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Guias e Dicas
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almanaque prof, Notas de estudo de Física

Melhor geito de administrar uma sala de aula

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 17/06/2009

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9679-3659-itsoen-1161-6 🇧🇷

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Baixe almanaque prof e outras Notas de estudo em PDF para Física, somente na Docsity! ALMANAQUE DO PROFESSOR Virgílio Vasconcelos Vilela Ferramentas, dicas, curiosidades e muitas outras idéias para enriquecer as atividades docentes. "A rocha é imensa e dura. O cortador bate uma, duas, três, dez vezes, nenhuma rachadura. Ele dá 100 marteladas, só tirando lascas. Na centésima primeira batida, a rocha imensa e dura se parte em duas. O cortador de pedras sabe que não foi somente aquela martelada a que conseguiu, mas também todas as que vieram antes". 9 FRASES________________________________________________________________________ 18 9.1 Capacidade __________________________________________________________________ 18 9.2 Ensino e aprendizagem _________________________________________________________ 18 9.3 Vitórias _____________________________________________________________________ 19 9.4 Outras ______________________________________________________________________ 19 10 HISTÓRIAS E CASOS ___________________________________________________________ 19 10.1 Casos _______________________________________________________________________ 20 10.2 Metáforas____________________________________________________________________ 20 10.3 Aconteceu na classe____________________________________________________________ 22 11 IDÉIAS ÚTEIS __________________________________________________________________ 23 11.1 Conceitos____________________________________________________________________ 23 11.2 Princípios____________________________________________________________________ 24 12 MODELOS DE PLANEJAMENTO_________________________________________________ 25 12.1 Plano de Curso________________________________________________________________ 25 12.2 Plano de unidade/aula __________________________________________________________ 27 12.3 Cronograma __________________________________________________________________ 29 13 MODELOS DE CONTROLE ______________________________________________________ 30 13.1 Informações de alunos__________________________________________________________ 30 13.2 Controle de notas______________________________________________________________ 31 14 PERGUNTAS DO PROFESSOR ___________________________________________________ 31 14.1 Geral _______________________________________________________________________ 32 14.2 Relacionamento e disciplina _____________________________________________________ 32 14.3 Motivação ___________________________________________________________________ 33 14.4 Planejamento e Controle ________________________________________________________ 33 14.5 Conteúdo ____________________________________________________________________ 34 14.6 Estratégias ___________________________________________________________________ 34 14.7 Avaliação____________________________________________________________________ 35 15 REPRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÃO____________________________________________ 35 15.1 Tabela ______________________________________________________________________ 35 15.2 Gráfico______________________________________________________________________ 36 15.3 Diagrama espinha de peixe (Ishikawa) _____________________________________________ 36 15.4 Mapas mentais________________________________________________________________ 37 16 BIBLIOGRAFIA ________________________________________________________________ 38 ALMANAQUE DO PROFESSOR 6 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela 1 CRIATIVIDADE Práticas de criatividade que podem ser úteis em vários contextos, inclusive relacionados a um conteúdo específico. De maneira geral, praticá-las desenvolve a fluência criativa e outros processos mentais, e tendem a beneficar a pessoa em vários aspectos de sua vida. 1.1 Brainstorm Tipicamente escrito, consiste em produzir livremente uma grande quantidade de idéias. Após, passa-se à etapa de "filtragem", na qual são julgadas as idéias segundo algum critério de finalidade ou utilidade. O mais importante aqui é não julgar durante a etapa de geração, para não obstruir a fluência. Variações: a) Sem direção. Desenvolve a fluência isoladamente. b) Com direção, finalidade ou objetivo. Por exemplo: - Drenar e conscientizar preocupações - Achar solução de algum problema - Identificar oportunidades de melhoria - Idéias para ganhar dinheiro - Soluções ou oportunidades pessoais, escolares, etc. etc. c) Coletivo d) Corporal e) Linguístico f) Desenhos, imagens e rabiscos 1.2 PMI Escolher um assunto ou tema e pedir para identificarem: - Pontos positivos - Pontos negativos - Pontos interessantes O nome vem de "Plus, Minus, Interesting". Outras variações: a) em grupo b) um tipo de aspecto de cada vez c) combinado com brainstorm d) combinado com estratégias de reunião. 1.3 Pensamento Radiante: provando que eles podem gerar muitas idéias Instrua os alunos a fazerem um círculo no centro do papel e escrever nele uma idéia. Pode ser algo relacionado a um tema do conteúdo ou algo abstrato ou genérico, como "paixão" ou "vida". Do círculo central eles vão desenhar 10 "perninhas" e em cada uma escrever uma palavra que se relaciona com a palavra central (se houver bloqueios, por qualquer palavra que vier). Das 10 palavras, eles vão escolher uma e fazer o mesmo, isto é, 10 perninhas com palavras relacionadas. Mais uma vez. A conclusão: 10x10x10... e tem-se centenas de idéias, e uma só que for aproveitada já valeu o esforço. 1.4 Páginas matinais Providencie um caderno. A cada manhã, você deve escrever três páginas com tudo o que lhe vier à cabeça. Qualquer coisa! "Ah, meu Deus, que vontade de ficar na cama! Ih, tenho que levar o ALMANAQUE DO PROFESSOR 7 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela carro pra consertar. Que saco, ter que trabalhar! Pensando bem, até que tem coisas boas por ali.. blá, blá, blá...". Sugerida por Julia Cameron, esta prática pode ser vista de várias formas: como uma drenagem mental, um jorro de consciência, um exercício de liberdade interior. Ela sugere e recomenda: - Não existe uma forma errada de se escrever as páginas. - As páginas não precisam ser uma obra literária. - Nada é demasiado belo, tolo, estúpido ou estranho para ser incluído. - Não crie expectativas de que as páginas serão inteligentes (embora às vezes possam ser). - As páginas matinais são inegociáveis: não omita, não economize, não se importe com o seu estado de espírito nem com que seu Censor diga. As páginas matinais são a principal ferramenta de recuperação criativa da proposta da autora. Vale a pena aprofundar-se no tema (veja a bibliografia). 