma peça em contexto. A peça é criada utilizando-se um 3D Sketch. Este laboratório reforça as seguintes habilidades: Inserção de uma nova peça em uma montagem Construção de peças no contexto Sweep Realização de sketch em 3D Nota Este exercício requer o uso de 3D Sketching em um ambiente top down. Se você não estiver familiarizado com este tópico, este laboratório não é recomendado. Procedimento Use o procedimento a seguir: 1 Abra uma montagem existente denominada TD3DSk.sldasm. Esta peça contém o Radiator e os componentes thermostat housing, orientados conforme é mostrado. 2 Insira a nova peça. Insira uma nova peça com unidades em polegadas denominada UpperHose na montagem. Selecione o plano de referência Top. Um mate Inplace é criado e você está pronto para começar o sketch. As unidades do modelo devem ser definidas para polegadas. 3 Saia do sketch. Para criar o caminho para a Upper Hose, nós precisaremos de um sketch em 3 D.Exercício 4 61 Manual de Treinamento do SolidWorks 20064 3D Sketch. Comece um novo sketch em 3D na peça. Adicione linhas que correm ao longo dos eixos default X e Y. 5 Sketch normal para a face. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e selecione a face superior do flange e comece a fazer o sketch. Utilize Tab para alternar planos até que você esteja fazendo o sketch ao longo da direção Z, normal à face. 6 Relações entre o sketch e a thermostathousing. Adicione relações para definir a posição da linha. Concentric entre a face interior do corte e da linha. Coincident entre o endpoint da linha e a face superior da face do flange.62 Exercício 4 Manual de Treinamento do SolidWorks 20067 Relações entre o sketch e o Radiator. Adicione relações similares entre a linha e o radiador na outra extremidade do sketch. 8 Relações entre linhas. Adicione uma relação de Merge Points (mesclar pontos) entre os endpoints abertos no sketch. Crie uma dimensão que meça o comprimento da primeira linha a partir do Radiator. Defina o valor para 6”. 9 Colocação de fillets. Adicione três fillets de 3”. O sketch em 3D está completo. 10 Saia do sketch.Exercício 4 63 Manual de Treinamento do SolidWorks 20063 Tampa posterior. Utilize os Smart Fasteners para adicionar hardware à tampa posterior. Edite a Top Stack para adicionar uma arruela de trava de mola regular. Nota Vista da seção mostrada para maior clareza. 4 Alterações no projeto. Por default, a profundidade da rosca do furo atarraxado no TBhousing é de 2 vezes o diâmetro. Edite a definição do furo na caixa e altere a profundidade da rosca para 0,5". Edite as Propriedades (Properties) do parafuso da máquina e altere seu comprimento para 0,5". 5 Adicione a feature da montagem. Utilizando o Hole Wizard, adicione uma Assembly Feature com uma #5-44 Tapped Hole. O furo é um furo cego. Você decide qual profundidade deseja utilizar. Defina o Feature Scope para cortar somente o TBcontrol e a TBbase. Nota O corte da feature da montagem existe somente no nível da montagem.66 Exercício 5 Manual de Treinamento do SolidWorks 20066 Adicione Smart Fasteners com um top Stack. O hardware é definido pela feature da montagem. Com relação à pilha superior, adicione o seguinte: Washers: Plain Washers (Type A) - Preferred - Narrow 7 Hole Series: Through All. Crie uma série de furos de Counterbore para um 5/16" Hex Bolt. Utilize a opção Add Smart Fastener no dialogo Hole Placement para adicionar o hardware enquanto você cria o hole series. Adicione uma arruela regular plana à pilha superior. Adicione uma arruela plana e uma porca regular sextavada à pilha inferior. Nota O hole series cria furos “in-context” em todas as peças afetadas. O tamanho é controlado no nível da montagem. 8 Hole Series: Blind. Hide (ocultar) o componente TBbase de modo que ele não seja incluído no hole series. Crie um novo hole series. Para a First Part, crie um Counterbore para um parafuso de máquina de #5 Fillister. Para a Last Part, escolha uma #5-44 Tapped Hole com Thread Depth de 0,5". 9 Adicione os Smart Fasteners. 10 Mostre o componente TBbase. 11 Salve e feche a montagem.Exercício 5 67 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006Exercício 6: Fastening Features Crie essas Fastening Features usando as visualizações fornecidas. Este laboratório usa as seguintes habilidades: Mounting Bosses (saliências de montagem). Snap Hooks (mosquetões). Snap Hook Groove. Unidade: mm Procedimento Use os gráficos a seguir como guia para a substituição da referência de arquivo em um desenho. 1 Abra uma montagem. Abra a montagem existente Fastening. 