Softwares Educativos MANUAL GCOMPRIS

Softwares Educativos MANUAL GCOMPRIS

(Parte 1 de 2)

Softwares Educativos MANUAL GCOMPRIS

Janeiro de 2009

Janela principal4

Manual Gcompris

Introdução

GCompris é um software educativo gratuito composto de um conjunto de aplicativos contendo uma ampla quantidade de atividades. Oferece uma série de atividades abrangendo diversos temas, como o funcionamento do computador, a utilização do mouse e do teclado, conhecimentos gerais, leitura, escrita, idiomas estrangeiros, álgebra, bem como outras atividades, como jogos de memória e lógica, experimentos científicos, etc. GCompris é uma coleção de pacotes que juntos formam uma suite completa de atividades. Infelizmente, ao mesmo tempo, a manutenção de cada parte é difícil, já que oferecem diferentes interfaces gráficas, que variam amplamente na qualidade. O propósito de GCompris é fornecer uma plataforma de desenvolvimento para atividades educacionais. GCompris é parte do projeto GNU, sob a licença GPL (http://en.wikipedia.org/wiki/GPL).

Requisitos básicos Processador: Pentium 2 166Mhz

Memória (RAM): 48MB Sistema Operacional: GNU/Linux, BSD, Mac OS, Windows Vídeo: Não é necessária uma placa aceleradora 3D

Instalação O software está disponível em diferentes formas. Siga o processo de acordo com o seu caso.

GNU/Linux: Utilize os pacotes para GNU/Linux. Se GCompris não estiver empacotado para sua distribuição Linux, por favor contate o distribuidor e requisite a inclusão do pacote.

Windows: Proporcionado através de um instalador clássico para Windows. A versão para

Windows tem um número de atividades limitado, você pode contribuir com o desenvolvimento de GCompris e obter um código de ativação através de uma taxa.

Mac OS: Em processo.

Interface do usuário

A interface do usuário foi projetada com o objetivo de ser manipulada facilmente por crianças pequenas. GCompris é controlado através do mouse e não pode ser utilizado sem este ou algum dispositivo equivalente.

Janela principal

Imagem da janela principal do GCompris, mostrando possibilidades de jogos.

Menu principal. À esquerda, estão as sessões principais. Na parte superior, estão os submenus.

Ao iniciar o programa, GCompris mostra uma interface gráfica que apresenta uma lista das atividades com uma barra de controle na parte inferior.

Cada ícone representa uma atividade. Quando o mouse se posiciona sobre ele, a atividade, o ícone e o nome da atividade se iluminam, a descrição e o autor da atividade aparecem na área de descrição.

Ao redor de cada um, encontram-se ícones pequenos que dão informação adicional sobre a atividade. Clicar sobre o ícone leva a uma atividade ou a um menu de atividades.

Um ícone também indica se é necessário bom funcionamento do som para a atividade: A estrela indica a faixa etária para a qual foi desenvolvida a atividade:

1, 2 ou 3 estrelas - para crianças entre 2 a 6 anos.

1, 2 ou 3 estrelas complexas - para crianças maiores de 6 anos.

Na parte inferior da tela, está a barra de controle GCompris. Os ícones descritos a seguir aparecem da direita para a esquerda (estes ícones só aparecem se estiverem disponíveis para a atividade):

Início - Abandona a atividade e retorna ao menu anterior.

Positivo - Valida ou confirma a resposta. Algumas atividades não detectam automaticamente se a criança completou a atividade. Nestes casos, deve-se clicar sobre o ícone. Também é possível utilizar a tecla "enter" do teclado.

Dado - Mostra o nível atual. Clique sobre ele para selecionar outro nível. Geralmente, as atividades oferecem vários níveis, cujos números dependem das atividades. Em GCompris, é possível ir ao próximo nível sem ter completado o atual.

Lábios - Faz com que GCompris repita a pergunta.

Sinal de Interrogação - Mostra um diálogo de ajuda. Algumas vezes, uma atividade pode ser muito complexa para ser explicada facilmente na área de descrição. Neste caso, esta função fornece o acesso à informação adicional.

Caixa de Ferramentas - Configuração do menu. A configuração prevalece e é armazenada no repositório do usuário (pasta) com o nome .config/gcompris/gcompris.conf. Este é um arquivo de texto, que pode ser editado manualmente.

Tux e seu avião - Informações sobre o GCompris, mostra os principais contribuintes, desenvolvedores e a versão do programa.

Noite - Sair do GCompris. Também é possível utilizar o atalho fornecido pelas teclas 'ctrl-q'.

Administração de GCompris

GCompris possui um poderoso módulo de administração para ajudá-lo a simplificar seu uso nas escolas. Este módulo foi projetado para satisfazer, tão simples quanto possível, as diferentes maneiras de uso do GCompris.

Seleção de atividades

GCompris oferece cerca de 100 atividades. No entanto, não é recomendável oferecer todas as atividades às crianças de uma só vez. Uma forma pode ser a introdução de atividades pouco a pouco, à medida que as crianças vão desenvolvendo suas habilidades. Isto vai manter a curiosidade viva e evitará que percam tempo fazendo atividades que possam ser complexas.

Existem duas formas diferentes para selecionar as atividades:

Por níveis ou intervalos de níveis. Neste caso, é possível utilizar os níveis de GCompris (1 a 6 estrelas), escolher um nível específico com 1 estrela, ou um intervalo - 2 a 4 estrelas.

Por atividade. Neste modo, é possível marcar ou desmarcar cada atividade, ou todas as atividades, de uma mesma sessão.

Criação de um perfil

Editando perfis.

Um perfil permite a criação de um modelo de comportamento de GCompris sob um nome único. É possível criar perfis sem um vinculo de usuários, grupos ou classes.

Desejando-se utilizar Gcompris com crianças de diferentes faixas etárias, é possível criar um perfil para cada uma delas. Para cada perfil, é possível associar um conjunto de atividades.

Portanto, é possível criar um perfil 'Ensino Fundamental' ou um perfil 'Ensino Médio'. Para iniciar o módulo de administração, execute a linha de comando: gcompris -a.

Utilizar um perfil Inicie GCompris com a opção --profile 'meu perfil':

gcompris --profile 'ciclo 1' Para obter a lista de perfis: gcompris --profile-list

Para simplificar o início de Gcompris em um perfil particular, o mais fácil é criar um novo lançador (atalho) na área de trabalho e associá-lo ao comando que inclui a opção correta.

Configuração de atividades

O objetivo principal é especificar a lista de atividades; além disso, é possível personalizar o comportamento de cada uma (só quando for possível) dentro da mesma.

As atividades marcadas com o ícone podem ser diretamente configuradas pelo módulo de administração. Por exemplo, é possível configurar algumas atividades para que funcionem em inglês.

(Parte 1 de 2)

Comentários