1.5 Outras práticas 1. Utilidades de objeto Escolha um objeto comum e descubra utilidades diferentes da normal para o objeto. Por exemplo, para óculos escuros: esconder olhos de choro, modificar a aparência, esconder um aparelho auditivo, parecer com artista de cinema, prender o cabelho, proteger os olhos da poeira... 2. Texto alfabético Escreva um texto em que cada palavra comece com uma letra do alfabeto, de A a Z: "Aquilo Bateu Como Devia Em Frederico, Gostei Horrores, Inclusive ...". 3. Perguntas Escolha um tema qualquer, vinculado ou não a um objetivo, e elabore 30 perguntas (ou quem sabe 40) sobre o tema. 2 DESCONTRAÇÃO E INTEGRAÇÃO Segundo o livro Revolucionando o Aprendizado, o aprendizado tende a ser maior no início e no fim das sessões. Torna-se importante então "quebrar" a seqüência de vez em quando. Nesta seção você vai encontrar várias idéias para isso ou somente para descontrair, pura e simplesmente. 2.1 Apresentação das pessoas Apresentação tradicional Cada pessoa, no início, se apresenta, dizendo seu nome, o que faz, interesses, hobbies, etc. Heteroapresentação com cochicho Para melhor apresentar os alunos, ao invés da auto-apresentação, dar alguns minutos para que, "cochichando" aos pares, cada aluno descubra informações sobre um colega: de onde é, o que faz, o que tem por hobby, etc. Após, um apresenta o outro à classe. Qualidades pessoais Cada pessoa se apresenta a várias outras, uma de cada vez, dizendo uma qualidade que possui: responsabilidade, afeto, comprometimento, amor, objetividade, serenidade, desapego, beleza, persistência, amizade. Pode acontecer que quem não tiver muita prática em observar as próprias qualidades tenha dificuldades. Nesse caso, pode-se pedir antes que cada um identifique algumas qualidades. Três perguntas Cada pessoa responde a três perguntas, formuladas pelas demais. ALMANAQUE DO PROFESSOR 10 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela 4 ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO E FEEDBACK Avaliar é obter informação, feedback sobre o que estamos fazendo, que vai guiar nossas próximas decisões e eventuais redirecionamentos. É verificar se estamos no caminho certo e se estamos atingindo os objetivos. Nada pior do que chegar ao fim de um período e verificar que o rendimento foi muito abaixo das expectativas. Mas o processo de avaliar também afeta a motivação dos alunos, como bem sabemos. Veja nesta seção idéias para enriquecer esse processo, e também idéias para obter feedback rapidamente. 4.1 Idéias para diretrizes de avaliação a) Avaliações mais freqüentes. b) Tornar momentos de avaliação também oportunidades de aprendizado. c) Motivar o aluno a aprender e a estar presente às aulas. d) Diagnosticar desníveis a tempo de agir para a devida correção. e) Estimular e proporcionar a recuperação de alunos desnivelados em relação à média da turma. f) Estímulo à execução das atividades, mediante a atribuição de pontos extras. g) Condicionar valor a um mínimo de qualidade h) Permitir atividades e avaliações diferenciadas para alunos com conhecimentos. 4.2 Idéias para critérios de avaliação a) Pontos por freqüência b) Pontos por participação c) Pontos extras d) Prova escrita individual e) Prova em dupla f) Prova em grupo g) Argüição h) Pontos para atividades em sala i) Pontos por trabalhos e outras atividades extra-classe j) Pesos crescentes na unidade, no semestre, no ano k) Testes surpresa l) Prova prática m) Apresentações e seminários n) Menções (Ótimo/Bom/Regular, A B C D E e outras) o) Perda de pontos pela não execução de atividade p) Eliminar a pior nota de um conjunto q) Combinações 4.3 Feedback: chamadas diferentes Ao invés de os alunos responderem "presente", "eu" ou "aqui", ele dizem um número de 0 a 10 (ou outra classificação) que representa: a) Motivação atual na disciplina b) Sensação de capacidade atual (não a capacidade real, e sim a sensação). c) Disposição geral d) Dedicação até agora e) Didática do professor f) Nível de satisfação geral com a disciplina g) Saúde física h) Saúde mental i) Saúde espiritual j) Curiosidade ALMANAQUE DO PROFESSOR 11 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela k) Tensão l) Paz interior m) Outros feedbacks de que você precisar 5 ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM Aprender normalmente é um processo que tem um início mas não um fim. Mas já pode ser útil quando o que é aprendido pode ser aplicado em algum aspecto da vida da pessoa, para beneficiá- la ou a outros. Cada assunto tem suas próprias soluções e estrutura de aprendizagem, mas podemos identificar algumas coisas que tem de ocorrer para que efetivamente ocorra o aprendizado. Veja nesta seção algumas idéias. 5.1 Acumule informações Assim como não tentar programar um videocassete sem saber como ele é programado, tentar aprender algo sem informações é inútil. E em geral, quanto mais informações sobre um tema, melhor: as ligações entre elas serão mais estáveis. Em outras palavras, quanto mais rico o modelo mental do aprendiz, melhor. Por exemplo, um aluno que esteja aprendendo sobre coordenadas geográficas (latitude, longitude) pode aprender melhor sabendo que existe um sistema de posicionamento mundial (GPS – Global Positioning System), baseado em satélites, que informa à pessoa que tiver um receptor as suas coordenadas. 5.2 Estruture graficamente as informações Informações desorganizadas tendem a "desaparecer" da mente. Organizá-las de uma forma hierárquica, representando somente o essencial, é uma forma de aprender melhor. Representar as informações visualmente também. Para isso, veja os métodos de representação de informação na pág. 35 5.3 Pergunte Perguntas provocam a nossa mente, criam lacunas e por vezes interesse e curiosidade. Perguntar algo é provocar um movimento na mente do perguntado. Parece até automático o processo de buscar uma resposta. Caso esta não seja encontrada, permanece uma "lacuna", que tende a fazer com que a pessoa busque uma resposta. Em suma, perguntar estabelece alguma direção mental. Observe em si mesmo: "O que você fez de bom hoje?" "Qual foi a experiência mais agradável de sua vida?". Para avaliar melhor o efeito de perguntar, veja a seção de perguntas do professor, na pág. 31. 5.4 Busque as respostas Há um momento em que temos que parar de perguntar e buscar as respostas. 5.5 Não pergunte Se você está sendo o aprendiz, e está sendo orientado por alguém, deixe as perguntas para depois. Diante de uma tarefa proposta pelo facilitador, ao invés de questionar, apenas seja obediente e faça. Pergunte apenas para eliminar as dúvidas sobre o que deve fazer. Muitos questionamentos do tipo "isto é bom?", "isto funciona?", "isto serve para alguma coisa?" podem ocorrer. Em várias oportunidades será melhor postergar as respostas e simplesmente fazer. ALMANAQUE DO PROFESSOR 12 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela Siga uma das máximas da PNL (Programação Neurolingüística): faça e descubra o que é ou não é, o que funciona e o que não funciona. E quando não funcionar, faça alguma outra coisa! 