2 Abra uma peça. Abra a peça upper e crie as features Mounting Boss e Snap Hook localizando- as como mostrado. Use o dimensionamento indicado na tabela abaixo (listado seqüencialmente). Mounting Boss (saliência de montagem) Snap Hook (mosquetão) 3 mm 3° 1 mm 0,4 mm 10 mm 2 1,5 mm 0,5 mm 3° 1 mm 2 mm 4,5 mm 3 mm 1,8 mm 2 mm 3° 3° 1,5 mm 1 mm68 Exercício 6 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006Lição 2 Técnicas de mate avançadas Após a conclusão bem-sucedida desta lição, você estará preparado para: Utilizar atalhos para relacionar componentes. Aplicar uma referência de mate e usá-la para uma montagem eficiente. Criar e usar Smart Components Usar vários tipos de mate avançados.71 Lição 2 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Técnicas de mate avançadas 72 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 2 Técnicas de mate avançadasMates avançados A operação de mate é uma das partes mais importantes da modelagem de montagens. O SolidWorks possui muitas ferramentas avançadas para tornar as operações de mate mais fáceis e rápidas. Tópicos-chave A seguir alguns tópicos que serão abordados nesta lição: Atalhos para operação de mate Como a montagem está sendo colocada em conjunto, existem economizadores de tempo importantes para adição e mate de componentes. Mate References Design Library Smart Components A operação de mate é uma habilidade fundamental utilizada na criação de montagens. A ferramenta de Mate é utilizada para criar todos os tipos de mates entre componentes, removendo alguns ou todos os seus graus de liberdade. Existem atalhos para criar os dois tipos mais comuns de mate, Concentric e Coincident. Recursos de mate Recursos avançados e atalhos de mate permitem que você crie múltiplos mates de forma dinâmica, enquanto você adiciona componentes à montagem. Eles podem criar mates de todos os tipos de forma fácil e rápida. Podem ser usados a partir do documento de uma peça aberta ou dentro da montagem. Adicionalmente, no diálogo Move Component, mates podem ser incluídos usando o botão SmartMate para combinar recursos de movimentação e mate na montagem. Dependendo da entidade selecionada, mates de qualquer tipo podem ser adicionados. Design Library A Design Library é uma área de armazenamento de peças comumente usadas, recursos e até montagens. O SolidWorks é fornecido com muitos desses componentes, mas você pode também incluir os seus. Mate References É possível adicionar a Mate Reference a uma peça, de modo que um mate possa ser utilizado quando você estiver arrastando e soltando uma peça do Explorer ou do painel da Design Library. Neste exemplo, uma peça será modificada para que tenha uma referência de mate e será salva na Design Library. A cópia contida na Design Library será então arrastada para a montagem e aplicado o mate. Smart Components Smart Components são peças pré-configuradas que trazem recursos e componentes associados quando inseridas numa montagem. Vamos criar um Smart Component consistindo do componente base (Smart), uma peça de referência secundária e uma feature a ser adicionada numa peça que já existe na montagem.Mates avançados 73 Lição 2 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Técnicas de mate avançadasMates a partir de dentro da montagem O uso de mates estende-se aos componentes que já são residentes na montagem. Qualquer tipo de mate pode ser adicionado utilizando a tecla Alt enquanto se arrasta a entidade de mate do componente livre para sua localização desejada. Alternativamente, é possível adicionar mates a partir do Move Component Property Manager clicando no botão SmartMates . Aqui há dois métodos para aplicar um mate: Clique duas vezes e arraste a entidade de mate do componente livre até sua entidade de mate alvo e solte-a. Clique duas vezes na entidade de mate do componente livre, em seguida, dê um único clique na entidade de mate alvo. 8 Inserir OffsetShaft. Insira o componente OffsetShaft na montagem, utilizando Insert, Component, Existing Part/Assembly.... 9 Atalhos de mate. Selecione a face cilíndrica do componente do Offset Shaft. Isto faz duas coisas: Identifica o componente a ser relacionado. Identifica a entidade de mate (face). 10 Arrastar utilizando a tecla Alt. Enquanto estiver pressionando sem soltar a tecla Alt arraste o eixo até a face de mate do componente do ModifiedHousing. Quando o processo de arrastar é iniciado, duas coisas acontecem. O componente torna-se transparente. O cursor exibe um ícone de mate , indicando que você está tentando adicionar um mate. 11 Soltar. Um cursor de feedback aparece quando o mate concêntrico é inferido. Solte a peça para pré-visualizar o mate. Confirme com a barra de ferramentas pop-up Mate Mate, a qual mostra o tipo de mate concêntrico destacado.76 Mates avançados Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 2 Técnicas de mate avançadasNota A mesma barra de ferramentas pop-up de Mate aparecerá se a face cilíndrica do OffsetShaft foi arrastada e solta a partir de um documento aberto. A barra de ferramentas pop-up do Mate não aparecerá quando o mate consistir em mais de um mate individual (como, por exemplo, pino em furo). 