5.6 Incube Se você já teve uma idéia maravilhosa sem que a esperasse, sabe que a mente inconsciente desenvolve e expande conhecimentos, mesmo que não tenhamos ciência disso. Durante um processo de aprendizagem, há momentos em que o melhor a fazer será deixar o assunto de lado e desligar-se dele. Você plantou as sementes, agora deixe que elas germinem e floresçam. A incubação é uma etapa sempre presente e fundamental em processos envolvendo aprendizado e criatividade. 5.7 Faça Talvez nenhum conhecimento seja mais completo do que aquele que praticamos. E tão importante como saber fazer é saber o que não fazer, o que torna a experiência e os "erros" fatores determinantes do aprendizado. 5.8 Imagine Em uma experiência feita em 1993 pelo professor Leone, dois grupos de voluntários treinaram escalas de piano durante o mesmo tempo: um dos grupos treinou no próprio instrumento e o outro apenas na imaginação. Ao final, verificou-se que o aprendizado dos grupos foi equivalente. É possível, então, aprender coisas somente imaginando? Dentro de certos limites, sem dúvida, sim. Imaginar é uma forma de se antecipar às situações e de vivenciar experiências; quem gosta de fantasiar que o diga! Uma experiência pessoal: quando aprendi um pouco da extensa arte do malabarismo, uma das técnicas para vencer a complexidade inicial foi usar a imaginação, onde podia controlar a velocidade das bolas. Imaginar o processo ocorrendo lentamente foi fundamental nesta etapa. Uma outra categoria de situações em que se aplica a imaginação é no planejamento de atividades comuns. Imaginar um churrasco acontecendo, por exemplo, é fundamental para não se esquecer nada. Fazer isso também ao sair de casa de manhã pode poupar muitos aborrecimentos! 6 ESTRATÉGIAS DE ENSINO Veja nesta seção um resumo de várias formas de comunicar ou trabalhar um assunto. 6.1 Métodos expositivos 1. Exposição dialógica É a aula expositiva tradicional transformada em diálogo, que permite a troca de experiências entre professor e aluno. É constituída por dois elementos: perguntas e problematização. Perguntar induz a mente a ir em uma determinada direção, a buscar respostas. A melhor pergunta é feita quando se conhece a resposta; por isto, pode-se considerar uma pergunta mal formulada, mas nunca tola. A problematização complementa a pergunta, no sentido de provocar a elaboração de alternativas de solução para situações-problema. É fundamental no diálogo admitir-se questionamento e contestação de fatos, idéias e conceitos, e provocar contradições. Uma aula dialógica divide-se em três partes. Na introdução prepara-se o aluno para o tema, um "aquecimento". O desenvolvimento é o diálogo propriamente dito, na qual ocorrem as discussões, contestações e reelaboração. Na conclusão, os conhecimentos são consolidados mediante aplicação prática, onde a teoria prova seu valor ou se descobre seus limites. ALMANAQUE DO PROFESSOR 15 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela 15. História Consiga ou invente uma história interessante a respeito do conteúdo e dos objetivos. Pode ser verídica ou não. Você pode utilizar elementos de roteiros de cinema: a história deve ter algo diferente logo no início, que desencadeia a trama. Defina um passado para os personagens, que os levou a ser ou estar como no presente, mesmo que não escreva tudo. Deixe o leitor sempre curioso com algo que pode ou vai acontecer. Conduza o protagonista na direção errada de início, depois algo acontece que o leva na direção certa. Prepare finais ou fechos inesperados. 16. Visitas Leve os alunos a conhecer algum lugar ou instalação relacionada aos objetivos, como um laboratório, empresa ou fábrica. 17. Ex-aluno Convide um ex-aluno para ser entrevistado pela turma. O objetivo é fornecer uma visão de futuro e de possibilidades. Para garantir melhor qualidade, peça para elaborarem previamente algumas das perguntas. 18. Como vai terminar? Criar tensões do tipo "como é que vai terminar isto", como em bons filmes e histórias (talvez isto explique o sucesso do Topa-tudo por dinheiro!) 19. Especialista Convide um especialista na área de interesse para dar uma palestra ou ser entrevistado. Que tal você mesmo? Alternativamente, peça aos alunos para procurar a pessoa. ALMANAQUE DO PROFESSOR 16 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela 7 ESTRATÉGIAS DE MOTIVAÇÃO Acredito que alunos fazem somente o que for importante, útil, prioritário, urgente ou que tenha algum outro sentido para eles. Uma das formas de tornar assim as coisas é atribuir e agregar algum tipo de valor a cada atividade ou respectivo produto. Veja abaixo várias formas de fazer isso. Um ponto importante da motivação é na mente do aluno esteja "configurada" a direção, o objetivo, como algo atraente ou necessário. Usando técnicas apropriadas, faça-os criarem imagens mentais que lhes sirva de referência para o que devem fazer. 7.1 Se valer algo, eu faço Sua disciplina pode se tornar menos prioritária ou menos importante simplesmente porque outro professor fez algo para tornar a dele própria mais importante. Por isto, em várias oportunidades será conveniente atribuir valor a exercícios, participação, presença. A forma complementar, com caráter de motivação negativa (no sentido de afastamento de algo), é estabelecer perda de pontos pela não realização das atividades. 7.2 Competição Nunca vi os alunos tão motivados como quando estavam competindo. Tudo fica diferente: concentração, dedicação e tudo que queremos que eles façam! A competição pode durar alguns minutos ou todo o período letivo, e pode ser individual, em times ou entre classes. O valor físico do prêmio não é tão importante quanto o valor emocional, mas me parece que é preciso um prêmio físico (e aí não parece importar muito qual seja) para que o valor emocional seja mais intensamente "ativado". Os prêmios podem ser bem variados: a) Um pontinho extra b) Uma balinha ou chiclete (não ria, teste...) c) Um livro que você tem duplicado ou não precisa mais d) Um estágio que você conseguiu e) Dinheiro arrecadado entre eles próprios f) Desconto na mensalidade escolar, obtido junto à escola g) Um churrasco h) Reconhecimento Algum tipo de reconhecimento enviado aos pais, tornado público ou simplesmente passado ao aluno, como um certificado ou medalha. Se você tem um site na Internet, pode divulgar lá os melhores alunos, claro que com suas fotos (o mundo todo pode ver!). 7.3 Dar um sentido, um significado Relacione a sua disciplina com as outras de períodos seguintes. Relacione o conteúdo a aplicações práticas, imediatas ou profissionais. Mostre a importância, a necessidade e a utilidade do que estão aprendendo. 7.4 Trabalhar os objetivos do curso Usando uma estratégia de ensino, faça os alunos analisarem os objetivos do curso, seja relacionando à prática ou a uma necessidade futura. Para isso, é importante que eles tenham uma visão da aplicabilidade do conteúdo. O importante aqui é conseguir que eles se dediquem a pensar sobre o tema por algum tempo, criando representações mentais estáveis que os guiarão nas decisões. ALMANAQUE DO PROFESSOR 17 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela 7.5 Combine os estímulos Nada mais motivador do que fazer algo que atende a vários objetivos: matar dois ou mais coelhos com uma só cajadada. Acho que isso explica o sucesso da competição como estratégia de motivação: é uma junção de brincar, competir e até aprender! Use todos os recursos de motivação que puder e souber. 7.6 Repita os estímulos De vez em quando, reforce, para que as representações mentais dos alunos relacionadas aos objetivos sejam reativadas e até se estabilizem. 7.7 Identifique e elimine bloqueios Alguns alunos ficam desmotivados quando não estão sabendo e não conseguem acompanhar. Pergunte: "quem está perdido?", "quem está que nem cego em tiroteio?", "quem está bloqueado? ou ainda "quem está sem ponto de partida?". Um pequeno empurrão pode mudar a vida de alguém. 8 FERRAMENTAS DE AUTO-CONHECIMENTO Para tudo que vamos fazer, e para tomar melhores decisões, precisamos de informações adequadas. Isto vale para qualquer tipo de atividade, desde dar aulas até programar um videocassete. Até para nos movermos precisamos ter informação sobre o ambiente, sob pena de tropeçarmos ou derrubarmos algo. Par obtermos e organizarmos informação de qualidade sobre nós mesmos, e como a maior parte do nosso processamento mental é subconsciente ou mesmo inconsciente, podemos precisar de técnicas ou métodos específicos, como os desta seção. Esse material pode ser também aplicado aos alunos, dentro dos objetivos da disciplina, ou como apoio. 8.1 Curtograma O que você faz e curte? O que você faz, mas sem prazer? Preencha a tabela abaixo e descubra se está bem informado sobre estes aspectos de si mesmo.                    EU CURTO NÃO CURTO FAÇO NÃO FAÇO ALMANAQUE DO PROFESSOR 20 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela 10.1 Casos Buckminster Fuller: uma história de sucesso Buckminster Fuller olhava para a escuridão do Lago Michigan, em uma noite solitária de 1927. Perdera a filha de 4 anos, Alexandra, fora duplamente expulso de Harvard, perdera sua empresa e estava financeiramente arruina-do. Em estado de depressão suicida, ele se perguntou: "Porque sou um tamanho fracasso?" Era pular ou pensar, e ele preferiu pensar. De-pois de muito racio-cinar, ele concluiu que não tinha o direito de determinar sozinho o seu valor no universo e que era necessário entregar o seu destino à sabedoria divina. Pensou: "Tenho fé na integridade da sabedoria intelectual previ-dente que podemos chamar 'Deus'... Eu é que sei, ou é Deus quem sabe, se tenho algum valor para a integridade do universo?" E ouviu uma resposta: - Você não sabe, e ninguém sabe, mas a fé que você acabou de definir a partir de sua experiência, impõe o reconhecimento de saber a priori que você existe. Você não tem o direito de acabar com a sua vida, você não se pertence. Você pertence ao universo. Você nunca saberá exatamente o quanto você é importante, mas estará admitindo esta importância quando se dispuser a converter todas as suas experiências em algo extremamente vantajoso para os outros. Você e toda a humanidade estão aqui para o bem da humanidade". A partir desse episódio, Buckminster desenvolveu uma grande visão do seu propósito na vida e da sua identidade como pessoa. Ele se autodenominou "explorador de projetos científicos antecipatórios de amplo espectro" – sua grande visão e missão. Foi engenheiro, projetista, arquiteto, escritor, educador, filósofo e poeta. Inventou a cúpula geodésica, o carro Dymaxion e inúmeras outras inovações, ficando conhecido no mundo inteiro como um dos principais pensadores e inventores visionários do século XX. Em 1968, o número de itens originais publicados relacionados com o trabalho de Fuller já estava acima de 2100 por ano. (Adaptado de PNL – A Nova Tecnologia do Sucesso – Steve Andreas e Charles Faulkner, orgs. Ed. Campus, 1995 e de www.swifty.com/apase/charlotte/@U104.html) 10.2 Metáforas O caldereiro Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de caldeiras de um navio a vapor que não estava funcionando bem. Após escutar a descrição feita pelo engenheiro quanto aos problemas, e de haver feito umas poucas perguntas, dirigiu-se à sala de máquinas. Olhou para o labirinto de tubos retorcidos, escutou o ruído surdo das caldeiras e o silvo do vapor que escapava, durante alguns instantes; com as mãos apalpou alguns dos tubos. Depois, cantarolando suavemente só para si, procurou em seu avental alguma coisa e tirou de lá um pequeno martelo com o qual bateu apenas uma vez numa válvula vermelha brilhante. Imediatamente, o sistema inteiro começou a trabalhar com perfeição e o caldeireiro voltou para casa. Quando o dono do navio recebeu uma conta de $1000, queixou-se de que o caldeireiro só havia ficado na sala de máquinas durante quinze minutos e pediu uma conta pormenorizada. Eis o que o caldeireiro lhe enviou: Conserto com o martelo: $ 0,50 Saber onde martelar: $ 999,50 ---------- $ 1000 (Bandler & Grinder, Sapos em Príncipes) Joel e Fred Joel tinha tido uma experiência que o fez concluir que era incapaz de aprender. Quando tinha três anos de idade, pegou um quebra-cabeça da estante e tentou montá-lo. O quebra-cabeça era para crianças de seis anos, mas Joel não sabia. Ele nem sequer percebia que crianças de seis anos são capazes de fazer coisas que as de três não conseguem. Apenas tentou montar o quebra-cabeça, sem resultado. Os pais de Joel estavam na sala, observando suas tentativas frustradas. Desconcertados com os seus esforços, não sabiam o que fazer. Finalmente, o pai disse, sentindo-se também frustrado: ALMANAQUE DO PROFESSOR 21 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela "Deixe esse brinquedo de lado. Você nunca vai aprender nada!" Da próxima vez que tentou montar um quebra-cabeça e não conseguiu, Joel lembrou-se do primeiro fracasso e do que o pai havia dito. "Ele tem razão, não consigo aprender", pensou. Então deixou de lado o quebra-cabeça sem tentar de verdade e passou a uma coisa mais "fácil". Mais tarde, o jovem Joel tentou desmontar um velho relógio com uma chave-de-fenda. Gostava de desmontar objetos. Mas é necessário saber por onde começar, e Joel não sabia. Lembrando suas experiências anteriores de fracasso, Joel nem fez muito esforço. Simplesmente deixou o relógio de lado, pensando que aquela era mais uma prova de que não conseguia fazer nada direito. Nos anos posteriores, muitas outras experiências reforçaram sua decisão de que nada do que fazia era correto. Baseado em sua primeira experiência, encarava cada uma de suas dificuldades da mesma forma - como um reforço da sua dedução anterior a respeito das suas limitações. Fred, por outro lado, havia tido uma experiência anterior que coloria seu futuro de ponta a ponta, de maneira muito mais positiva. Quando tinha quatro