12 Resultados. Um único mate Concentric é adicionado entre as duas faces cilíndricas. Cursores de feedback Quando você arrasta e solta, o cursor muda para indicar o tipo de entidades que está sendo relacionado. indica que arestas circulares estão sendo relacionadas. As arestas não têm de ser círculos completos. Concentric e Coincident mates são adicionados. indica que faces cilíndricas estão sendo relacionadas. Você também pode relacionar faces cônicas (contanto que seus ângulos cônicos sejam iguais), assim como eixos. Um mate Concentric é adicionado. indica que planos ou faces planas estão sendo relacionados. Um mate Coincident é adicionado. indica que as arestas lineares estão sendo relacionadas. Você também pode relacionar eixos ou um eixo e uma aresta linear. Um mate Coincident é adicionado. indica que vértices estão sendo relacionados. Um mate Coincident é adicionado.Mates avançados 77 Lição 2 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Técnicas de mate avançadas13 Seleções da face. Selecione a face circular plana do OffsetShaft como indicado e utilize a tecla Alt para arrastá-la em direção a ModifiedHousing e soltá-la quando o mate coincidente for inferido para completar a operação. Nota Escolher uma aresta circular também funcionaria nesta situação. Adicionando referências de mate Até o presente momento, utilizamos atalhos de mate com peças que já estão abertas ou que já estão na montagem. Em ambas as situações, identificamos manualmente a geometria à qual estamos fazendo as operações de mate. No entanto, e quanto a arrastar e soltar uma peça do Windows Explorer ou da Design Library? Como o sistema saberá a qual extremidade, face ou vértice efetuar o mate? Mate References permitem que você obtenha os benefícios dos atalhos de mate sem a necessidade de ter a peça que você deseja relacionar aberta. Por meio da identificação de uma face, aresta ou de um vértice na peça como referência de mate, você pode utilizar os atalhos de mate enquanto arrasta e solta a peça do Explorer ou da Design Library. Referências primárias, secundárias e terciárias Quando você inserir uma peça com uma referência de mate, o software identifica potenciais parceiros de mate para a entidade especificada. Caso a entidade primária não seja válida para a entidade para a qual seu pointer aponta, então, a entidade secundária é utilizada. Se nem a entidade primária nem a entidade secundária forem válidas, então, a entidade terciária é utilizada. Conforme você move o cursor na janela da montagem, o pointer muda e a pré-visualização vai facilmente para o lugar quando um potencial parceiro de mate é encontrado. Caso especial de referência de mate Um caso especial é disparado quando a referência de mate Reference name da peça que está sendo inserida iguala-se ao nome de uma peça existente na montagem. Quando isso ocorre, as referências de mate juntam-se quando o cursor aponta nas proximidades da referência de mate. O nome deve ser um nome único, diferente do nome default.78 Adicionando referências de mate Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 2 Técnicas de mate avançadas19 Nome. Você pode renomear a peça da biblioteca ou manter o mesmo nome clicando em Save. Vamos chamá-lo Shaft_DL. 20 Result (resultado). O Shaft_DL é copiado para a pasta Hardware da Design Library. Agora, quando você arrastar e soltar o Shaft_DL em uma montagem, você pode tirar vantagem das referências de mate. Feche o arquivo Shaft. 21 Arraste e solte. Arraste o Shaft_DL da Library para dentro da montagem. Ele aparece transparente. Enquanto ainda estiver segurando a peça Shaft_DL, mova o cursor sobre a aresta circular do furo em RoundCoverPl. O cursor do “pin in hole” (pino de furação) aparecerá. Solte a peça.Peças da Design Library 81 Lição 2 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Técnicas de mate avançadas22 Configuração. Devido ao fato de que a peça contém mais do que uma configuração, uma lista aparece. Selecione S102B na lista e, em seguida, clique em OK. 23 Completado. O Shaft é adicionado com dois mates, um concêntrico e um coincidente. Ele ainda pode girar. Captura de referências de mate Você também pode utilizar qualquer mate existente em um componente para definir uma Mate Reference para o componente. Quando um componente é editado no contexto da montagem, o diálogo da Mate Reference permite que você capture a referência. Observe que capturar uma referência é possível somente enquanto estiver editando uma peça no contexto de uma montagem. 24 Edite a peça Offset Shaft. Clique com o botão direito na peça OffsetShaft e selecione Edit Part. 25 Mate Reference. Clique no botão da barra de ferramentas de Mate Reference ou selecione Insert, Reference Geometry, Mate Reference...82 Captura de referências de mate Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 2 Técnicas de mate avançadas26 Referências à captura. Sob References to Capture, duas entidades de mate encontram-se listadas, junto com seus respectivos mate. 27 Selecione. Selecione qualquer uma das duas entidades da lista. Ela se torna a Primary Reference Entity, junto com seu Type e Alignment também. Se uma segunda entidade for selecionada também, ela será a Secondary; uma terceira, a Tertiary. 