anos, sua família mudou-se do deserto para Ohio, onde existem muitas árvores. Fred não estava acostumado a ver tantas árvores e queria subir em todas. Após ter escolhido seu primeiro alvo, Fred passou de um galho para outro, empolgado com sua aventura. Quando estava lá em cima, olhou ao seu redor com prazer e decidiu que estava na hora de descer. Foi então que olhou para baixo pela primeira vez e ficou aterrorizado. Agarrando-se ao galho, gritou para a mãe, que estava do lado de fora da casa: "Socorro, não consigo descer!" A mãe de Fred veio correndo, um pouco nervosa por vê-lo em cima da árvore. Entretanto, disse calmamente: "Fred, você está segurando com força, e isto é ótimo. Já que conseguiu chegar aí em cima, sem dúvida conseguirá descer. Será que consegue colocar o pé em outro galho e sentir se ele é sólido e pode agüentar seu peso?" Fred ficou mais calmo só de ouvir a voz da mãe. Percebeu que tinha tido competência para subir sozinho. Então, decidiu encontrar uma maneira de descer devagar dali por diante, e com cautela, até atingir o solo com segurança. Embora dali por diante tenha se tornado mais cuidadoso, Fred adquiriu um sentimento de competência - de que, por si só, conseguiria descobrir uma saída para seus problemas. Essa experiência ficou para sempre com Fred. Quando, na escola, se deparava com tarefas difíceis, pensava na sua experiência com a primeira árvore e se dava conta de que podia achar uma solução. Portanto, continuava tentando e fazendo perguntas até encontrar a solução. Continuava tentando, mesmo quando os colegas haviam desistido. Cada vitória confirmava que ele era capaz de aprender e ter sucesso. (A Essência da Mente - usando seu poder interior para mudar. Steve Andreas e Connirae Andreas) O pastor e o terreno baldio Um pastor comprou um bom terreno, mas em péssimo estado: mato e entulho por todo lado. Pacientemente, a cada fim de semana limpava um pouco. Depois de limpo, plantou flores e árvores frutíferas e de sombra. Muitos finais de semana depois, já tinha construído uma pequena casa com varanda, e o lugar ficou realmente aprazível. Convidou então um colega religioso para conhecer o lugar. O colega ao ver o lugar exclamou: "Puxa, você e Deus fizeram um ótimo trabalho aqui!". "Pois é", disse o pastor, "você precisava ver quando Deus cuidava de tudo isso aqui sozinho". O americano que comeu uma bicicleta Moeu a bicicleta e misturou porções nas refeições, durante três meses. O beija-flor herói Imenso incêndio na floresta, os animais todos fugindo em disparada, quando vêm um beija-flor pegando água no riacho com o bico, voando sobre o incêndio e jogando a água. De novo. Um deles diz ao beija-flor: "Você está maluco? Isso não adianta nada!". Ele responde: "É, mas eu estou fazendo a minha parte.". ALMANAQUE DO PROFESSOR 22 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela A estrela do mar Um homem andando pela praia, em meio a centenas de estrelas do mar. Vê um garoto pegar uma estrela e devolvê-la ao mar, em seguida outra, e outra. Diz ao garoto: "Ei, isso não faz a menor diferença!". O garoto pega outra estrela, joga-a ao mar e diz: "Para esta fez diferença". O cortador de pedras A rocha é imensa e dura. O cortador bate uma, duas, três, dez vezes, nenhuma rachadura. Ele dá 100 marteladas, só tirando lascas. Na centésima primeira batida, a rocha imensa e dura se parte em duas. O cortador de pedras sabe que não foi somente aquela martelada a que conseguiu, mas também todas as que vieram antes. Nem benção nem maldição Um homem tinha uma fazenda muito bonita e produtiva; as pessoas que passavam diziam: "É uma benção". O homem respondia: "Não, não, só existem fatos: constante foi o trabalho". O homem tinha um filho, que um dia achou no campo um cavalo branco magnífico. As pessoas viam e diziam: "É uma benção, é uma benção". O homem dizia: "Não, há apenas fatos: meu filho achou um cavalo branco". Ao montar o cavalo branco, o filho do homem caiu e quebrou uma perna. As pessoas então diziam: "É uma maldição!". O homem disse: "Apenas meu filho quebrou a perna: este foi o fato". Estourou nesse tempo uma guerra, e o filho não pode ser convocado devido à perna quebrada. As pessoas então diziam: "É uma benção, é uma benção!...". O vendedor de balões Era uma vez um velho homem que vendia balões numa quermesse. Evidentemente, o homem era um bom vendedor, pois deixou um balão vermelho soltar-se e elevar-se nos ares, atraindo, desse modo, uma multidão de jovens compradores de balões. Havia ali perto um menino negro. Estava observando o vendedor e, é claro apreciando os balões. Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco. Todos foram subindo até sumirem de vista. O menino, de olhar atento, seguia a cada um. Ficava imaginando mil coisas... Uma coisa o aborrecia, o homem não soltava o balão preto. Então aproximou-se do vendedor e lhe perguntou: - Moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros? O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o balão preto e enquanto ele se elevava nos ares disse: - Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir. 10.3 Aconteceu na classe Queda de livros Uma turma, para desmoralizar a professora, combinou que, ao sinal de alguém, todos ao mesmo tempo deixariam cair um livro. Durante a aula, a professora virada para o quadro, assim fizeram. A mestra virou-se com um ar ansioso, correu até a sua mesa, pegou um livro e o jogou ao chão, dizendo: "Desculpem, eu me atrasei!". Dizem que depois disso os alunos "comeram na mão dela". O aluno sonoplasta Aula de história, o bom professor contava seus casos. Um aluno "daqueles" (o que me contou esta) fez um ruído alto com a boca, algo como uma corneta. O professor, sem se perturbar: "Aí, muito obrigado pela sonoplastia. De agora em diante você é o sonoplasta oficial da turma, OK?". "OK". Se o professor falasse em guerra, apontava para o sonoplasta e se ouvia canhões disparando. Se mencionasse uma guilhotina, logo se podia ouvir o som de uma cabeça sendo cortada... Uma perturbação transformada em recurso. ALMANAQUE DO PROFESSOR 25 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela 12 MODELOS DE PLANEJAMENTO Um professor tem que lidar com inúmeras variáveis, relativas a si mesmo, aos alunos, às disciplinas, à escola e ainda outras. Não obstante, a realidade parece resistir aos nossos planejamentos, tantos são os imprevistos. Um dia acaba a energia, noutro gastamos mais tempo que o previsto, alguém morre, outro inventa uma semana de qualquer coisa, os alunos pedem adiamentos, e por aí vai. Além disso, podemos muito bem improvisar, mas planejando com antecedência, nossas aulas podem ser muito mais ricas e variadas, com tempo para amadurecer as principais decisões. Particularmente importante é o planejamento quando estamos iniciando uma nova disciplina, em cujo conteúdo podemos ser experientes mas carecemos de uma estrutura didática apropriada. Na literatura há vários modelos de planejamento, que nem sempre atendem a todas as nossas necessidades, e eventualmente deixamos de usá-los. Os modelos aqui apresentados são os de meu próprio uso, e constituem adaptações de modelos que vi, com uma ou outra coisa diferente que me era necessária. Exigem uma certa dedicação, mas propiciam um planejamento detalhado sobre cada atividade em sala, permitindo fazer boas estimativas iniciais de tempo, organizar o pensamento de uma forma top-down e comunicar bem sua experiência para outros professores (incluindo nós mesmos no próximo semestre ou ano!). 12.1 Plano de Curso No Plano de Curso são registradas as informações essenciais da disciplina, incluindo: - Descrição - Ementa - Objetivos gerais e específicos - Diretrizes e metodologia - Conteúdo e cronograma preliminar - Estratégias de ensino que se pretende adotar - Recursos disponíveis para uso na disciplina - Riscos oferecidos pela disciplina, e estratégias para lidar com cada um. - Bibliografia adotada e em geral. O modelo aqui apresentado foi baseado no padrão da UPIS, de Brasília, com algumas adaptações e acréscimos. A maior parte do conteúdo do plano original foi retirada, para enfatizar apenas sua estrutura. Ele se refere a uma disciplina ministrada em duas faculdades distintas, com cargas horárias e recursos diferentes. LTP1/LP1 - PASCAL PLANO DE CURSO PROFESSOR: Virgílio Vasconcelos Vilela ANO: 1999 SEMESTRE: 1º 1. IDENTIFICAÇÃO UPIS – UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL DEPARTAMENTO: Tecnologia em Processamento de Dados CURSO: Processamento de Dados PERÍODO: 1º DISCIPLINA: Linguagem e Técnicas de Programação 1 (LTP 1) CARGA HORÁRIA: 60h UNEB – UNIÃO EDUCACIONAL DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO: Informática CURSO: ASI – Administração de Sistemas de Informações PERÍODO: 2º DISCIPLINA: Linguagem de Programação 1 (LP 1) ALMANAQUE DO PROFESSOR 26 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela CARGA HORÁRIA: 90h 2. EMENTA: FUNDAMENTOS: JUSTIFICATIVA A) DESCRIÇÃO O curso é focalizado em programação seqüencial... B) PRÉ-REQUISITOS Conceitos de cultura geral de informática: bits e bytes... C) EMENTA Visão geral do computador, componentes do computador... D) FUNDAMENTOS/JUSTIFICATIVAS A maioria das linguagens de programação de computadores têm em comum ... 3. OBJETIVOS A) GERAIS (EDUCACIONAIS) 1. Conduzir o amadurecimento das estruturas de pensamento essenciais da programação de computadores: seqüência, decisão, repetição e abstração. 2. Despertar o aprendiz para a importância de se elaborar produtos de qualidade. 3. Iniciar o aprendiz na ética profissional da área de programação de computadores. 4. ... B) ESPECÍFICOS (INSTRUCIONAIS) 1. Conhecer o computador, seus componentes e sua utilização. 2. Elaborar programas em Turbo Pascal bem estruturados, documentados, completos e corretos a partir de especificações fornecidas e utilizando os recursos da linguagem apresentados. 3. ... 4. CONTEÚDOS/CRONOGRAMA PRELIMINAR Dias letivos: 37 (60 horas) - 50 (90 horas) UNIDADE CONTEÚDOS BIBLIOGRAFIA TEMPO 90-HORAS TEMPO 60-HORAS 0 – INTRODUTÓRIA 0.1 Levantamento de informações sobre os alunos 0.2 Informações do curso para os alunos 0.3 Motivação 2 2 ... ... 5 – INSTRUÇÕES BÁSICAS 5.1 Exemplo inicial 5.2 Comando IF..ELSE 5.3 ... Apostila Introdução à Informática 2 2 ... TOTAL: 5. METODOLOGIA A) DIRETRIZES PEDAGÓGICAS 1) Motivar os alunos. 2) Conduzir e estimular a prática dos conceitos vistos. 3) Dar sentidos práticos e concretos à disciplina. B) ESTRATÉGIAS 1) Exposição dialógica. 2) Resolução de exercícios completos no quadro. 3) Demonstrações de programas. 4) Associação de elementos do conteúdo a exemplos cotidianos. 5) Exercícios escritos, individuais e em grupo. 6) Práticas auto-instrucionais. 7) ... 6. RISCOS RISCO ESTRATÉGIA Desmotivação dos alunos. Dar sentidos práticos ao conteúdo Conscientizar alunos da importância... Urgência na preparação do curso. Preparar a curto prazo no início ... ALMANAQUE DO PROFESSOR 27 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela 7. RECURSOS 1. Apostilas e textos informativos 2. TV com computador/Projetor multimídia 3. Notebook 4. ... 8. AVALIAÇÃO A) DIRETRIZES 1. Motivar o aluno a aprender e a estar presente às aulas. 2. Tornar os momentos de avaliação explícita também oportunidades de aprendizado. 3. ... B) MÉTODOS 1. Toda atividade vale 10 pontos, com um peso apropriado crescente por um bimestre, a partir de 1. 2. Notas bimestrais de 0 a 10, previamente à atribuição da menção, com pesos 2 e 3. 3. ... 9. BIBLIOGRAFIA A) GERAL (*: recomendados) 1) CARVALHO, Ricardo F. Borland Turbo Pascal 6.0. Berkeley, 1992 2) ... INTERNET Nos endereços abaixo encontram-se tutoriais, programas e várias outras coisas interessantes sobre o Turbo Pascal: www.programmers.org/languages/pascal ... B) SEMESTRAL 1) VILELA, Virgílio V. Introdução à Informática. Apostila editada pelo autor. Brasília, 1999. 2) ________________ Aprendendo a programar na prática. Apostila editada pelo autor. Brasília, 1999. 3) ________________ 300 idéias para Programar Computadores. Apostila editada pelo autor. Brasília, 1999. 12.2 Plano de unidade/aula Meu planejamento de unidade e de aula é feito de forma simultânea, exceto pelas datas, que são registradas no cronograma (a seguir). Partindo do conteúdo e dos objetivos gerais e específicos aplicáveis à unidade, todas as atividades são definidas e detalhadas, por aula. Como você deve ter visto no Plano de Curso, há uma unidade 0 que visa colher informações e preparar os alunos, em termos de motivação e informação sobre a importância da disciplina, além de outras atividades. Nesse plano incluo também atividades do professor que devem ser executadas antes e depois da unidade, bem como estimativas de tempo para cada uma. PLANO DE UNIDADE UNIDADE 0: INTRODUTÓRIA A. OBJETIVOS APLICÁVEIS 1. Estabelecer relacionamento amigável com os alunos 2. Obter informações para adequação do curso à classe e direcionamento do aluno para necessidades básicas. 3. Informar objetivos da disciplina, critérios de avaliação, material didático. 4. Preparar o espírito do aluno para maior autonomia no aprendizado. 5. Estabelecer objetividade no aluno e motivação para o sucesso na disciplina. 6. Estabelecer relacionamento amigável com os alunos 7. Obter informações para adequação do curso à classe e direcionamento do aluno para necessidades básicas. 8. Informar objetivos da disciplina, critérios de avaliação, material didático. 