28 Nome de referência. Digite um Reference Name e clique em OK. 29 Referências adicionadas. Uma vez salva, a Mate Reference neste componente pode ser utilizada para futuros mates nesta montagem ou em uma outra. Retorne para a edição da montagem e, em seguida, salve e feche todos os arquivos. Smart Components Smart Components podem ser usados para associar componentes e features comuns. A inserção de um Smart Component em uma montagem permite a fácil adição de componentes e features relacionados em uma só etapa. Esse Smart Component pode então ser usado em qualquer número de diferentes montagens, sempre com seus componentes e features associados facilmente inseridos sem etapas adicionais. Crie um Smart Component O uso de Smart Components é um processo em dois estágios. Primeiro, o componente a ser tornado Smart precisa ser construído em uma montagem de definição com os componentes apropriados e quaisquer features “in-context”. Em seguida, o Smart Component é “destacado” dessa montagem, trazendo com ele todas as informações sobre as referências de Smart Feature (ou Component). Não existe referência residual externa para a montagem ou outros componentes. Onde encontrar Estando em uma montagem, no menu Tools, selecione Make Smart Component... Ou, na barra de ferramentas Assembly, selecione Make Smart Component .Smart Components 83 Lição 2 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Técnicas de mate avançadas10 Seleções. No diálogo, como componente adicional, selecione a key. Finalmente, na área Features, selecione o key seat do componente Shaft_SC. Não clique em OK ainda. Auto Sizing e a Configurator Table Auto Sizing e a Configurator Table permitem coincidir configurações do seu Smart Component com configurações e tamanhos de componentes e features associados. 11 Auto Sizing. As peças Worm Gear e key podem usar o recurso de verificação de diâmetro para ajudar a determinar sua configuração apropriada. Assinale a caixa de seleção Diameter e adicione a superfície do orifício da Worm Gear como a Concentric mate reference. 12 A Configurator Table. Clique em Configurator Table.... A tabela permite especificar configurações de coincidência para features e componentes de referência e, quando combinada com o Auto Sizing, a configuração do componente de mate.86 Smart Components Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Lição 2 Técnicas de mate avançadasNa coluna da feature de referência (Key Seat), selecione a configuração do eixo de amostra que corresponde a cada configuração da worm gear como mostrado; isso permite que o Smart Component aplique o tamanho apropriado da feature key seat quando ela for solta em uma nova montagem. Da mesma forma, selecione as configurações do componente key como mostrado. 13 Especificação do diâmetro. Por último, a informação do sensor de diâmetro precisa ser adicionada. O componente do eixo no qual será feito o mate do Smart Component no futuro pode ter um desenho completamente diferente do que existe nesta montagem. Por essa razão, são necessárias informações genéricas de faixa de tamanho em vez de configurações específicas. Digite as faixas de diâmetro como mostrado. A menor Worm Gear (2 inch) tem um orifício de 0,5”, as duas seguintes um orifício de 0,625”, e a maior (4 inch) tem um orifício de 0,75”. Clique em OK quando concluir, e em OK no diálogo Smart Component também.Smart Components 87 Lição 2 Manual de Treinamento do SolidWorks 2006 Técnicas de mate avançadas14 O Smart Feature. Além do componente Worm Gear agora sendo marcado com o símbolo Smart , um novo item chamado Smart Feature aparece na árvore que contém todos os dados de referência para o Smart Component. Salve e feche esta montagem. Inserir o Smart Component Inserir o Smart Component em uma nova montagem não é diferente de inserir um componente regular. 15 Abra Mates.sldasm. Esconda o Offset Shaft e RoundCoverPl<1> para melhorar a visibilidade. Clique em Insert Component , e Browse até a peça Worm Gear. Use o mouse para pré-visualizar o componente na montagem. É inferido um mate concêntrico com o eixo, baseado na referência mate incluída no Smart Component. Clique para soltar a peça. 16 Configurações. Existem duas configurações do Worm Gear associadas a esse tamanho de eixo (0,625”) no Smart Component Configurator, portanto escolheremos um Worm Gear. Selecione a configuração de 2,5 inch, clique em OK no diálogo e em OK no mate concêntrico. 17 Mais mates. Observe a tag do Smart Component na peça. Para colocar o Worm Gear apropriadamente na montagem, adicione mais dois mates coincidentes.88 Smart Components
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