9. Preparar o espírito do aluno para maior autonomia no aprendizado. B. CONTEÚDOS Informações: Pessoais: nome, idade ALMANAQUE DO PROFESSOR 30 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela CRONOGRAMA – nome escola, turma, ano, semestre, etc. DIA SEGUNDA (2) – LAB DIA QUARTA (1) – SALA DIA QUARTA (2) - LAB 22/2 Inaugural: informações iniciais, perfis Distribuir apostilas Pascal (folha controle) 24/2 Unid. 1 – Introdução Informática 24/2 Unid. 2 – Introdução à Programação (sala) 1/3 Unid. 3 - TP 3/3 Distribuir apostilas 300 Idéias Unid. 4 – Ativ. 1 a 6 3/3 Unid. 4 – Ativ. 7 e8 Trab. para 10/3 8/3 Unid 4 – Ativ. 9 10/3 Receber trabalhos Unid 4 – Ativ. 10 e 11 Trab. para 15/3: Práticas 11 a 17 10/3 Unid 4 – Ativ. 12 a 17 15/3 Devolver trabalhos Receber trabalhos de 10/3 Revisão - Restante práticas 17/3 Revisão Avaliação unidade 4 17/3 Unidade 5 – Ativ. 1 a 3 22/3 Devolver trabalhos/provas Unid. 5 – Ativ. 3 – práticas 4.15 a 4.21 24/3 Unid. 5 – ativ. 4 a 7 Trab. ativ. 7 (teste): para 31/3 24/3 Unid. 5 – Ativ. 8 Ativ. 9: trab. para 29/3: 2.1.5, 2.2.19, 3.1.2, 4.2.18 29/3 Revisão – dúvidas 31/3 Receber trab. sobre teste Receber trab. de 24/3 Avaliação unid. 5 31/3 Unid. 6 ... 5/4 7/4 7/4 12/4 14/4 14/4 19/4 21/4 FERIADO 21/4 FERIADO 26/4 28/4 28/4 ... ... ... 14/6 2a. ÉPOCA 16/6 16/6 21/6 23/6 23/6 (26/6) Último dia letivo 13 MODELOS DE CONTROLE Notas, trabalhos, participação, unidades, bimestres, pesos, sem falar nas informações sobre os alunos; calcular notas sem o computador não é fácil. Veja nesta seção algumas idéias para isso. 13.1 Informações de alunos Quando se obtém informações dos alunos que possam ser quantificadas, a tabulação dos dados em uma planilha eletrônica pode permitir uma avaliação rápida dos dados tabulados. Veja abaixo um exemplo, para as informações sobre trabalho (na área, fora da área, não trabalha), datilografia ou digitação (10 dedos, catilógrafo, não), Inglês (Fera, se vira, sofrível) e se tem computador (em casa, tem acesso a um, não tem): ESCOLA - CURSO - DISCIPLINA - SEMESTRE/ANO - PROFESSOR PERFIL DE ALUNOS NUM NOME Idade For Área Não 10 Cat Não Fer Vira Sof Cas Um Não 1 Fulano 21 1 1 1 1 2 Sicrana 28 1 1 1 1 3 Beltrano 17 1 1 1 1 4 ALUNOS: 3 MÉDIA IDADE: 22,0 TOTAIS: 1 2 0 1 2 0 0 2 1 2 1 0 3 3 3 3 % 33 67 0 33 67 0 0 67 33 67 33 0 TRABALHO Dat/Dig Inglês Computador ALMANAQUE DO PROFESSOR 31 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela 13.2 Controle de notas Imagine controlar à mão um sistema de avaliação com 3 notas de avaliações, com pesos crescentes, mais pontos extras por exercícios em sala, e a nota final ainda deve ser convertida em uma menção conforme a faixa de notas. Tudo isso e mais pode ser feito automaticamente em uma planilha eletrônica como a abaixo. As duas colunas após o nome são de notas de exercícios e as seguintes de avaliações. Veja agora como foram digitadas as fórmulas (as colunas foram separadas por questões de espaço). O cabeçalho da planilha estava originalmente na linha 3. No cálculo da nota há uma verificação para evitar que a nota supere 10, porque os exercícios davam pontos extras. A fórmula atribui pesos 1, 2 e 3 às notas. 14 PERGUNTAS DO PROFESSOR Nesta seção são fornecidas várias perguntas para o professor. Como descrito na página 18, elas visam provocar a sua mente no sentido de buscar respostas (algumas das quais talvez você encontre por aqui mesmo!) e estabelecer direções. As perguntas podem ser usadas de várias formas: 1. Ler as perguntas com o propósito de identificar oportunidades de melhoria e em seguida buscar formas de treinamento ou desenvolvimento relacionadas às oportunidades encontradas. 2. Apenas ler algumas perguntas relacionadas a alguma necessidade ou objetivo pessoal e "ouvir" eventuais respostas. ESCOLA X - CURSO Y - DISCIPLINA 1 - 2o. SEMESTRE/00 - PROF. Z CONTROLE DE NOTAS - 2o. BIMESTRE NUM NOME 26/10(A6) 16/11(A8) A6 A7 A8 Nota Menç 1 Fulano 0,5 0,2 9,0 8,5 9,0 9,0 SS 2 Beltrano 0 0,5 5,0 3,0 2,0 3,1 MI Obs: Pesos 1 (A6), 2 (A7) e 3 (A8) NUM NOME 26/10(A6) 16/11(A8) A6 A7 A8 =LIN(A4) - 3 Fulano 0,5 0,2 9 8,5 9 =LIN(A5) - 3 Beltrano 0 0,5 5 3 2 Nota =(SE(E4+C4>10;10;E4+C4)*1 + F4*2 + SE(G4+D4>10;10;G4+D4)*3)/6 =(SE(E5+C5>10;10;E5+C5)*1 + F5*2 + SE(G5+D5>10;10;G5+D5)*3)/6 Menç =SE(H4>=9;"SS";SE(H4>=7;"MS";SE(H4>=5;"MM";SE(H4>=3;"MI";SE(H4>0;"II";"SR"))))) =SE(H5>=9;"SS";SE(H5>=7;"MS";SE(H5>=5;"MM";SE(H5>=3;"MI";SE(H5>0;"II";"SR"))))) ALMANAQUE DO PROFESSOR 32 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela 3. Apenas lançar uma pergunta na mente e fazer alguma outra coisa. Muitas respostas virão no chuveiro ou outra situação inesperada, como você já deve ter experimentado em outros contextos. Uma boa parte desta seção foi inspirada no material do curso à distância de Metodologia de Ensino Superior, ministrado pela UNEB – União Educacional de Brasília. 14.1 Geral 1 – Como posso ser um docente melhor? 2 – Quais são os meus pontos fortes como docente? 3 – Quais dos meus aspectos como professor seria útil e produtivo desenvolver? 4 – Qual é o grau de meu comprometimento com cada disciplina? 5 – Em que medida estou efetivamente direcionado para meu próprio aperfeiçoamento? 6 – Quais crenças improdutivas posso estar alimentando a meu próprio respeito ? 7 – Em que medida acredito na minha capacidade de transformar a sociedade? 8 – Em que grau critico a realidade? 9 – Como está o nível geral de qualidade do meu trabalho? 10 – Como posso melhorar o meu comprometimento como professor no aspecto interesse? 11 – Como posso melhorar o meu comprometimento como professor no aspecto responsabilidade? 12 – Como posso melhorar o meu comprometimento como professor no aspecto empenho? 13 – Como posso melhorar o meu comprometimento como professor no aspecto participação? 14 – Se eu me soltar e for mais espontâneo em sala, isso poderia trazer-me problemas? 15 – Em que estou me achando melhor do que sou efetivamente? 16 – Que idéias deste texto posso aproveitar? 17 – Estou aprendendo com os erros? 18 – Estou interessado em experiências de outros professores? 19 – Estou sabendo obter e aproveitar experiências de outros professores? 20 – Que oportunidades de melhoria estou chamando de "problemas"? 14.2 Relacionamento e disciplina 21 – Quais são melhores formas de se relacionar com os alunos que podem favorecer atingir os objetivos? 22 – Que tipos de atitudes não são nem severas demais, nem indulgentes demais? 23 – Que qualidades e características posso focalizar em cada aluno e na classe? 24 – O que os alunos têm em comum? 25 – Quais os padrões apresentados por cada classe como um todo? 26 – O que cada aluno tem de diferente? 27 – Como posso lembrar mais rápida e facilmente os nomes dos alunos? 28 – Como posso perceber cada aluno de forma individualizada? 29 – Como posso ver do ponto de vista dos alunos? 30 – Estou sabendo ver e sentir do ponto de vista do aluno? 31 – Que tipo de atitudes e comportamentos não são nem pessoais (quentes) demais, nem impessoais (frias) demais? 32 – Que expectativas mais produtivas posso manter a respeito dos alunos? 33 – Que preconceitos ou estereótipos posso estar mantendo com relação a uma classe? 34 – Que preconceitos ou estereótipos posso estar mantendo com relação a um aluno ou aluna? 35 – Estou sendo sereno, coerente, justo e respeitoso o bastante e o suficiente? 36 – Poderia tornar a fluência de sentimentos parte da experiência de aula? 37 – O que devo levar em conta ao avaliar uma turma ou aluno de forma a conduzi-los eticamente aos objetivos? 38 – Estou respeitando as diferenças de opinião? 39 – Como posso, desde a primeira aula, criar um clima favorável à expressão de sentimentos? ALMANAQUE DO PROFESSOR 35 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela 128 – Como estimular nos alunos um comprometimento social? 129 – Como incentivar os alunos a ler, comparar e produzir posições próprias sobre a matéria? 130 – Como desenvolver nos alunos a capacidade de aprender a aprender? 14.7 Avaliação 131 – Estou avaliando criteriosamente os alunos? 132 – Como avaliar melhor ainda os alunos? 133 – Minhas avaliações estão exigindo conhecimentos à altura ou em nível menor do que foi dado? 134 – Meus critérios de avaliação estão justos e equilibrados? 135 – Como posso tornar os momentos de avaliação também momentos de aprendizado? 136 – Que métodos de avaliação posso usar de forma a estimular mais os alunos? 137 – Em que medida meu sistema de avaliação está me proporcionando informações adequadas? 138 – Estou usando adequadamente as informações obtidas nas avaliações? 139 – A freqüência das avaliações está contribuindo para se atingir os objetivos? 140 – Como posso avaliar continuamente? 141 – Meus controles de estão práticos? 142 – Que ferramentas podem facilitar meus controles? 15 REPRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÃO Uma das dificuldades de ensinar algo que sabemos bem é a perda de informação no processo de conversão entre sistemas de representação. Nossas representações internas são recheadas de imagens, sons e sensações, estruturadas em vários níveis e ricamente organizadas. Para transmiti- las, elas são convertidas em descrições lingüísticas, que por sua vez, ao serem reconvertidas em representações mentais, podem sofrer mais perdas ou distorções. Para melhorar as chances de que nossa informação chegue menos incompleta e para facilitar a estruturação por parte de quem recebe essa informação, sabemos que é necessário usar meios mais ricos de representação: imagens, filmes, demonstrações e outros. Mas por vezes precisamos transmitir conceitos com uma grande quantidade de informação associada, e cuja assimilação pelo aprendiz pode exigir mais tempo do que o disponível e mais trabalho de nossa parte, e sem essa assimilação não poderemos prosseguir a contento. Uma forma de aperfeiçoar esse processo é apresentar os conceitos sob uma forma já estruturada, usando a linguagem basicamente para passar idéias integradas, possivelmente com o uso de imagens, mas sempre tendo por princípio a representação somente dos aspectos essenciais. Esta seção apresenta algumas ferramentas para essa finalidade. 15.1 Tabela Observe a seguinte descrição: "Informações sobre rendimentos – O dólar comercial subiu 63,08% nos últimos doze meses, sendo o acumulado no ano de 53,06%. Na última semana houve queda de –3,14%. Já o Euro, que não possuía cotação no ano passado, está com um acumulado no ano de 39,98%, com queda de 3,41% na última semana. O ouro subiu 58,96% nos últimos doze meses, 56,36 é a variação acumulada no ano mas a perda foi de –5,49% na semana. Finalmente, a Bolsa, que nos últimos doze meses acumulou queda de 8,42%, já soma uma variação positiva de 59,71%, sendo 13,71 somente na última semana." ALMANAQUE DO PROFESSOR 36 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela Observe as mesmas informações representadas em uma tabela, publicada pela revista Veja. Nela, somente as informações essenciais estão representadas. RENDIMENTO – VARIAÇÃO EM % Últimos 12 meses Acumulado no ano Última semana Dólar comercial 63,08 53,06 -3,14 Euro - 39,98 -3,41 Ouro 58,96 56,36 -5,49 Bolsa -8,42 59,71 13,17 E agora veja como ficou a tabela aplicando-se alguns recursos visuais: Faça o teste: recupere a variação acumulada no ano para o ouro em cada representação. 15.2 Gráfico Nada como uma boa representação visual para se efetuar comparações. Veja um gráfico da tabela mostrada acima (feito no Excel): 15.3 Diagrama espinha de peixe (Ishikawa) Em uma realidade de múltiplas causas para um efeito, nem sempre conseguimos organizar os pensamentos de forma produtiva. Com esse objetivo em mente, podemos usar o diagrama espinha de peixe, ou diagrama de Ishikawa, para nos ajudar. RENDIMENTO – VARIAÇÃO EM % Últimos 12 meses Acumulado no ano Última semana Dólar comercial 63,08 53,06 -3,14 Euro - 39,98 -3,41 Ouro 58,96 56,36 -5,49 Bolsa -8,42 59,71 13,17 -20 -10 0 10 20 30 40 50 60 70 Dó lar co m er cia l Eu ro Ou ro Bo lsa Últimos 12 meses Acumulado no ano Última semana ALMANAQUE DO PROFESSOR 37 © 1999 Virgílio Vasconcelos Vilela O primeiro passo é identificar um processo a ser analisado, e seu principal efeito, resultado ou saída. No exemplo a seguir, consideramos o processo de ensino/aprendizagem, cujo principal efeito é o saber do aprendiz, entendido aqui como "conhecimento disponível para aplicação". O segundo passo é identificar áreas, pessoas ou etapas envolvidas no processo. No processo de ensino/aprendizagem, temos o professor e o aprendiz, os recursos, a escola e o ambiente, os conteúdos e outros que conhecemos muito bem. Após, identificamos fatores que afetam cada etapa ou pessoa. Por exemplo, fatores que afetam os recursos são a disponibilidade, seu estado e a forma de se usar cada um. Fatores que afetam o aprendiz são seus objetivos, conhecimentos e crenças, entre outros. Depois desenhamos o diagrama (abaixo - apenas parte do processo). Esse diagrama é parte de um processo maior chamado Análise de Ishikawa, no qual, após confeccionar o diagrama, é feito um plano de análise das causas. Mas ele pode ser usado para: - organizar informação - identificar quanto se sabe sobre um assunto - comunicar informação - trabalhar em grupo, com um foco comum 15.4 Mapas mentais Mapas mentais são representações em formato de árvore (hierárquicas), na qual cada galho possui apenas uma idéia ou conceito, expresso em uma imagem, texto ou sua combinação. Assim como outras representações, o foco aqui é a representação organizada das idéias essenciais de um tópico. Mapas mentais foram criados por Tony Buzan e chamados de mind maps, tendo sido também chamados de memogramas. O exemplo a seguir, do livro Revolucionando o Aprendizado, é um mapa mental sobre a própria elaboração desse tipo de mapas. Ao observar um, e principalmente se você não conhece bem o assunto, não convém olhá-lo como um todo; inicialmente é melhor atentar para cada parte. gerais SABER PROFESSOR Valores tempo disponível voz objetivos CONTEÚDOOBJETIVOS ESTRATÉGIAS Cronograma AVALIAÇÃOAULAS freqüência APRENDIZ sequência específicos habilidades PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM (parcial) tentaçõesobjetivos experiência motivação conhecimentos métodos oportunidade RECURSOS controle bibliografia estrutura seqüência ritmo habilidades disponibilidade estado atualidade relacionamento pontualidade atividades tipos técnica de uso variedade eficiência interdisciplinaridade dinamismo participação Imprevistos crenças crenças
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